4D v16.3

Gestão das conexões de aplicativos de clientes

Página Inicial

 
4D v16.3
Gestão das conexões de aplicativos de clientes

Gestão das conexões de aplicativos de clientes  


 

 

A partir de 4D v15 R4, o procedimento do lado do cliente que se encarrega das conexões ao servidor foi modificado para oferecer mais controle ao desenvolvedor e uma maior flexibilidade em caso de erro de conexão.

Os mecanismos disponíveis que começam com 4D v15 R4 descritos nesta página só são ativados quando a opção Utilizar a nova arquitetura para os aplicativos implementados da página "Compatibilidade" das Propriedades do banco de dados (ver a seção Página Compatibilidade).

Nos bancos de dados criados com 4D v15 R4, ou em bancos de dados convertidos quando a opção de compatibilidade Utilizar a nova arquitetura para a implantação de aplicativos estiver selecionada (ver acima), o procedimento de conexão para os aplicativos cliente fusionados foi modificado para permitir uma maior flexibilidade nos casos em que o servidor dedicado não esteja disponível. O cenário de início para um aplicativo cliente 4D agora é o seguinte:

  • O aplicativo cliente tenta conectar-se ao servidor utilizando o serviço de descobrimento (baseado no nome do servidor, publicado na mesma subrede).
    Ou
    Se a informação de conexão válida é armazenada no arquivo EnginedServer.4DLink dentro do aplicativo cliente, o aplicativo cliente tenta se conectar ao endereço do servidor especificado.
  • Se isto falhar, o aplicativo cliente tenta se conectar ao servidor utilizando a informação armazenada na pasta de preferências de usuário do aplicativo (arquivo (lastServer.xml, ver último passo).
  • Se isto falhar, o aplicativo cliente mostra uma caixa de diálogo de erro de conexão.
    • Se o  usuário clicar no botão Selecionar... (quando estiver permitido pelo desenvolvedor 4D no momento da geração do aplicativo, ver mais adiante), é mostrado a caixa de diálogo padrão "Conexão ao servidor".
    • Se o usuario clicar no botao Sair, o aplicativo cliente é fechado.
  • Se a conexão for exitosa, o aplicativo cliente salva esta informação de conexão na pasta de preferências de usuário do aplicativo para seu uso futuro.

Nos bancos de dados criados com 4D v15 R4, ou em bancos de dados convertidos, quando a opção de compatibilidade Utilizar a nova arquitetura para a implantação de aplicativos estiver selecionada (ver acima), a rota do último servidor utilizado é salvada automaticamente em um arquivo chamado lastServer.xml na pasta de preferências usuário do aplicativo cliente. Esta pasta é armazenada no seguinte local:

 userPrefs:=Get 4D folder(Active 4D Folder)

Este novo mecanismo aborda o caso no qual o  servidor de destino primário esteja temporariamente indisponível por algum motivo (em manutenção, por exemplo). Quando se produz este caso pela primeira vez, a caixa de diálogo de seleção do servidor é mostrada (se estiver permitida, ver adiante) e o usuário pode selecionar manualmente um servidor alternativo, cuja rota é salvada, se a conexão for realizada corretamente. Qualquer falta de disponibilidade posterior seria manejada de forma automática através da última informação da rota lastServer.xml.

Notas:

  • Quando os aplicativos cliente não puderem aproveitar de forma permanente do serviço de detecção, por exemplo, devido à configuração de rede, mesmo assim se recomenda que o desenvolvedor indique um nome de host no momento da compilação usando a tecla IPAddress no arquivo BuildApp.xml. O novo mecanismo se ocupa apenas dos casos de não disponibilidade temporal.
  • Pressionar a tecla Alt/Opción ao início do aplicativo cliente com o objetivo de mostrar a caixa de diálogo de seleção do servidor ainda pode ser usada em todos os casos.

A partir de 4D v15 R4, é possível não mostrar, automaticamente, a caixa de diálogo padrão de seleção nos aplicativos clientes fusionados, quando o servidor não responder.

Neste caso, a configuração depende da opção de compatibilidade Utilizar a nova arquitetura para as aplicações implementadas asim como também o valor da nova chave ServerSelectionAllowed XML (ver a seguinte seção) na máquina onde se gerou a aplicação. Há três possibilidades:

  • Visualização de uma mensagem de erro sem acesso possível a caixa de diálogo de seleção de servidor
    Funcionamento pré-determinado para os bancos de dados criados a partir de 4D v15 R4. A aplicação só pode sair. Este funcionamento se obtém com a seguinte configuração:
    • Opção Utilizar a nova arquitetura para as aplicações implementadas: selecionada
    • Chave ServerSelectionAllowed XML: valor False ou chave omitida

  • Visualização de uma mensagem de erro com acesso possível à caixa de diálogo de seleção de servidor
    O usuário pode acessar a janela de seleção de servidor clicando no botão Selecionar .... Este funcionamento é obtido com a seguinte configuração:
    • Opção Utilizar a nova arquitetura para as aplicações implementadas: selecionada
    • Chave ServerSelectionAllowed XML: valor True

    =>

  • Visualização direta da caixa de diálogo de seleção de servidor
    Funcionamento pré-determinado para os bancos de dados convertidos. Este é o funcionamentos nas versões anteriores de 4D. É obtido com a seguinte configuração:
    • Opção Utilizar a nova arquitetura para as aplicações implementadas: desativada
    • Chave ServerSelectionAllowed XML: ignorada   
       



Ver também 

Página Compatibilidade

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Finalizar e distribuir aplicativos

 
HISTÓRIA 

Modificado: 4D v15 R4

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)