4D v16.3

Especificar a ação do menu

Página Inicial

 
4D v16.3
Especificar a ação do menu

Especificar a ação do menu  


 

 

Para permitir a um comando de menu realizar uma ação, você deve atribuir um método de projeto ou uma ação padrão que realize esta ação.

Este métodos ou ações padrões realizam as funções indicadas pelos comandos de menu. Por exemplo, o comando de menu Relatório mensal pode chamar um método de projeto que prepare um relatório mensal a partir de uma tabela que contenha os dados financeiros. O comando de menu Cortar pode chamar a ação padrão Cortar para mover a seleção à área de transferência e excluir a janela do primeiro plano. Quando se escolhe um comando de menu, 4D executa a ação padrão ou o método de projeto que lhe foi atribuído.

A escolha de associar uma ação padrão ou um método de projeto a um comando de menu depende do tipo de resultado desejado. Em princípio, é preferível escolher uma ação padrão quando seja possível já que implementam mecanismos otimizados, especialmente ativação/desativação em função do contexto.

Da mesma forma é possível associar ao mesmo tempo uma ação padrão e um método de projeto a um comando de menu. Neste caso, a ação padrão nunca é executada; assim mesmo, 4D utiliza esta ação para ativar/desativar o comando de menu de acordo ao contexto. Quando um comando de menu está desativado, o método de projeto associado não pode ser executado.

Os métodos de projeto são criados no Janela do editor de métodos. Você pode criá-los antes ou depois de atribuí-los aos comandos de menu. Quando tenha atribuído um método a um comando de menu no editor de menus, é possível abrir este método diretamente selecionando o botão [...].

Se um comando de menu não está associado a uma ação padrão ou método, quando este comando é selecionado no menu Aplicação, 4D voltará automaticamente ao modo Desenho (se for acessível).

Para maiores informações sobre processos, veja o capítulo “Processes” na página 931.
Nota de compatibilidade Quando o comando de menu é chamado através de uma URL a partir da página de início do servidor Web em modo contextual, o servidor recebe a URL especial 4DMETHOD se a opção Novo processo estiver selecionada. Neste caso, você deve se assegurar de que o método tem o atributo “Disponível através de 4DACTION, 4DMETHOD e 4DSCRIPT” (para maiores  informações, consulte o parágrafo “Definir as propriedades dos métodos de projeto” na página 776.)

Para atribuir um método de projeto a um comando de menu:

  1. Crie ou selecione o comando de menu.
    A área de propriedades é alterada para mostrar as propriedades do comando de menu selecionado.
  2. Se o método de projeto já existe no banco, selecione-o utilizando o combo box “Nome do método”.
    Ou
    Se o método de projeto não existe, introduza seu nome no combo box “Nome do método” logo clique no botão [...].
    No segundo caso, 4D mostra a caixa de diálogo de criação do método de projeto, permitindo-lhe acessar o editor de métodos.
    Nota: Se você alterar o nome de um método utilizado em um menu, você deve atualizar o nome do método no editor de menus.
  3. Selecione a opção Novo processo (opcional)..
    Se você selecionar a opção Novo processo, é criado um novo processo quando o comando de menu é escolhido. Normalmente, um método associado a um comando de menu é executado no processo atual a menos que ele chame explicitamente a outro processo em seu código. A caixa de seleção Iniciar Novo processo facilita o início de um novo processo.
    Se você selecionar a caixa de seleção Novo processo, 4D criará um novo processo quando o comando de menu seja selecionado. Na lista de processos, 4D atribui um nome padrão ao novo processo ML_NúmeroProcesso. Os nomes de processos iniciados a partir de um menu são criados combinando o prefixo “ML_” com o número de processo, ver o capítulo Processos no manual Linguagem.

Para associar uma ação padrão a um comando de menu:

  1. Crie ou selecione o comando de menu.
    A área de propriedades é alterada para mostrar as propriedades do comando de menu selecionado.
  2. Escolha a ação que você quer atribuir o menu “Ação automática associada”..
    A lista de ações padrões proposta para os menus é similar à lista de ações padrões dos botões (acessível na lista de propriedades de botões do editor de formulários de 4D Editor de formulários). A maioria das ações podem, na realidade, ser usados em ambos contextos. Apenas a ação Separador automático não pode ser associado com um comando de menu: portanto, não aparece no menu pop-up de seleção. Para uma descrição de cada ação padrão, consulte Ações padrões.
    Nota para Mac OS: em Mac OS, os comandos de menus personalizados associados às ações Preferências e Sair são localizados automaticamente no menu da aplicação, conforme as normas de interface desta plataforma.
  3. Selecione a opção Executar sem validação (opcional).
    Quando esta opção está selecionada, 4D não valida o campo onde o cursor se encontra antes de executar a ação associada.
    Esta opção é utilizada principalmente em comandos de menu Edição. Por padrão, 4D processa e “valida” os conteúdos de um campos antes de executar uma ação padrão (através de um comando de menu ou um atalho), o que genera um evento de formulário On Data Change. Isto pode dificultar a operação dos comandos tipo copiar/colar já que o evento de formulário On Data Change é gerado inesperadamente quando se chama estes dois comandos. Neste caso, é útil marcar a opção Executar sem validação.



Ver também 

Ações padrões

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Menus e barras de menus

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)