4D v16.3

Definir as propriedades dos métodos de projeto

Página Inicial

 
4D v16.3
Definir as propriedades dos métodos de projeto

Definir as propriedades dos métodos de projeto  


 

 

Depois de criar um método de projeto, é possível renomeá-lo e modificar suas propriedades. As propriedades dos métodos de projeto definem principalmente as condições de acesso e de segurança: acesso dos usuários como também acesso para o servidores integrados ou os serviços.

Os outros tipos de métodos não têm propriedades específicas. Suas propriedades estão relacionadas aos objetos aos que estão associados.

Para modificar as propriedades de um método de projeto:

1 – No  WA SET URL FILTERS, selecione o comando Propriedades do método... no menu Método.
Ou
No Página Métodos, do Explorador, faça clique direito no método projeto e selecione Propriedades do método... no menu contextual ou no menu de opções.
Aparece a caixa de diálogo Propriedades do método


Nota: A função de modificação global permite modificar   uma propriedade de todos ou parte dos métodos de banco de dados (ver Alteração global de atributos de métodos).

Nome  

É possível alterar o nome de um método de projeto na área "Nome" da janela de propriedades dos métodos ou desde o Explorador.

O novo nome deve respeitar as regras dos nomes de 4D (ver Convenções no manual Linguagem de 4D). Se já existe um método com o mesmo nome, 4D mostra uma mensagem que indica que o nome do método já foi usado. Se é necessário, 4D ordena novamente a lista de métodos. 

Atenção: mudar o nome de um método já usado no banco pode invalidar os métodos e fórmulas que usam o antigo nome e há o risco de afetar o funcionamento da aplicação. Pode renomear o método manualmente mas se recomenda usar a função para renomear os métodos projeto, descrita na seção Renomear. Com esta função, pode atualizar automaticamente o nome onde se chama o método no modo Desenho.

Com 4D Server, o nome do método é mudado no servidor quando termina de editar o nome. O nome do método é alterado no servidor quando se termina de editar o nome. Se mais de um usuário estiver modificando o nome do método ao mesmo tempo, o nome final do método será o nome especificado pelo último usuário ao terminar de editar o nome. É recomendável definir um proprietário para o método de modo que somente certos usuários possam alterar o nome do método.

Nota: os métodos de banco de dados não podem ser renomeados, o mesmo acontece com os triggers, métodos de formulário e métodos de objeto, os quais estão atados a objetos e pegam os nomes dos objetos relacionados.

Os atributos permitem controlar a utilização e as chamadas do método projeto em diferentes contextos. Note que os atributos podem ser definidos globalmente para uma seleção de métodos projeto utilizando o Explorador (ver a seguinte seção).


Se você não quer que os usuários possam executar um método de projeto utilizando o comando Método... do menu Executar, é possível tornar o método Invisível na caixa de diálogo Propriedades do método. Um método invisível não aparece na caixa de diálogo de execução de métodos (ver o parágrafo A partir da caixa de diálogo de execução de métodos).

Um método de projeto invisível segue estando disponível para os programadores do banco de dados, permanece listado na página Current form table e na lista de rotinas do editor de métodos.

Este atributo é utilizado em caso de uso de componentes. Ao selecionar esta opcão, você indica que o método estará disponível para os componentes se a aplicação é utilizada como banco principal. Caso contrário, quando a aplicação é utilizada como componente, o método estará disponível para os bancos principais.

Para maiores informações sobre componentes, consulte o capítulo Desenvolver e instalar componentes 4D.

Este atributo só é levado em consideração para uma aplicação 4D em modo cliente/servidor. Quando esta opção estiver selecionada, o método de projeto sempre é executado no servidor, sem importar como é chamado.


Para maiores informações sobre esta opção, consulte a seção Executar no atributo servidor do Manual de Referencia de 4D Server.

Esta opção lhe permite declarar o método elegível para execução em modo preemptivo. Normalmente, 4D executa todos os métodos de projeto de suas aplicações em modo cooperativo. Se desejar se beneficiar da função de modo preemptivo, deve declarar explícitamente todos os métodos que desejar que se iniciem em modo preemptivo. O compilador logo verificará que estes métodos sejam realmente thread seguro.

Nota: a execução em modo preemptivo só está disponível em versões 4D de 64 bits em modo compilado. Para saber mais consulte Processos 4D Preemptivos.

