4D v16.3

Atualização automática das aplicações servidor ou autônoma

Página Inicial

 
4D v16.3
Atualização automática das aplicações servidor ou autônoma

Atualização automática das aplicações servidor ou autônoma  


 

 

Em princípio, a atualização das aplicações servidor ou autônomos fusionadas necessitava uma intervenção do usuário (ou a programação de rotinas sistema personalizadas): quando uma nova versão da aplicação fusionada estava disponível, era necessário sair da aplicação em produção e substituir manualmente os arquivos antigos pelos novos, e logo reiniciar a aplicação e selecionar o arquivo de dados atual.

Pode automatizar este procedimento utilizando os seguintes comandos da linguagem: SET UPDATE FOLDER, RESTART 4D, e também Get last update log path  para monitorar as operações. A ideia é implementar uma função em sua aplicação 4D que desencadeie a sequência de atualização automática que se descreve a continuação. Pode ser um comando de menu ou um processo que se executa no fundo e verifica a intervalos regulares a presença de um arquivo no servidor FTP.

Este é o cenário de uma atualização de uma aplicação servidor ou autônomo fusionada:

  1. Você transfere, por exemplo utilizando um servidor FTP, a nova versão da aplicação servidor ou autônomo fusionada na equipe em produção.
  2. Na aplicação em produção, chame o comando SET UPDATE FOLDER: este comando designa a localização da pasta que contém a atualização "pendente" da aplicação atual.
    Opcionalmente, pode voltar a copiar nesta pasta os elementos personalizados da versão em produção (arquivos usuário).
  3. Na aplicação em produção, chame ao comando RESTART 4D: este comando desencadeia a execução de um programa utilitário chamado "updater" que sai da aplicação atual, a substitui utilizando a atualização "pendente" se for definido, e reinicia com o arquivo de dados atual. A versão anterior se renomeia.

Notas:

O procedimento de instalação agora produz um arquivo de histórico que detalha as operações de atualização das aplicações fusionadas (cliente, servidor ou autônomo) nas equipes de destino.
Este arquivo é útil para analisar os possíveis erros que se produzem durante o processo de instalação.

O histórico de atualizações se chama YYYY-MM-DD_HH-MM-SS_log_<sequence>.txt, por exemplo, 2013-08-25_14-23-00_log_1.txt para um arquivo criado em 25 de agosto de 2013 as 14:23. 

Este arquivo é criado na pasta da aplicação "Updater", ou seja:

  • Sob OS X:
    {nomeusuario}/Library/Appplication Support/{NomeProduto}/4D/Updater/
  • Sob Windows:
    \{nomeusuario}\AppData\Roaming\{NomeProduto}\4D\Updater\

Pode encontrar a localização deste arquivo em qualquer momento com o novo comando Get last update log path.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Finalizar e distribuir aplicativos

 
HISTÓRIA 

 
PALAVRAS CHAVES 

updater

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)