4D v16.3

Página Web/configuração

Página Inicial

 
4D v16.3
Página Web/configuração

Página Web/configuração  


 

 

As abas da página Web permitem configurar múltiplos aspectos do servidor web integrado de 4D (segurança, início, conexões, serviços web, etc.). Para mais informação sobre o funcionamento do servidor web de 4D, consulte o capítulo Web Server do manual Linguagem de 4D. Para mais informação sobre os serviços web de 4D, consulte o capítulo Publicar ou utilizar serviços Web.

Indica se o servidor web deve iniciar ao se lançar a aplicação 4D. Esta opção está descrita na seção Configuração web server e gestão de conexão.

Automaticamente, 4D publica um banco web na porta Web TCP padrão, que é a porta 80. Se essa porta já estiver sendo utilizada por outro serviço Web, deve modificar o porto TCP utilizado por 4D para este banco. A modificação da porta TCP que permite iniciar o servidor Web 4D baixo Mac OS X sem ser o usuário raiz da máquina (ver a seção Configuração web server e gestão de conexão).

Para fazer isso, vá à área de entrada Porta TCP e indique o número da porta TCP a ser utilizada (um número de porta TCP que não esteja sendo utilizada por outro serviço TCP/IP na máquina).

Nota: Se digitar 0, 4D utilizará o número de porta TCP como padrão, ou seja 80.

Ao nível do navegador web, deve incluir esse número de porta TCP personalizado na descrição da direção utilizada para se conectar ao banco Web. A direção deve ter um sufixo que consiste em dois pontos seguidos pelo número de porta. Por exemplo, se utiliza a porta TCP 8080, deve especificar no navegador “123.4.567.89:8080”.

Advertência: Se utiliza números de porta TCP diferentes dos números do padrão (80 para o modo padrão e 443 para o modo SLL), tenha cuidado de não utilizar números de porta que sejam números padrão para outros serviços que possam utilizá-la simultaneamente. Por exemplo, se planeja utilizar também o protocolo FTP em sua máquina servidor Web, não utilize as portas TCP 20 e 21, as quais são as portas padronizadas para esse protocolo. Para conhecer as atribuições padrão de números de porta TCP, consulte a seção Apêndice B, Números de portas TCP na documentação de Comandos Internet 4D. Os números de porta inferiores a 256 estão reservados para os serviços padrão, e os números  256 a 1 024 estão reservados para os serviços específicos originados nas plataformas UNIX. Para máxima segurança, especifique um número de porta superior a estes intervalos, por exemplo entre 2 000 ou 3 000.

Esta opção permite definir o endereço IP no qual o servidor Web receberá os pedidos HTTP. Por padrão, o servidor Web responde em todos os endereços IP (opção Todos).

O menu pop-up mostra automaticamente todos os endereços IP disponíveis na máquina. Se você deseja que o servidor só responda os pedidos enviados a um endereço TCP/IP específico, simplesmente selecione este endereço através de um menu.

 Esta funcionalidade é para os servidores Web 4D localizados em máquinas com vários endereços TCP/IP, o que é caso freqüente para a maioria dos provedores de hospedagem na Internet (multiHoming.) A implementação de um sistema MultiHoming requer configurações específicas na máquina servidor web:

  • Configuração MultiHoming em Mac OS
Para configurar um sistema MultiHoming em Mac OS:
  1. Abra o painel de controle TCP/IP.
  2. Selecione a opção Manual do menu Configuração.
  3. Crie um arquivo de texto chamado "Direção IP secundária" e guarde-o na subpasta Preferências de sua pasta Sistema.
    Cada linha do arquivo "Direção IP secundária" deve conter uma direção IP secundária e se é necessário, uma máscara de sub-rede e uma direção de router para a direção IP secundária.

Para mais informação consulte a documentação Apple.

  • Configuração MultiHoming em Windows
    Para configurar um sistema MultiHoming em Windows:
  1. Selecione as seguintes sequências de comandos (ou seus equivalentes em função de sua versão de Windows):
            Menu Início > Painel de controle > Conexões de rede e Internet> Conexão de área local (Propriedades) > Protocolo de Internet (TCP/IP) > botão Propriedades > botão Opções avançadas... Se mostra a caixa de diálogo de configuração "Parâmetros avançados TCP/IP).
      2.   Clique no botão Agregar.... na área "Direções IP" e inclua as direções IP adicionais.

