4D v16.3Criar e usar objetos de biblioteca personalizados |
||
|
4D v16.3
Criar e usar objetos de biblioteca personalizados
Criar e usar objetos de biblioteca personalizados
4D permite criar e utilizar bibliotecas de objetos. Uma biblioteca de objetos é um arquivo externo criado por 4D que permite armazenar todo tipo de objetos (botões, textos, imagens, listas hierárquicas, etc). É possível usar esses objetos em diferentes formulários. Os objetos são guardados com todas as suas propriedades, incluindo seus métodos de objeto. As bibliotecas são juntadas e utilizadas com um simples arrastar e soltar, ou copiar e colar. São como uma espécie de área de transferência perpétua. Utilizando bibliotecas, pode construir fundos para objetos de formulário, agrupados por famílias gráficas, funcionalidades, etc. Como as bibliotecas são guardadas como arquivos externos, seu uso com diferentes bancos de dados é bem simples.Finalmente, também pode combinar as bibliotecas de objetos com os formulários de usuário com o propósito de oferecer objetos que possam ser usados para a personalização de bancos de dados. Estes princípios são descritos em Formulários de usuário. Para criar uma biblioteca de objetos, selecione o comando Novo>Biblioteca de objetos... do menu 4D Arquivo ou da barra de ferramentas de 4D.. Aparece uma caixa de diálogo padrão para guardar arquivos, que permite indicar o nome e a localização da biblioteca de objetos. Uma vez valide a caixa de diálogo, 4D cria uma nova biblioteca de objetos em seu disco e mostra sua janela correspondente (em branco é o padrão). Pode criar tantas bibliotecas quantas queira em um banco de dados. Uma biblioteca criada e construída em Mac OS pode ser usada no Windows e vice-versa. Os objetos são colocados em uma biblioteca de objetos usando arrastar e soltar, ou copiar e colar. Podem vir de um formulário ou de outra biblioteca de objetos (incluindo Usar a biblioteca pré-configurada). Nenhum link com o objeto original é conservado: se o original muda, a modificação não será transmitida ao objeto copiado. Nota: para arrastar e soltar objetos desde formulários até biblioteca de objetos, deve selecionar a opção “Iniciar arrastar e soltar” nas Preferências de 4D (ver Página Formulários). Operações básicas tais como adição, eliminação ou modificação são acessíveis através do menu contextual (botão direito do mouse), ou do menu de opções da janela: Pode colocar na biblioteca a objetos individuais ou conjuntos de objetos. Cada objeto ou conjunto de objetos é agrupado em apenas um elemento: Uma biblioteca de objetos pode ter até 32 000 elementos. Os objetos são copiados com todas as suas propriedades, gráficas e funcionais. Essas propriedades são conservadas quando o elemento é copiado em um formulário ou em outra biblioteca. Cada novo elemento é nomeado "Objeto", seguido por um número aleatório, por exemplo Objeto2012. Pode renomear cada elemento como deseje. Para fazer isso, pode:
Utilizar copiar e colar, ou arrastar e soltar, com certos objetos da biblioteca, também faz com que sejam copiados os objetos dependentes. Por exemplo, ao copiar um botão, também é copiado obrigatoriamente o método de objeto que possa ter associado. Esses objetos apenas podem ser copiados diretamente ou usando arrastar e soltar. A lista a seguir mostra os objetos dependentes que são copiados junto com os objetos que os utilizam (quando for o caso):
No caso dos recursos STR#, se copia o STR# completamente e não apenas a string associada ao objeto. Para abrir uma biblioteca de objetos já existente, selecione Abrir>Biblioteca de objetos... no menu Arquivo ou na barra de ferramentas de 4D: As biblioteca de objetos são acessíveis desde o ambiente Desenho de 4D, desde que o desenvolvedor permita esse acesso, no editor de formulários usuário em modo Aplicação (ver Formulários de usuário). Todos os elementos da biblioteca são visíveis em modo Desenho. Entretanto, no editor de formulários de usuário, só podem ser vistos os elementos que não tem um método de objeto associado a eles. Os elementos que tenham ao menos um método de objeto associado, aparecem com uma marca (a mesma marca que é mostrada sobre os objetos com um método de objeto em um formulário, consulte Usar as Marcas) e seu nome aparece em azul. Isso permite diferenciar facilmente os objetos visíveis para o desenvolvedor, no modo Desenho, daqueles visíveis para o usuário, no modo Aplicação. Para que todas as máquinas clientes possam acessar uma biblioteca de objetos, o arquivo da biblioteca deve estar localizado em uma pasta chamada Resources do banco (ver Descrição dos Arquivos 4D). Esta pasta permite compartir elementos personalizados entre o servidor e as máquinas cliente (imagens, arquivos XLIFF, etc.). Para mais informação consulte a seção Gerenciamento da pasta Resources no Manual de referência de 4D Server. Pode visualizar e administrar o conteúdo da pasta Resources através de Explorador de Recursos.
Ver também
|
PROPRIEDADES
Produto: 4D
HISTÓRIA
ARTICLE USAGE
Manual de Desenho 4D ( 4D v16) |