4D v16.3

Botões

Página Inicial

 
4D v16.3
Botões

Botões  


 

O editor de formulários permite adicionar uma grande variedade de botões a seus formulários. É possível associar uma ação padrão a cada botão do formulário. Os botões automáticos permitem ao usuário aceitar, cancelar, ou eliminar registros, se mover entre registros, se mover de uma página a outra em um formulário multipáginas, e abrir, excluir, ou adicionar registros a um subformulário, etc.

Geralmente, os botões são localizados quando se cria o formulário utilizando o assistente de formulários. É possível modificar as ações destes botões a partir da lista de propriedades. Por exemplo, é possível apagar a ação padrão de um botão e escrever um método de objeto que especifique a ação do botão.

Da mesma forma é possível adicionar botões e atribuir ações de botões com o editor de formulários. Por exemplo, se você precisa de vários subformulários no formulário, é possível adicionar os subformulários adicionais e botões automáticos no editor de formulário. Simplesmente adicione cada botão ao formulário e associe uma ação padrão a cada botão. 4D permite utilizar os seguintes tipos de botões:

  • Botões: estes botões são mostrados na interface da plataforma atual. O texto do botão é mostrado na fonte, tamanho, estilo e cor selecionadas.

    A etiqueta mostrada pelo botão está definida no campo Título do tema “Objetos” na Lista de propriedades. É possível modificá-la a qualquer momento:
  • Botões padrões: um botão padrão tem exatamente a mesma aparência que um botão normal, exceto que sua borda é um pouco mais grossa. Isto indica ao usuário que o botão é a opção recomendada. A imagem a seguir compara um botão padrão com um botão normal.

    Sob Mac OS, os botões padrões são botões de pulsações:

    O tipo de objeto botão padrão não existe como tal, mas é uma propriedade acessível para os botões padrões.
    Nota: Você só pode ter um botão padrão por página de formulário.
  • Botões inversos e botões invisíveis: estes botões estão desenhados para serem localizados sobre objetos gráficos.Os botões invertidos são transparentes. Quando o usuário clica no botão invertido, os gráficos do botão são ressaltados.
    Os botões invisíveis permanecem invisíveis e não são ressaltados quando se clica neles. A ação resultante, como a de abrir uma página diferente, indica que o botão foi clicado. Um botão invisível deve ser localizado sobre o texto ou sobre um gráfico que denote sua função; o usuário clica no texto ou gráfico e o botão é ativado.
    Botões 3D e Botões de imagem: a família de botões 3D (botões 3D, caixas de seleção 3D e botões rádio 3D) e os botões de imagem incluem numerosas propriedades específicas. Estes botões são descritos  Botões 3D, caixa de seleção 3D e botões de opção 3D e Botões imagem.

Os botões com ação estandarte se tornam cinzas automaticamente quando é necessário durante a execução do formulário. Por exemplo, se é mostrado o primeiro registro de uma tabela, o botão primeiro registro aparecerá atenuado. Você cria um botão escolhendo o tipo de botão da lista suspensa Tipo. Logo escolhe a ação automática do botão da lista suspensa ação automática (ver Ações padrões): 

Nota: Da mesma forma você pode utilizar o comando hierárquico Ação automática do menu contextual do editor (clique direito no objeto).

Sem importar o tipo de botão, você deve selecionar um valor da lista. Se você prefere que o botão realize uma ação que não está na lista, escolha “Sem ação” e escreva um método que defina a ação do botão (ver Editar Métodos).

Geralmente, você ativa o evento  On Clicked na página Eventos e o método é executado apenas quando se clica no botão.

As variáveis associadas aos botões (padrão, invertidas, invisíveis, de opção, de imagem, ou caixas de seleção) são inicializadas em 0 quando o formulário se abre primeiro em modo Desenho ou Aplicação. Quando o usuário clica em um botão a variável passa a 1.

Para uma descrição de cada ação, consulte Ações padrões.

Nota de compatibilidade: Nas versões anteriores de 4D, um "efeito secundário" permite ser beneficiado de um botão personalizado de ativação/desativação automática se lhe da o mesmo nome de variável que um botão com ação estandarte. Por exemplo, se seu formulário contém um botão v1 com ação estandarte e um botão personalizado cujo nome de variável também é v1, este último se ativa/desativa automaticamente em função do estado do botão estandarte. Este funcionamento foi corrigido a partir de 4D v12 e agora a ativação/desativação de cada botão dever ser lidada de forma independente.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Trabalhar com objetos ativos

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)