4D v16

Entrada, eliminação

Página Inicial

 
4D v16
Entrada, eliminação

Entrada, eliminação    


 

 

Com as relações, pode utilizar arroba (@) em qualquer parte na chave estrangeira para mostrar os registros das chaves primárias. Estes são alguns exemplos:

  • ab@ = mostra todos os registros que começam por "ab"
  • @ab = mostra todos os registros que terminam em "ab"
  • @ab@ = mostra todos os registros que contém "ab"
  • @a@b@ = mostra todos os registros que contém "a" e "b" ("a" primeiro e depois "b")

Neste vídeo, vamos a aprender a introduzir e eliminar dados utilizando as relações e suas propriedades.

Nas seções anteriores, importamos os registros das tabelas Technicians e Interventions.

Agora vamos a realizar a entrada, levando em conta as relações estabelecidas no capítulo anterior e especialmente a relação automática Muitos a Um, a advertência se registro Um não existe e a relação retorno automática Um a Muitos..

  • Primeiro vamos ao formulário para introduzir o primeiro registro da tabela Interventions.
  • Vamos ao campo ID_Technicians e introduzimos o ID de um novo técnico.

O ID XY em realidade não existe.

4D utiliza a relação automática Muitos a Um para verificar a existência desta identificação na tabela Technicians.

Dado que não existe, 4D propõe criá-lo.

Esta verificação é levada a cabo porque selecionamos a opção "Confirmação de criação". Esta opção controla a integridade da base durante a entrada de dados para evitar a criação de registros órfãos.
Se obtém um erro, faça clique em "Try again" e introduza um código existente.

Se quisermos criar um novo código, por exemplo:

  • Só fazemos clique no botão "Create it"
  • E enchemos o registro do técnico com seu nome e apelido
  • Logo validamos o registro.

Este registro aparece por encima do registro das intervenções. Quando a fechamos, o registro das intervenções é mostrado de novo.

Graças a esta relação automática e sem necessidade de programação, introduzimos dados em várias tabelas com controle da integridade automático.

Pode-se utilizar esta relação de novo para simplificar a entrada de dados. Dado que não conhecemos todos os IDs dos registros para cada tabela, podemos começar por introduzir um ID e logo adicionar o símbolo @ para obter uma lista de todos os registros dos que "começam por" as mesmas letras ou números.

Vemos que entre os técnicos importados, há vários registros que começam por "M" pelo que podemos introduzir "m@" para ver todos os identificadores propostos.

A continuação vamos a ver que é possível mostrar aqui o nome do técnico correspondente.

Também pode introduzir só o símbolo @ e todos os identificadores incluindo o recém-criado aparecerão automaticamente.

@ é o caractere curinga que corresponde ao * em outras ferramentas para que possa ser utilizado ao principio, metade ou final de uma cadeia de caracteres.

Vamos a modificar a relação na estrutura para ver o apelido do técnico correspondente.

Ao fazer clique na relação, podemos eleger o sobrenome como opção curinga, se seleciona automaticamente a caixa que lista os registros selecionados.
Realizar esta mudança significa que agora, quando introduzimos no símbolo @, temos tanto a identificação do técnico e seu sobrenome entre parênteses, o que faz a entrada de dados ainda mais fácil.

É claro, estes modos de entrada automáticos podem se completar com funcionalidades programadas. Isto vai ser coberto em vídeos mais a frente.

A eliminação de registros também depende da configuração da relação. Neste caso, é a relação "Um a Muitos" e mais especificamente, a configuração da integridade referencial a que é levada em conta.
Agora que existe uma relação entre as intervenções e os técnicos, podemos tratar de eliminar a um técnico (deliberadamente ou pressionando a tecla equivocada). Que passará?

Se tomarmos o técnico NEY e tratamos de eliminá-lo (pressionando a tecla de retrocesso), 4D lhe pedirá confirmação. OK.

Automaticamente, 4D verifica a existência de Interventions para ver se existe este técnico e como selecionamos a caixa "Não se pode eliminar se tem registros relacionados", 4D se nega a eliminar este técnico com o fim de conservar a integridade da base de dados.

O + aqui (na parte inferior esquerda da mensagem de erro) geralmente lhe da informação adicional sobre a causa do erro. Portanto, temos a primeira mensagem "Não se pode eliminar" como vemos aqui e mais a frente podemos ver a razão pela qual não é possível eliminá-lo. Pode fazer clique em Continuar.

Normalmente, não relacionamos a este técnico com nenhuma intervenção pela que podemos  eliminá-lo.

Tenha em conta que as eliminações anteriormente mencionadas também dependem do modo de acesso ao registro (leitura/escritura) e do possível bloqueio dos registros por parte de outros usuários ou de outros processos.

Isto segue sendo válido independentemente da forma na qual os registros se eliminem (já seja por uma ação do usuário ou por programação).

Portanto mediante as análises das especificações de sua base de dados, você pode descobrir a melhor maneira de configurar as relações.
Em qualquer caso, trace as relações manualmente, já que pode torná-la automática por programação e logo desativar as funcionalidades automáticas.

Agora, Como podemos utilizar as relações automáticas para mostrar os campos do registro Technician no registro Intervention e mostrar a lista das intervenções no registro do técnico.

Para fazer isto, vamos a voltar a uma intervenção e neste nível, vemos que só temos o ID do técnico. Vamos a adicionar a descrição do técnico a continuação.

  • Primeiro mostramos o Explorador
  • Vamos aos formulários
  • Expandimos os formulários tabelas
  • Logo os formulários Interventions
  • E selecionamos seu formulário de entrada

Neste formulário, vamos a:

  • Duplicar este campo
  • Indicar que a fonte do campo é a tabela Technicians
  • E que é o sobrenome do técnico

Logo

  • Voltamos a duplicar utilizando o atalho Ctrl + D para mostrar o nome
  • E de novo Ctrl + D para mostrar o correio eletrônico.
  • Gravamos (Ctrl+S o Arquivo>Guardar)
  • Logo voltamos a uma intervenção
  • E automaticamente vemos aparecer a informação do técnico.

Quando mudamos os registros, a atualização é automática, ainda não programamos esta função automática. É claro, se a relação não é automática, poderíamos ter logrado tudo isto por programação.

Agora vamos ver o que mencionamos anteriormente, mostrar a lista das intervenções no registro do técnico..

Mostramos o registro do técnico e logo voltamos ao Explorador aonde vamos a arrastar o formulário de saída diretamente no registro do técnico.

Naturalmente, pelo momento não necessitamos realmente as iniciais do técnico neste formulário, o importante é entender como funciona. Portanto, também salvamos este formulário.

Agora vamos a comprovar que na estrutura esta relação seja uma relação automática Um a Muitos, a continuação, durante o uso, de forma automática, a lista de intervenções muda  em função do técnico cujo registro que estamos vendo.

Se mudamos a relação de volta ao manual, quando voltamos ao registro do técnico, vemos as mesmas intervenções que se mostram desde a carga dos registros correspondentes (a união) não é realizada automaticamente por 4D. Neste caso, será até que tenhamos feito.

Mais a frente verá como lidar com estas funções por programação, mais especificamente, porque as relações automáticas se ativam quando há uma tela de visualização para um usuário, mas não em todos os casos quando utilizamos programação, o que significa que podemos tomar o controle e lidar as relações como queremos.

 
 

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Entrada, eliminação

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Autoformação ( 4D v16)