4D v16.3

Áreas plug-in

Página Inicial

 
4D v16.3
Áreas plug-in

Áreas plug-in  


 

 

Uma área de plug-in é uma área de um formulário controlada por um plugin 4D. Quando se abre um banco de dados, 4D cria uma lista interna de plug-ins instalados em seu banco. Uma vez que você tenha inserido uma área Plug-in no formulário, 4D lista os plug-ins disponíveis na janela Lista de propriedades. Por padrão estão disponíveis os plug-ins OLE tools (apenas em Windows) e Report.

Nota Alguns plug-ins não podem ser utilizados em formulários ou em janelas externas. Neste caso, não aparecem na lista de plug-ins da Lista de propriedades.

Para designar o plug-in a ser utilizado na área, selecione seu nome diretamente na lista Tipo (tema “objetos”):

Nota Quando o tipo de objeto é uma área de plug-in, o botão Avançado pode estar disponível nas propriedades da área se o autor do plug-in oferece opções avançadas. Neste caso, é possível clicar neste botão para definir estas opções. Como a caixa de diálogo de opções avançadas é controlada pelo autor do plug-in, a informação sobre estas opções avançadas é de responsabilidade do distribuidor do plug-in.

Se você desenhar uma área de plug-in muito pequena, 4D lhe mostrará em forma de botão com o título do nome da variável associada à área. Durante a execução, o usuário clica neste botão para abrir uma janela específica que mostre o plug-in.

Para instalar um plug-in em seu ambiente 4D, primeiro deve sair de 4D. Os plug-ins se carregam ao lançar o 4D. Para mais informações, consulte Instalar plugins ou componentes.

A capacidade de integrar os plug-ins nos formulários permite acessar a possibilidades ilimitadas ao criar aplicações personalizadas. Uma área de plug-in pode realizar uma simples tarefa como mostrar um relógio digital em um formulário, ou uma tarefa complexa tal como oferecer um processador de texto, uma folha de cálculo, ou um editor gráfico.

Muitas dessas capacidades já estão disponíveis no ambiente de 4D sob a forma de plug-ins 4D. Por exemplo:

  • 4D Internet Commands, um conjunto de ferramentas que oferece rotinas de rede de baixo nível
  • 4D Write, uma aplicação de processamento de texto,
  • 4D View, uma aplicação avançada de folha de cálculo e gestão de listas.

Para maiores informações, consulte a documentação que vem com estes plug-ins. Os manuais de programação desses plug-ins estão disponíveis no Doc Center 4D: 4D Internet Commands, 4D Write - Linguagem e 4D View Linguagem.

Nota: O plug-in 4D Chart, utilizado para gerar e mostrar gráficos, também está disponível. No entanto, este plug-in é obsoleto desde 4D v13 (ver 4D Chart).

Se você está interessado em desenhar seus próprios plug-ins, você pode receber maiores informações sobre a escrita e implementação de plug-ins. 4D oferece um completo kit para lhe ajudar a escrever plug-ins personalizados. Para maiores informações entre em contato com 4D, Inc. (http://www.4d.com).

Por padrão, 4D oferece os seguintes tipos de plug-ins:

  • Gráfico: uma área de gráfico pode ser gerada por programação usando os comandos GRAPH e _o_GRAPH TABLE.
  • OLE tools (somente Windows): sob Windows, uma área OLE permite abrir uma janela com os documentos de outras aplicações dentro de seu banco de dados. Este tema é descrito em detalhes no manual OLE_Tools.
    Nota: Da mesma forma é possível criar uma área OLE diretamente utilizando o comando Insert an OLE Object do menu Objeto..
  • Report: uma área Report é utilizada para inserir um relatório rápido em um formulário. A área de relatório rápido pode mostrar os dados em forma de tabela, realizar cálculos, etc. Esta área pode ser controlada utilizando sua própria barra de menus ou utilizando os comandos de linguagem de 4D. Para maiores informações, consulte o capítulo Relatórios rápidos.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Trabalhar com objetos ativos

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)