4D v16.3

Construção de uma estrutura compilada ou de um componente

Página Inicial

 
4D v16.3
Construção de uma estrutura compilada ou de um componente

Construção de uma estrutura compilada ou de um componente  


 

 

A página Estrutura compilada do gerador de aplicativos lhe permite gerar um arquivo de estrutura compilado padrão e/ou um componente compilado.

Nos dois casos, os arquivos de estrutura compilados gerados são idênticos. Só se diferencia a arquitetura das pastas geradas.

Durante a geração, 4D cria automaticamente diferentes pastas destinadas a receber os arquivos gerados. Sem importar a opção escolhida, o banco de dados atual não se modifica: as cópias são geradas no seu disco.

Quando os arquivos de estrutura compilados contém código 32 bits e 64 bits (ver Opções de Compilação), são geradas as versões correspondentes dos bancos compilados.

Uma vez configuradas as diferentes opções desta janela, clique no botão Construir para gerar os arquivos na localização indicada.

Esta opção permite gerar um banco de dados que contenha somente código compilado. Se você definiu como “Meubanco” na área “Nome do aplicativo”, você obtém:

  • um arquivo chamado MeuBanco.4dc (arquivo de banco de dados compilado)
  • um arquivo chamado MeuBanco.4DIndy (arquivo de índice da estrutura).

O arquivo .4dc pode ser aberto por 4D Developer, 4D Server ou 4D SQL Desktop. Durante a construção, 4D apaga o código interpretado do arquivo de estrutura. Já não é possível acessar ao modo Desenho deste banco.

O banco compilado pode ser localizado:

  • em uma pasta de tipo “MeuBanco.4dbase,” que tem propriedades específicas sob Mac OS (ver Extensão .4dbase ) - MeuBanco é o “Nome do aplicativo” definido,
  • o qual se localiza em uma pasta chamada Compiled database,
  • a qual se localiza na “Pasta de destino definida”

Atenção: Antes de gerar outra vez um banco compilado, 4D apaga o conteúdo prévio da pasta “Compiled database”. Portanto, se você deseja conservar as versões intermediárias, deve renomear o aplicativo ou mover as versões compiladas e/ou os elementos adicionais que deseja conservar.

Quando seleciona esta opção, as pastas relacionadas com a base são copiadas na pasta Compiled Database folder: “Plugins,” “Resources,”

“Components”. Para maiores informações sobre estas pastas, consulte Arquitetura do Banco de Dados.

Esta opção permite gerar os arquivos de estrutura compilados “prontos para usar”. A arquitetura típica de uma estrutura compilada é a seguinte:

Esta opção permite gerar um componente compilado a partir da estrutura:

Um componente é um arquivo de estrutura 4D padrão no qual foram desenvolvidas funcionalidades específicas. Uma vez que o componente tenha sido configurado e instalado em outra base 4D (base local), suas funcionalidades são acessíveis desde a base local. Para maiores informações sobre componentes, consulte o capítulo Desenvolver e instalar componentes 4D

Se você definiu “MeuComponente” na área “Nome da aplicação”, obtém:
  • um arquivo chamado MeuComponente.4dc (arquivo de estrutura compilado)
  • um arquivo chamado MeuComponente.4DIndy (arquivo de índice da estrutura).
Os elementos gerados são similares aos de uma estrutura compilada, com as seguintes diferenças:
  • o componente é gerado como uma pasta (ou pacote) em uma pasta chamada "Components,”
  • a pasta associada “Resources” é copiada automaticamente na pasta do componente. Por outro lado, as pastas “Components” e/ou “Plugins” não são copiadas (um componente não pode utilizar plug-ins ou outros componentes).

A arquitetura típica de um componente compilado é a seguinte:

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Finalizar e distribuir aplicativos

 
HISTÓRIA 

 
PALAVRAS CHAVES 

Composant, Générer un composant

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)