4D v16.3

Variáveis sistema

Página Inicial

 
4D v16.3
Variáveis sistema

Variáveis sistema  


 

 

4D administra variáveis de sistema, que permitem controlar a execução de diferentes operações. Todas as variáveis de sistema são  variáveis de processo que só podem ser acessadas dentro de um processo. Esta seção descreve as variáveis do sistema 4D.

Para maiores informações sobre esse tipo de variáveis, consulte o parágrafo System variables na seção Guia Digitação.

OK  

A variável do sistema  OK é a mais comumente usada. Normalmente, é definida como 1 quando uma operação é executada com êxito. É definida como 0, quando a operação falha. Muitos comandos 4D modificam o valor da variável de sistema OK. Consulte a descrição de cada comando para descobrir se ela afeta esta variável do sistema.

Nesta documentação, o pictograma indica que um comando modifica o valor da variável OK. Você pode clicar nesta imagem,  para gerar uma lista de todos os comandos relacionados

FldDelimit contém o código ASCII  que será usado como um separador de campos quando for feita uma importação ou exportação de texto. Por padrão, esse valor é definido como 9, que é o código ASCII para a tecla Tab. Para usar um separador de campos diferentes, atribua um novo valor para FldDelimit.

RecDelimit contém o código ASCII do caractere que será usado como separador de registro ao importar ou exportar texto. Por padrão, esse valor é definido como 13, que é o código de caracteres para o Retorno de Carro. Para usar um separador de registro diferente, atribua um novo valor para RecDelimit.

Estas variáveis podem apenas ser utilizadas em um método de captura de erro instalado pelo comando ON ERR CALL. Se você quiser que elas sejam acessíveis no método que causou o erro, copie o seu valor nas suas próprias variáveis de processo.

  • Error: variável de sistema tipo Longint . Esta variável contém o código de erro. Códigos de erro 4D e códigos de erro de sistema são listados nas secções do tema .
  • Error method: variável de sistema tipo Texto. Esta variável contém o nome completo do método que provocou o erro.
  • Error line: variável de sistema tipo Longint . Esta variável contém o número da linha de origem do erro no método que provocou o erro.
  • Error formula: varipavel sistema de tipo texto. Esta variável contém a fórmula de código 4D (texto sem formato), que está na origem do erro. O texto da fórmula se expressa na linguagem atual do código 4D.  
    Se não for possível encontrar o código fonte responsável do erro, Error formula contém uma string vazia. Este caso pode ocorrer nos bancos de dados compilados quando:
    • o código fonte tiver sido eliminado da estrutura compilada utilizando o gerador de aplicações.
    • o código fonte estiver disponível, mas o banco de dados foi compilado sem a opção Controle de execução.

Estas variáveis de sistema só podem ser utilizados em um método instalado pelo comando ON EVENT CALL (exceto MouseX e MouseY am alguns casos, ver abaixo).

  • MouseDown é definido como 1 quando o botão do mouse é pressionado. Caso contrário, é definido como 0.
  • Se o evento é um MouseDown (MouseDown=1), e variáveis do sistema MouseX e MouseY são, respectivamente, para definir as coordenadas vertical e horizontal do local onde ocorreu o clique. Ambos os valores são expressos em pixels e usam o sistema de coordenadas local da janela.

Nota: Quando um campo de imagem ou variável é clicado, o MouseX e MouseY retornam as coordenadas locais do clique nos eventos de formulário On ClickedOn Double clicked, bem como nos eventos de formulário On Mouse Enter e On Mouse Move. Para mais informações, consulte a seção Introdução a Imagens e o comando SVG Find element ID by coordinates.  Além disso, quando o evento On Mouse Up for gerado em uma imagem, MouseX e MouseY retornam as coordenadas locais onde o botão do mouse foi solto. As coordenadas são expressas em píxels com relação ao canto esquerdo superior da imagem  (0,0). Para saber mais, veja a descrição do comando Is waiting mouse up .

  • KeyCode contém o código do caractere da tecla que foi pressionada. Se ela for uma tecla de função, KeyCode contém um código especial. Os códigos de caracteres de teclas de função estao listados nas seções Códigos Unicode, [#title id="167"/] e OBJECT SET FONT STYLE.
  • Modifiers é definido como as teclas modificadoras (Ctrl/CommandAlt/OptionShiftCaps Lock). Esta variável é significativa apenas na "interrupção em um evento" instalado pelo comando  ON EVENT CALL.
  • MouseProc é definido como o número do processo em que o último evento ocorreu.



Ver também 


Conjuntos
Guia Digitação
Variáveis

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Apresentação da linguagem

 
HISTÓRIA 

New
Modificado: 4D v15 R4
Modificado: 4D v16

 
ARTICLE USAGE

Manual de linguagem 4D ( 4D v16)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.1)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.2)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.3)