As opções desta página permitem ativar e configurar os serviços web do banco 4D, para sua publicação (servidor) e inscrição (cliente).
Para mais informação sobre o suporte dos serviços web em 4D, consulte o capítulo Publicar ou utilizar serviços Web.
Esta área mostra as opções relacionadas com o uso de 4D como um “servidor” de serviços web, publicando métodos projeto em forma de serviços web.
- Permitir requisições de serviços web: esta opção permite “inicializar” a publicação de serviços web. Se esta opção não estiver selecionada, 4D recusa as petições SOAP e não gera um WSDL, mesmo que os métodos tenham o atributo Oferecido como Serviço web. Quando esta opção estiver selecionada, 4D cria o arquivo WSDL.
- Nome do serviço web: esta área permite modificar o “nome genérico” do serviço web. Este nome diferencia aos serviços a nível do servidor SOAP (quando o servidor publica vários serviços web diferentes) assim como nos diretórios de serviços web. Como padrão, 4D utiliza o nome A_WebService.
- Espaço de nomes dos serviços web: esta área permite modificar o espaço de nomes dos serviços web publicados por 4D.
Cada serviço web publicado na Internet deve ser único. A unicidade dos nomes dos serviços web se assegura com o uso de espaços de nomes XML. Um espaço de nomes é uma string de caracteres arbitrária utilizada para identificar de forma única um conjunto de etiquetas XML. Geralmente, o espaço de nomes começa pela URL da empresa (http://minhaEmpresa.com/meuEspacoDeNomes). Neste caso, não é indispensável ter algo em particular na URL definida; o que realmente importa é que a string de caracteres utilizada seja única.Como padrão, 4D utiliza o espaço de nomes: http://www.4d.com/namespace/default.
Nota: segundo a norma XML padrão para nomes de etiquetas, a string de caracteres utilizada não deve conter espaços nem começar por um número. Além disso, para evitar todo risco de incompatibilidade se recomenda não utilizar caracteres estendidos (por exemplo os caracteres acentuados).
Esta área contém várias opções relacionadas com o uso de 4D como “cliente” de serviços web, inscrevendo-se a serviços web publicados na rede.
- Prefixo dos métodos criados pelo assistente: esta área permite modificar o prefixo adicionado automaticamente por 4D ao nome dos métodos proxy gerados pelo assistente de serviços web. Os métodos de projeto proxy constituem um link entre a aplicação 4D e o servidor de serviços web.
Como padrão, 4D utiliza o prefixo “proxy_”.