4D v16

Relações

Página Inicial

 
4D v16
Relações

Relações    


 

 

Neste vídeo vamos aprender a criar relações e ver como funcionam.

4D é um sistema de gestão de bases de dados relacionais. As relações entre as tabelas são mostradas por links entre a chave estrangeira e a chave primária, a qual é um identificador único.
O poder das relações em 4D está baseado em várias funções automáticas que aumentam em grande medida a funcionalidade, sem escrever uma só linha de código.
Estas funcionalidades automáticas podem ser desativadas quando se deseje, podem ser configuradas e utilizadas em sua totalidade por programação.

Criar uma relação é muito simples: basta fazer clique em um campo (que será a chave estrangeira) e arrastar a outro campo (a chave primária).
É necessário lembrar dois coisas para traçar uma relação:

  • Os campos devem ser do mesmo tipo
  • Sempre traçamos a relação de um campo da tabela Muitos (chave estrangeira) a um campo da tabela Um (chave primária).

Exemplo: se traçamos do campo de hora de intervenção a um campo Alfa ou Texto, 4D rejeita a criação da relação.

Neste caso, sabemos que as intervenções são atribuídas a um técnico, pelo que um técnico pode ter várias intervenções. Neste caso, traçamos a relação diretamente do campo das iniciais do técnico na tabela Interventions ao campo ID da tabela Technicians.

Para mudar as propriedades de uma relação, simplesmente faça duplo clique diretamente nela para mostrar o Inspetor.

Para esta primeira abordagem, queremos que 4D faça o trabalho para nós e realize articulações (ou seja, a recuperação das linhas de tabelas relacionadas) sem programação.
Para ativar essa função automática, é necessário configurar a relação desta forma:

  • Selecione "Automático" em vez de manual para o grupo de opções "Muitos a Um".
  • Marque a caixa "Confirmação de criação".
  • E no grupo de opções "Um a Muitos", selecione a caixa "Auto atribuir valor relacionado no subformulário".
Quando selecione estas opções, 4D realizará as solicitações necessárias para carregar os registros relacionados em memória, em particular, quando são mostrados os registros.
  • Quando introduzimos uma intervenção, a relação automática "Muitos a Um" lhe permite ter o registro carregado em memória para o técnico cujo ID se indicou. Uma vez se carrega este registro, pode ser mostrada a informação na tela, também imprimindo ou inclusive modificar-lo.
  • Ao consultar o registro do técnico, a relação automática "Um a Muitos" lhe permite ter a lista de intervenções realizadas por este técnico carregada em memória e assim poder mostrar esta lista, sem que seja necessário nenhum tipo de programação.

Voltaremos aos outros parâmetros do inspetor de relações depois.

Para completar estas funções automáticas para as relações, pode utilizar a opção de controle de integridade do Inspetor. Isto lhe permite configurar a forma em que 4D se encarrega da eliminação de um registro na tabela que contém a chave primária, por exemplo, em nosso caso, a tabela Technicians:

  • Se selecionamos "Deixar registros relacionados intactos": isto significa que somos responsáveis da gestão programada, 4D não realiza nenhum tipo de controle.
  • Se selecionamos "Eliminar registros relacionados": quando apagamos um técnico, se elimina automaticamente todos os registros relacionados na tabela Muitos, com a finalidade de não deixar registros órfãos na tabela de intervenções.
  • Se selecionamos "Não eliminar se há registros relacionados": sempre que exista registros relacionados na tabela Interventions, não podemos eliminar o técnico associado.

Agora vamos implementar todas essas opções diferentes no seguinte vídeo abaixo que explica como inserir informações usando as relações.

 
 

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Relações

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Autoformação ( 4D v16)