4D v16.3

Página Geral

Página Inicial

 
4D v16.3
Página Geral

Página Geral  


 

 

Esta página contém várias opções que permitem configurar os parâmetros genéricos do banco de dados 4D.

Desenho  

Esta área contém a opção Mostrar a barra de ferramentas. Quando estiver selecionada, a barra de ferramentas de 4D se mostra no ambiente Desenho. 

Geral  

Esta área permite personalizar diferentes opções relativas ao início e ao funcionamento do banco.

Selecione o ambiente no qual deseja que o banco se abra por padrão: Desenho ou Aplicação. A não ser que especifique otra cosa, por padrão 4D abre o banco no ambiente Desenho se não houver senhas para controlar o acesso.

Nota: a escolha de abertura de um banco em modo compilado ou interpretado é feita na caixa de diálogo de abertura (consulte o parágrafo Abrir um Banco de Dados local).

Esta opção permite ativar e definir o sistema de comentários automáticos em seu banco de dados. Estes parâmetros são descritos em Usar os comentários.

Nota de compatibilidade: a partir da versão 12 de 4D, os comentários inseridos no cabeçalho de um método utilizando os caracteres // são mostrados como mensagens de ajuda quando o método se referencia a outro método (ver "Utilizar as mensagens de ajuda" em WA SET EXTERNAL LINKS FILTERS). Esta função, muito útil para documentar métodos usuário, não é compatível com os comentários localizados no Explorador. Se deseja utilizar os cabeçalhos dos métodos para áreas de documentação, não ative os comentários automáticos.

Nota de compatibilidade: esta configuração é obsoleta. A área "Prioridades CPU" só é mostrada por razões de compatibilidade nos bancos convertidos nos que se definiu previamente um valor personalizado. Quando for visualizada a área, na maioria dos casos é recomendado  clicar no botão Configuração de fábrica para reinicializar estes parâmetros e eliminá-los de diálogo.

A página Prioridade CPU permite otimizar o desempenho da aplicação 4D ao modificar a frequência com a qual as aplicações 4D deven “retornar” a outras aplicações.

Na verdade, 4D convive com o sistema operativo da máquina que o aloja como também possivelmente aloja a outras aplicações. Como a arquitetura dos sistemas nos quais se executa 4D não são multi-tarefas, o sistema passa a uma aplicação que logo passa ao sistema e assim sucessivamente. Quando uma aplicação passa ao sistema, indica o tempo limite que quer deixar a outras aplicações.

Em função de seu ambiente de trabalho e suas necessidades específicas, pode colocar o termômetro de prioridade atribuído à aplicação 4D com respeito às outras aplicações que funcionam na mesma máquina. Para um banco similar, é possível definir a prioridade para 4D (modo local), 4D Server e 4D Client separadamente. Estes parâmetros são armazenados no arquivo de estrutura.

Por padrão, os valores correspondem aos parâmetros “médios” (cursor localizado no centro do termômetro). Os valores por padrão dão como resultado um consumo de tempo de máquina de aproximadamente 20%. Em alguns casos esta porcentagem poderia não ser suficiente; se  por exemplo, destina uma máquina exclusivamente a seu 4D Server, seria un desperdício utilizar somente 20% do tempo de CPU e dedicar 80% do tempo restante a ficar ociosa. Nesse caso, o melhor seria aumentar a prioridade de “4D Server” para melhorar seu rendimento. Enquanto que em outros casos, poderia ser melhor diminuir a prioridade de “4D Server” para deixar mais tempo a outras aplicações.

Notas

  • É possível conhecer e definir cada parâmetro por programação utilizando os comandos Get database parameter e SET DATABASE PARAMETER.
  • Atenção: modificar o valor desses cursores de maneira inapropriada pode conduzir a uma deterioração no desempenho da aplicação.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Propriedades do Banco

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)