4D permite gerar diretamente uma aplicação executável desde sua base. Você deve ter apenas 4D Volume Desktop, o motor do banco de dados de 4D, e uma licença apropriada. Esta operação é preparada na página Aplicação do gerador de aplicações:
A função da geração de aplicações executáveis de 4D permite criar diretamente desde 4D as versões autônomas (.exe) de suas bases 4D compiladas. Em Mac OS, esta função maneja a criação de pacotes de software. Este principio consiste em fusionar um arquivo de estrutura compilada com 4D Volume Desktop. As funcionalidades oferecidas pelo arquivo 4D Volume Desktop estão associadas à oferta do produto ao qual está inscrito. Para maiores informações, consulte a documentação comercial e a página de Internet de 4D (http://www.4d.com/).
Pode definir um arquivo de dados como padrão ou permitir aos usuários criar e utilizar seu próprio arquivo de dados (ver [#title id="3878"/]).
Para gerar uma aplicação executável, você deve primeiro designar a localização da pasta de 4D Volume Desktop. O botão para a criação de aplicações executáveis estará cinza se não tiver sido indicado uma pasta na área correspondente, ou se a pasta indicada não contiver um arquivo 4D Volume Desktop válido.
Você deve selecionar a pasta que contém o arquivo de 4D Volume Desktop.
Em Windows, a pasta contém os arquivos 4D Volume Desktop.4DE, 4D Volume Desktop.RSR, assim como os diferentes arquivos e pastas necessários para seu funcionamento. - Estes elementos devem estar localizados no mesmo nível da pasta selecionada.
Em Mac OS, 4D Volume Desktop se oferece em forma de um pacote de software estruturado que contém vários arquivos e pastas genéricos.
Para selecionar a pasta 4D Volume Desktop, clique no botão [...]. Aparece uma caixa de diálogo que lhe permite designar a pasta (Windows) ou pacote (Mac OS) de 4D Volume Desktop. Uma vez selecionada a pasta, se mostra sua rota de acesso completa e se contiver 4D Volume Desktop, a opção de geração de aplicação executável se ativa:
Nota: a partir de 4D v15, os números de versão de 4D Server e 4D Volume Desktop devem coincidir com o número de versão de 4D Developer Edition. Por exemplo, se utilizar 4D Developer v15.4, deve selecionar um 4D Server v15.4 e um 4D Volume Desktop v15.4.
Esta opção permite que escolha o modo de linking entre a aplicação fusionada e o arquivo de dados local. Dois modos de linking de dados estão disponíveis. Ambos têm vantagens e desvantagens então deve selecionar o modo que melhor se adapta a suas necessidades.
Nota: Esta opção está agora disponível quando a opção de compatibilidade Use new architecture for application deployments estiver marcada (ver Página Compatibilidade).
Por nome do aplicativo (pré-determinado) Neste modo, o aplicativo 4D automaticamente abre o arquivo de dados mais recentemente aberto que corresponde ao arquivo de estrutura. Este modo flexível e intuitivo permite que mova o pacote de aplicativo livremente no disco. Deve normalmente ser usado para aplicativos fusionados, a não ser que necessite duplicar seu aplicativo.
Por rota do aplicativo Neste modo, o aplicativo fusionado 4D vai analisar o arquivo do aplicativo lastDataPath.xml e tentar abrir o arquivo de dados com um atributo "caminhoExecutavel" que combine com o caminho completo do aplicativo. Se uma entrada assim for encontrada, seu arquivo de dados correspondente (definido através do atributo "caminhoArquivoDados") é aberto. Se não for encontrada, o último arquivo de dados aberto será aberto (modo pré-determinado). Este modo permite que duplique seus aplicativos fusionados sem quebrar o link para o arquivo de dados. Entretanto, com esta opção, se o pacote do aplicativo for movido no disco, será pedido ao usuário um arquivo de dados, já que o caminho do aplicativo já não se adequa ao atributo "caminhoExecutavel" (depois que um usuário tiver selecionado um arquivo de dados, o arquivo ultimoCaminhoDados.xml é atualizado.
Para gerar uma aplicação executável, clique no botão Criar.
4D cria automaticamente uma pasta Final Application na “pasta de destino” especificada e põe uma subpasta com o nome da aplicação definida.
Se você especificou “MinhaApli” na área “Nome da aplicação”, encontrará os seguintes arquivos nesta pasta:
Em Windows
MinhaApli.exe que é seu executável e MinhaApli.RSR que contém os recursos da aplicação.
As pastas 4D Extensions e Resources, assim como as diferentes livrarias (DLL) e arquivos necessários para o funcionamento da aplicação.
Uma pasta Database que contém particularmente os arquivos DatabaseName.4DC e DatabaseName.RSR que constituem a estrutura compilada da base como também a pasta Resources do banco. Nota: esta pasta também contém a pasta Default Data, se tiver sido definida (ver Gerenciamento de arquivo de dados em aplicativos finais).
(Opcional) Uma pasta Components e uma pasta PlugIns contém respectivamente, os arquivos dos componentes e dos plug-ins incluídos na base. Para maiores informações, consulte o parágrafo Plugins e componentes.
Uma pasta Licenses contém em forma de arquivo XML a lista de números de licença integrados na aplicação. Para maiores informações sobre este ponto, consulte Licenças.
Todos estes elementos devem ser conservados na mesma pasta a fim de que o executável funcione.
Em Mac OS
Um pacote de software chamado MinhaApli.app contém sua aplicação e todos os elementos necessários para seu funcionamento, incluindo os plug-ins, componentes e licenças. Para maiores informações sobre a integração de componentes e plug-ins, consulte Plugins e componentes. Para maiores informações sobre a integração de licenças, consulte Licenças.
Nota: Em Mac OS, o comando Application file da linguagem 4D devolve a rota de acesso do arquivo NomeAplicação (localizado na pasta Contents:Mac OS do pacote de software) e não a do arquivo .comp (pasta Contents:Resources do software).
A arquitetura típica de uma aplicação executável é a seguinte (exemplo em Windows)
Durante a construção da aplicação executável, 4D copia o conteúdo da pasta 4D Volume Desktop na subpasta Final Application. Agora você pode personalizar os conteúdos da pasta 4D Volume Desktop original de acordo com suas necessidades. Você pode, por exemplo:
instalar uma versão de 4D Volume Desktop correspondente a uma linguagem específica;
adicionar uma pasta PlugIns personalizada;
personalizar o conteúdo da pasta Resources.
Nota Sob Mac OS, 4D Volume Desktop se oferece em forma de um pacote de software. Para modificá-lo, primeiro você deve dispersar seu conteúdo (Control+clic no ícone).
Se sua aplicação executável é utilizada como servidor web, os arquivos e pastas requisitados pelo servidor devem ser instalados nas localizações específicas. Estes elementos são os seguintes:
arquivos cert.pem e key.pem (opcional): estes arquivos são utilizados pelas conexões SSL e pelos comandos de encriptação de dados,
pasta raiz web por padrão automático,
arquivo logweb.txt (histórico de petições web).
Sob Windows: estes elementos devem ser instalados na subpasta Final Application\MinhaApli\Database. Sob Mac OS: estes elementos devem ser instalados junto ao pacote do software MinhaApli.app.
PROPRIEDADES
Produto: 4D
Tema: Finalizar e distribuir aplicativos