Pode definir até 5 direções IP diferentes. Para esta operação, pode necessitar da ajuda de um administrador de redes.

Indique se o servidor web deve aceitar ou não as conexões seguras. Esta opção se descreve na seção .

Permite define a porta TCP/IP utilizada pelo servidor Web para as conexões seguras HTTP via SSL (protocolo HTTPS). O número de porta HTTPS vem estabelecido como 443 (valor padrão).

 Você pode considerar a alteração do número de porta por duas razões principais:

  • Por razões de segurança: os ataques de hackers contra os servidores Web se concentram geralmente nas portas padrões TCP (80 e 443).
  • Em Mac OS X, para permitir aos usuários “padrões” iniciar o servidor Web em modo seguro. Sob Mac OS X, o uso de portas TCP/IP reservado para publicações Web (0 a 1023) requerem privilégios de acesso específicos: só o usuário root pode iniciar uma aplicação utilizando estas portas. Para que usuários padrões possam iniciar o servidor Web, uma solução é modificar o número de porta TCP/IP (ver a seção Configuração web server e gestão de conexão).
É possível passar qualquer valor válido (para evitar restrições de aceso em Mac OS X, deve passar um valor superior a 1023). Para conhecer os números de porta padrões TCP, por favor, consulte o parágrafo "Número da Porta TCP"

Esta opção da página "Web/Configuração" das Propriedades da base permite controlar o suporte de petições que contém os URLs /4DSYNC. Estes URLs se utilizam para a sincronização de dados através de HTTP (para obter mais informação sobre este mecanismo, consulte o parágrafo URL 4DSYNC/).

Esta opção habilita ou desabilita o processamento específico das petições que contem /4DSYNC:

  • Quando não está selecionada, as petições /4DSYNC são consideradas como petições padrão e não permitem o processamento específico (o uso de uma petição de sincronização provoca o envio da resposta tipo "404 - recurso não disponível").
  • Quando se ativa, o mecanismo de sincronização está ativado; as petições /4DSYNC se consideram como petições especiais e são processadas pelo servidor HTTP de 4D.

Por padrão:

  • esta opção não está selecionada no banco de dados criadas com 4D a partir da versão 13.
  • esta opção não está selecionada no banco de dados convertidas de uma versão anterior a 4D v13, razões de compatibilidade. Lhe recomendamos que a desative se sua aplicação não utiliza a função de replicação  HTTP.

O alcance desta opção é local à aplicação e o servidor web deve ser reiniciado para ter ela em conta.

Rotas  

Permite definir a localização padrão dos arquivos do website e indica o nível hierárquico no disco sobre o qual não se poderá acessar os arquivos. Esta opção está descrita na seção Conexões de Segurança.

Esta opção permite definir a página de início padrão para todos os navegadores que se conectem ao banco. Esta página pode ser estática ou semi-dinâmica. Automaticamente, quando o servidor web é lançado pela primeira vez, 4D cria uma página de início chamada “index.html” e a coloca na pasta raiz HTML. Se não modifica esta configuração, todo navegador que se conecte ao servidor web obterá a seguinte página:

 

Para modificar a página web padrão, pode substituí-la simplesmente pela sua própria página “index.html” na pasta raiz do banco ou introduzir a rota de acesso relativa da página que deseja definir a área “Página de início padrão”.

A rota de acesso deve ser estabelecida com relação à pasta raiz HTML como padrão.

Para assegurar a compatibilidade multi-plataforma de seus bancos, o servidor web 4D utiliza, para descrever as rotas de acesso, convenções de escritura particulares. As regras de sintaxe são as seguintes:

  • As pastas se separam por uma barra oblíqua (“/”)
  • A rota de acesso não deve terminar com uma barra oblíqua (“/”)
  • Para “subir” um nível na hierarquia da pasta, introduza “..” (Dois pontos) antes do nome da pasta
  • A rota de acesso não deve começar com uma barra oblíqua (“/”)

Por exemplo, se deseja que a página de início por padrão seja a página “MinhaCasa.htm”, localizada na pasta “Web” (localizada na pasta raiz HTML do banco), introduza “Web/MinhaCasa.htm”.

Nota: também pode definir uma página de início padrão para cada processo web utilizando a rotina WEB SET HOME PAGE.

Se não especifica uma página de início padrão, se chama ao Método de banco de dados On Web Connection. Pode decidir se quer processar a requisição por programação.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Propriedades do Banco

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)