4D v16.3

Gerador de aplicativos

Página Inicial

 
4D v16.3
Gerador de aplicativos

Gerador de aplicativos  


 

 

A geração de aplicativos é realizada desde a janela do Gerador de aplicativos. Para exibir esta janela, selecione o comando Gerar aplicativo... no menu Desenho de 4D.

A geração só pode ser efetuada uma vez que o banco tenha sido compilado. Se você selecionar este comando sem haver compilado o banco previamente, ou se o código compilado não corresponde ao código interpretado, aparecerá uma caixa de diálogo de advertência indicando que o banco deve ser (re)compilado.

Aparece a janela do gerador de aplicativos, com várias páginas acessíveis utilizando as abas:

É possível definir simultaneamente diferentes parâmetros “objetivo” (monousuário e cliente-servidor) para o aplicativo, cada um deve ser selecionado explicitamente utilizando uma caixa de seleção.

O botão Gerar gera os aplicativos correspondentes a todos os objetivos selecionados. Ao clicar neste botão, 4D mostra uma barra de progressão indicando as diferentes fases em curso de execução. Os novos parâmetros, se são válidos, serão guardados no projeto de aplicativo (ver ).

O botão Aplicar permite registrar os parâmetros definidos sem lançar a geração do aplicativo.

Se você clicar no botão Cancelar ou se é produzido um erro durante o processo, os arquivos em curso de geração são excluídos e uma caixa de diálogo de alerta lhe informa a causa da interrupção.

A parte superior da janela de geração do aplicativo permite definir o nome e a localização dos arquivos a serem gerados.

A área Nome do aplicativo contém, por padrão, o nome do arquivo de estrutura do banco. Este nome será utilizado pelos arquivos gerados (banco de dados compilado, aplicativo executável e aplicativo cliente-servidor). 4D adicionará automaticamente os sufixos necessários (.4dc, .exe, server...) de acordo com o tipo de aplicativo gerado.

Quando se conserva o nome padrão, o nome do aplicativo reflete qualquer modificação do nome do arquivo de estrutura do banco. Se você modificar o nome do aplicativo, o novo nome é utilizado por padrão para cada nova geração do banco atual. O nome introduzido não deve ter uma extensão. Além disso, não deve conter caracteres proibidos pelo sistema operacional (tais como  “.?!” sob Windows, “:” sob Mac OS, etc.)..

A área “Pasta de destino” é utilizada para indicar onde serão localizados os elementos gerados. Por padrão, 4D utiliza uma pasta chamada “StructureName_Build” localizada junto à pasta  (ou "package" sob Mac OS) do banco selecionado.

Para modificar a pasta de destino, clique no botão de seleção [...] situado à direita da área de visualização. Aparece a caixa de diálogo Buscar pasta, permitindo-lhe indicar a nova pasta de destino. Uma vez validada esta caixa de diálogo, é exibido o endereço de acesso completo. A nova localização será utilizada por padrão para cada geração posterior do banco atual.

No momento da geração, 4D criará automaticamente uma ou várias pastas intermediárias (chamadas “Banco compilado”, “Aplicativo Final”, “Aplicativo Demo”, “Aplicativo Client” ou “Aplicativo Server” de acordo com o tipo de geração solicitada) na localização especificada. Isto evita o risco de excluir acidentalmente arquivos com o mesmo nome e permite efetuar simultaneamente vários tipos de gerações.

Cada parâmetro da janela é salvo como uma chave XML em um arquivo de projeto do aplicativo chamado “BuildApp.XML” e se localiza na sub-pasta BuildApp da pasta Preferências do banco.

Os parâmetros padrões são utilizados na primeira vez em que se utiliza a caixa de diálogo. O conteúdo do arquivo de projeto é atualizado, se necessário, quando se clica no botão Gerar ou Aplicar.

É possível definir outros projetos XML para o mesmo banco de dados e explorá-los utilizando o comando BUILD APPLICATION.

Note que as chaves XML oferecem opções adicionais além das apresentadas na caixa de diálogo do gerador de aplicativos:

  • Definição de um endereço IP ou do número de porta TCP do servidor.
  • Definição de um intervalo de números de versões compatíveis entre o aplicativo cliente e o aplicativo servidor (por exemplo, os aplicativos clientes 1.1 a 1.3 podem se conectar ao aplicativo servidor 1.3).
  • Definição de um endereço de acesso para o arquivo de dados, o qual permite a geração de aplicativos que sejam operacionais imediatamente, sem a necessidade de selecionar um arquivo de dados, na máquina do usuário.
  • A elevação dos privilégios em Windows permite a instalação automática das aplicações fusionadas nos lugares protegidos do sistema.

A descrição destas chaves é detalhada em um manual separado chamado 4D XML Keys BuildApplication.

4D gera um arquivo de histórico a primeira vez que é gerada uma aplicação em dois formatos: XML e HYML na primeira vez em que se gera um aplicativo. O arquivo de histórico se chama “NomeProjeto.log.xml” e "NomeProjeto.log.html” (NomeProjeto é o nome do projeto de aplicativo, ou seja, BuildApp padrão) e é localizado na pasta Logs ao lado do arquivo de estrutura do banco de dados. Um par de arquivos de histórico  é gerado para cada projeto de aplicativo.

O conteúdo destes dois arquivos é idêntico, só difere seu formato. Cada vez que é gerada uma aplicação, ambos arquivos se atualizam com a mesma informação. O arquivo HTML permite visualizar os erros e advertências de maneira gráfica.

O arquivo de histórico armazena a informação a seguir para cada geração:

  • Início e fim da construção dos objetivos.
  • Nome e endereço de acesso completo dos arquivos gerados.
  • Data e hora da geração
  • Possíveis erros apresentados

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Finalizar e distribuir aplicativos

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)