4D v16.3

Gerenciamento de arquivo de dados em aplicativos finais

Página Inicial

 
4D v16.3
Gerenciamento de arquivo de dados em aplicativos finais

Gerenciamento de arquivo de dados em aplicativos finais  


 

Quando um usuário executa um aplicativo fusionado ou uma atualização (mono-usuário ou aplicativos cliente-servidor), 4D tenta selcionar um arquivo de dados válido. Diversas localidades são examinadas pelo aplicativo sucessivamente.

A sequência de abertura para executar um aplicativo fusionado é

  1. 4D tenta abrir Último arquivo de dados aberto,  como descrito abaixo (não aplicável durante execução inicial).
  2. Se não for encontrado, 4D tenta abrir o arquivo de dados em uma pasta de dados pré-determinada ao lado do arquivo  .4DC em modo somente leitura (novo em  4D v15, descrito abaixo).
  3. Se não for encontrado, 4D tenta abrir o arquivo padrão  (mesmo nome e mesmo local que o arquivo  .4DC).
  4. Se não for encontrado, 4D exibe uma caixa de diálogo normal  "Abrir arquivo de dados".

Quando a opção de compatibilidade  Use new architecture for application deployments estiver marcada (ver Página Compatibilidade), qualquer apliativo standalone ou servidor construido com 4D armazena a rota do último arquivo de dados aberto na pasta de preferências de usuário do aplicativo.

Nota de Compatibilidade: Em versões anteriores do programa, esta informação era armazenada no arquivo de estrutura

O local da pasta de preferência de usuários do aplicativo corresponde a rota retornada pelo seguinte comando:

 userPrefs:=Get 4D folder(Active 4D Folder)

A rota de arquivo de dados é armazenada em um arquivo dedicado chamado de ultimaRotaDados.xml.

Graças a esta arquitetura, quando oferecer uma atualização para seu aplicativo, o arquivod de dados local do usuário (último arquivo de dados usado) será aberto automaticamente na primeira execução

Este mecanismo é normalmente adequado para implementações normais. Entretanto para necessidades específicas, por exemplo, se duplicar seus aplicativos fusionados, pode precisar mudar o modo com que o arquivo de dados é linkado ao aplicativo. Para saber mais, veja  a próxima seção "Configurando o modo  data linking".

Com seus aplicativos compilados, 4D automaticamente usa o último arquivo de dados aberto. De forma pré-determinada, quando a nova arquitetura é ativada (a partir de 4D v15 R4, ver seção acima), a rota dos arquivos de dados é armazenada na pasta de preferências de usuário do aplicativo e é linkada ao nome do aplicativo.

Isso pode ser inapropriado se quiser duplicar um aplicativo fusionado que intensiona usar arquivos de dados diferentes. Aplicativos duplicados na verdade dividem a pasta de preferências de usuário e assim sempre usam o mesmo arquivo de dados - mesmo se o arquivo de dado for renomeado, porque o último arquivo usado para o aplicativo é aberto.

4D deixa que você conecte a rota do arquivo de dados a rota do aplicativo. Neste caso, o arquivo de dados será linkado usando uma rota específica e não será apenas o último arquivo aberto.

Duplicação quando dados são conectados por nome do aplicativo:

Duplicação quando os dados são conectados por rota do aplciativo:

Pode selecionar o modo de conexão dos dados durante o processo de construção do aplicativo. Pode :

Agora v15 4D oferece uma maneira simples de incomporar um arquivo de dados, por padrão, em uma aplicação fusionada, para que o aplicativo possa ser instalado ou atualizado em máquinas dos usuários finais sem necessidade de usar uma caixa de diálogo adicional. Para definir um arquivo de dados padrão:

  • O desenvolvedor deve oferecer um arquivo de dados por padrão (chamado de "Default.4DD") e salve-o em uma pasta específica (chamado "Default Data") dentro do pacote do banco de dados (4dbase) . Este arquivo padrão deve ser apresentado juntamente com todos os outros arquivos necessários, dependendo da configuração do índice do banco de dados(.4DIndx), BLOB externo, jornal, etc. Cabe ao desenvolvedor oferecer arquivos de dados válidos. No entanto, note que uma vez que o arquivo de dados padrão for aberto no modo de somente leitura, é recomendado desativar a opção "Usar arquivo de registro" no arquivod de estrutura original, antes de criar o arquivo de dados.
  • Cuando se crea la aplicación, la carpeta de datos predeterminada está integrada en la aplicación fusionada por el proceso de creación de la aplicación. Todos los archivos dentro de esta carpeta de datos predeterminada también están anidados.

  • Quando o aplicativo forcriado, a pasta de dados padrão é integrada ao aplicativo fusionado através do processo de criação do aplicativo. Todos os arquivos dentro desta pasta de dados padrão também são incorporados.

O gráfico a seguir ilustra essa nova funcionalidade:

Quando o arquivo de dados padrão for  detectado no primeiro lançamento, se abrirá silenciosamente em modo de somente leitura, o que permite que você execute qualquer operação personalizada que não modifique o próprio arquivo de dados.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Finalizar e distribuir aplicativos

 
HISTÓRIA 

Criado por: 4D v15
Modificado: 4D v15 R4

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)