4D v16.3

Objetos de campo e variáveis

Página Inicial

 
4D v16.3
Objetos de campo e variáveis

Objetos de campo e variáveis  


 

 

Em um formulário, as variáveis e os campos funcionam de maneira muito parecida.

  • Os campos de um formulário são utilizados para introduzir ou mostrar os dados de um registro. Quando criar um novo formulário utilizando o assistente de criação de formulários, selecione os campos a incluir no formulário na forma de objetos padrão. Quando o formulário tiver sido criado, pode usar o editor de formulários para especificar propriedades adicionais, como o formato de visualização e os controles de entrada. Estas propriedades só aplicam aos formulários nos quais tenham sido especificados. Pode utilizar as mesmas propriedades para outros formulários ou definir outras. Pode mudar as propriedades dos campos ou adicionar/eliminar campos em um formulário.
  • As variáveis podem ser editáveis ou não editáveis e pode receber dados de tipo alfa, texto, número, data, hora e imagem. As variáveis objeto são criadas utilizando a ferramenta Variável . Pode criar automaticamente um grande número de variáveis usando Duplicar em uma matriz.
    Do mesmo modo que os campos, as variáveis permitem ingressar e mostrar dados. As variáveis são utilizadas para o armazenamento temporário de dados. Um uso comum de uma variável é para mostrar os cálculos que são realizados utilizando um método como:
    vTotal := Quantidade * Preço
    Se criar uma variável que mostre o resultado do cálculo, se chama a variável vTotal e usa um método para fazer o cálculo.
    Utilize os métodos para manejar as variáveis editáveis e não editáveis. Uma variável editável aceita dados. Pode estabelecer os controles de entrada para o objeto como se fosse um campo. Os dados introduzidos são associados com o nome do objeto. Pode administrar os dados com métodos objeto ou de formulário que utilizem diretamente o nome da variável.

Também pode representar campos e variáveis em seus formulários de formas alternativas:

Você pode usar a propriedade tipo de variável no tema de "objetos" da Lista de propriedades para especificar o tipo de dados para a variável:



Lembre que a principal finalidade desse ajuste é definir os temas e opções disponíveis na lista de propriedades para correspondam com o tipo de dados. Na verdade, não digita realmente a variável. Na perspectiva da compilação do banco de dados, você deve usar os comandos do
Compilador

No entanto, o menu de tipo de variável tem uma função de digitação em dois casos específicos:

  • As variáveis imagem: Você pode usar este menu para declarar variáveis antes de carregar o formulário no modo interpretado (veja abaixo)
  • As variáveis dinâmicas: Você pode usar este menu para declarar o tipo de variáveis dinâmicas (ver Variáveis Dinâmicas).

Mecanismos nativos específicos governam a visualização de variáveis imagem nos formulários. Esses mecanismos requerem que as variáveis imagem sejam declaradas obrigatoriamente antes de se carregar o formulário, ou seja, antes do evento de formulário On Load, diferente de outros tipos de variáveis.

Para fazer isso, é necessário:
  • que a instrução C_PICTURE(varName) tenha sido executada antes de carregar o formulário (tipicamente, no método que chama o comando DIALOG),
  •  que a variável tenha sido declarada a nível de formulário utilizando o menu pop-up Tipo de variável da Lista de propriedades.

Do contrário, a variável imagem não será mostrada corretamente (apenas no modo interpretado).

Exibir  

  • As variáveis e os campos podem ser de qualquer tamanho. Ao mostrar os caracteres, o tamanho da área varia em passos relacionados com o tamanho da fonte dos caracteres utilizados. As variáveis e os campos podem fazer uso dos formatos de visualização (ver Formatos de saída). As variáveis e os campos de tipo Texto e Imagem podem utilizar as barras de rolagem horizontal e vertical (ver Barra de rolagem) e podem ser impressas com um marco variável (ver ). Depois de dezenas de milhares de caracteres (dependendo do sistema) apenas parte do texto será acessível no formulário.
  • Quando a propriedade Multiestilo foi marcada, variáveis inteiras e campos do tipo Texto ou Alfa aceitam variações individuais de estilo (além do estilo geral especificado ao nível do objeto). Para saber mais, veja GET DATA SOURCE LIST.

Pode adicionar ou eliminar campos de um formulário em qualquer momento. Por exemplo, pode adicionar campos a um formulário nos seguintes casos:

  • se percebe que necessita um campo que não foi selecionado no assistente de criação de formulários.
  • se adicionou um campo à estrutura do banco de dados e necessita adicionar ao formulário para poder utilizar.

Para adicionar um campo a um formulário:

  1. Selecione a ferramenta de inserção na barra de ferramentas e desenvolva o campo no formulário.
    4D mostra automaticamente as propriedades do novo campo na Lista de propriedades.
  2. Selecione o campo que deseja inserir da lista de tabelas/campos:

    Nota: não é possível selecionar um campo de tipo BLOB.
  3. Se desejar, defina as propriedades específicas a aplicar ao campo.
    Depois de criar o campo, deve geralmente definir propriedades adicionais.  Pode definir os controles de entrada, escrever a mensagem de ajuda associado, associar um método, definir as opções de redimensionamento ou de reposicionamento, definir o tipo de fonte ou as opções de aparência (ver Propriedades de objetos ativos).
    Nota: também pode inserir um campo usando arrastar e soltar desde a Página Tabelas do Explorador.

O novo campo aparece no formulário onde o localizou. A área de campo mostra o nome do campo que foi selecionado, precedido pelo nome da tabela. Como padrão, 4D não adiciona uma etiqueta para designar o campo mas pode criar uma usando uma área de texto estático. Note que a etiqueta pode ser definida dinamicamente (ver Usar referências em texto estático).

Depois de localizar um campo em um formulário, pode modificar como o faria com qualquer outro objeto do formulário. Pode ser redimensionado, mudar a fonte, mudar a cor, etc.

Pode transformar todo tipo de objeto (ativo ou não) em outro tipo de objeto. Também pode transformar um campo em uma variável e vice-versa. Essa possibilidade é bastante útil quando depois de inserir um campo em um formulário, deseje convertê-lo em uma variável porque não necessita armazenar o valor. Quando 4D transforma um objeto em outro, conserva as propriedades do objeto original (coordenadas, método do objeto, aparência, cor, etc.) O tipo de dados atribuido a um campo é conservado para a variável: um campo tipo imagem será convertido a uma variável tipo imagem.

Para converter um campo em uma variável ou vice-versa, selecione o objeto e selecione Campo ou Variável da lista Tipo na Lista de propriedades, (tema “Objetos”). A Lista de propriedades é atualizada para mostrar as propriedades do novo tipo de objeto. O nome de objeto, o método de objeto e suas propriedades (tamanho, editável, etc.) são conservadas.

Quando transforma uma variável em um campo, 4D atribui como padrão ao objeto o primeiro campo da primeira tabela. Pode definir manualmente a Tabela e o Campo fonte (tema “Fonte de dados”).

Quando associa uma lista de seleção a um campo ou variável, pode utilizar a opção Guardar como Valor/Referencia no tema de "Fontes de dados" da Lista de propriedades.

Esta opção lhe permite optimizar o tamanho dos dados guardados. Para mais informação, consulte Guardar como Valor ou Referência .

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Trabalhar com objetos ativos

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)