É possível introduzir as etiquetas e títulos de menus em forma de referências não de textos diretamente. Isto facilita a tradução das aplicações. Você pode utilizar três tipos de referências:
- uma referência a um recurso XLIFF do tipo: xliff:MinhaEtiqueta ou: 10115,3 (compatibilidade). Para maiores informações sobre as referências XLIFF, consulte MissingRef.
- um nome de variável interprocesso, seguido de um número, por exemplo, <>vlang3. Alterar o conteúdo desta variável modificará a etiqueta do menu quando ele seja exibido. Neste caso, a etiqueta chamará a um recurso XLIFF ou STR# em função da arquitetura de tradução do banco:
- Arquitetura XLIFF: o valor contido na variável <>vlang corresponde ao atributo id do elemento grupo. O segundo valor (3 nesse exemplo) designa o atributo id do elemento trans-unit.
- Arquitetura STR#: a cadeia de caracteres contida na terceira linha do recurso STR# cujo número se encontra na variável interprocesso <>vlang se mostrará como etiqueta do menu.
- uma referência a um recurso STR#. Se você introduzir, por exemplo: 2003,3 a cadeia de caracteres contida na terceira linha do recurso STR#2000 será mostrada como etiqueta de menu. O fato de alterar o conteúdo deste recurso STR# por programação utilizando a linguagem 4D (ver el tema Recursos) ou um editor de recursos (sob Mac OS) alterará o nome do menu a próxima vez que ele seja exibido.
Nota de compatibilidade: 4D ainda suporta recursos por razões de compatibilidade unicamente, mas esse mecanismo está obsoleto e não é recomendável que seja utilizado. Recomenda-se que baseie suas interfaces dinâmicas em variáveis ou na arquitetura XLIFF.