4D v16.3

Menus personalizados

Página Inicial

 
4D v16.3
Menus personalizados

Menus personalizados  


 

 

É possível criar menus personalizados para seus bancos de dados e aplicações. Como os menus são uma funcionalidade padrão de qualquer aplicação, adicioná-la fará com que seu banco de dados seja mais fácil de ser utilizado e seja mais familiar aos usuários. Quando se cria menus personalizados, também é possível criar barras de ferramentas personalizadas, seus bancos de dados funcionarão como aplicações “autônomas”.

Uma aplicação personalizada deve conter pelo menos uma barra de menu e um menu. Por padrão, quando se cria um banco novo, 4D cria uma barra de menus personalizada de modo que seja possível acessar ao modo Aplicação. Para maiores informações sobre a criação de aplicações personalizadas, consulte Construindo uma aplicação 4D no Manual de Linguagem de 4D.

De modo geral, os menus tem comandos que o usuário seleciona para realizar tarefas: modificar registros, buscar registros, imprimir relatórios, etc. A imagem a seguir mostra um exemplo de menus personalizados.

Uma barra de menus é um grupo de menus que podem ser exibidos juntos na tela. Cada menu de uma barra de menus pode ter vários comandos, incluindo alguns que tem submenus em cascata (conhecidos como submenus hierárquicos). Quando o usuário escolhe um comando de menu ou submenu, chama um método de projeto ou uma ação padrão que realiza uma operação.

É possível ter diferentes barras de menus no mesmo banco de dados. Por exemplo, é possível utilizar uma barra de menus para as operações padrões de seu banco de dados e outra que seja ativada somente para a elaboração de relatórios. Uma barra de menus pode conter comandos destinados a entrada de registros. A barra de menus que aparece com o formulário de entrada pode conter o mesmo menu, mas os comandos estão desativados porque o usuário não os necessita durante a entrada de dados.

Também é possível utilizar o editor de menus para criar as barras de ferramentas personalizadas. Para fazer isto, associe um ícone com um comando de menu. O ícone aparece na barra de ferramentas de 4D e o texto do menu é utilizado como mensagem de ajuda do ícone.
É possível utilizar o mesmo menu em várias barras de menus ou outros menus, ou não associá-lo e administrá-lo somente por programação (neste caso, estamos falando de um menu independente).

Quando estiver desenhando menus, leve em consideração as regras a seguir:

  • Utilize menus para funções que sejam apropriadas para menus: os comandos de menu devem realizar tarefas simples tais como adicionar um registro, realizar pesquisas ou impressões.
  • Agrupe os comandos de menu por funções: por exemplo, todos os comandos de menu para imprimir relatórios devem estar no mesmo menu. Outro exemplo seriam todas as operações para uma determinada tabela devem estar em um menu.
Para criar menus e barras de menus, pode usr:

Note que a linguagem 4D permite criar e administrar barras de menus e menus totalmente por programação, sem utilizar o editor de menus. Para maiores informações sobre este ponto, consulte  Menus no Manual de Linguagem de 4D.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Menus e barras de menus

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)