 

As seguintes opções estão disponíveis:

  • Pode ser executado em um processo preemptivo: ao selecionar esta opção, declara que o método é capaz de ser executado em um processo preemptivo e portanto deve ser executado em modo preemptivo quando for possível. A propriedade "preemptiva" do método é ativada.
    Quando for selecionada esta opção, o compilador 4D verificará que o método esteja realmente ativo e devolverá erro se não for o caso, por exemplo, se direta ou indiretamente chamar a comandos ou métodos que não  podem ser executados em modo preemptivo (toda a cadeia de chamadas se analisa, mas só os erros são comunicados ao primeiro subnível). Depois, pode editar o método para que seja thread seguro ou selecionar outra opção.
    Se a elegibilidade do método ao modo preemptivo for aprovada, se etiqueta "thread-seguro" internamente e se executará no modo preemptivo sempre que se cumpram as condições requeridas. Esta propriedade define sua elegibilidade para o modo preemptivo, mas não garante que o método realmente possa ser executado em modo preemptivo, já que este modo de execução requer um contexto específico (ver Quando um processo é iniciado de forma preemptiva?).
  • Não pode ser executado em um processo preemptivo: selecionando esta opção, se declara que o método não deve ser executado em modo preemptivo, e portanto sempre se deve executar em modo cooperativo, da mesma forma que nas versões anteriores de 4D. A propriedad "preemptiva" do método se ativa.
    Quando for selecionada esta opção, o compilador 4D não verificará a capacidade do método para ser executado de forma preemptiva; se marcar de forma automática "thread-inseguro" internamente (mesmo se for  teoricamente compatível). Quando for chamado em execução, este método "contamina" qualquer outro método na mesma thread, o que obriga a este thread que seja executado em modo cooperativo, mesmo se os outros métodos forem thread seguro.
  • Indiferente (pré-determinado): Ao selecionar esta opção, declara que não deseja manejar a propriedad preventiva para o método. A propriedad "preventiva" do método se estabelece em "indiferente".  Quando for selecionada esta opção, o compilador 4D avaliará a capacidade preventiva do método e etiquetará internamente como "thread-seguro" ou "thread-insegura". Não se devolve nenhum erro relacionado com a execução preferente. Se for avaliado o  método multi-thread, em tempo de execução que não impedirá a execução de thread preventiva quando for chamado em um contexto preventivo. Pelo contrário, se o método for avaliado como "thread-inseguro", em tempo de execução, se evitará qualquer execução de thread preventiva quando for chamada.

   Lembre que com esta opção, qualquer que seja a avaliação interna thread de segurança, sempre se executará o método no modo cooperativo quando for chamado diretamente por 4D como o primeiro método de matriz (por exemplo através da [id #cmd = "317" /] de comandos). Se etiquetado como "thread-safe" internamente, só será levado em consideração quando for chamado  desde outros métodos dentro de uma cadeia de chamadas.

Atributos de disponibilidade especificam os serviços externos que tem permissão para explicitamente chamar o método.

Este atributo lhe permite publicar o método atual como um Serviço Web através de uma solicitação SOAP. Para maiores informações, consulte o parágrafo Publicar ou utilizar serviços Web.

Quando esta opção está selecionada, a opção Publicado em WSDL está ativada.
 
Os métodos de projeto oferecidos como Serviço web tem um ícone específico: .

Nota: não é possível publicar um método como serviço web se seu nome inclui caracteres que não cumpram com a nomenclatura XML (por exemplo os espaços). Se o nome do método não cumpre com a nomenclatura, 4D não atribui a propriedade.

Este atributo está ativo apenas se o atributo "Oferecido como serviço web" estiver selecionado. Ele permite incluir o método atual no arquivo WSDL da aplicação 4D. Para maiores informações sobre este ponto, consulte o parágrafo Geração de WSDL.

No Explorador, os métodos de projeto que são oferecidos como um serviço Web e publicados em WSDL tem um ícone específico: .

Esta opção permite reforçar a segurança do servidor Web de 4D: quando não está selecionada, o método de projeto não pode ser executado através de uma solicitação HTTP que contenha a URL especial 4DACTION de chamada de métodos (assim como o antigo URL 4DMETHOD) nem as etiquetas especiales 4DSCRIPT, 4DTEXT e 4DHTML (como también las antiguas etiquetas 4DVAR y 4DHTMLVAR).
Para maiores informações, consulte Ações URL e Formulário e Etiquetas HTML 4D no Manual de linguagem de 4D.

No Explorador os métodos de projeto disponíveis tem um ícone específico: .

Por razões de segurança, esta opção não está selecionada por padrão. Deve indicar individualmente os métodos que podem ser executados através dos URLs e as etiquetas especiais.

Quando selecionada, esta opção autoriza o motor SQL de 4D executar o método de projeto. Por padrão, esta opção não está selecionada, o que significa que, a menos que seja autorizado explicitamente, os métodos de projeto 4D estão protegidos e não podem ser chamados pelo motor SQL de 4D.

Esta propriedade aplica a todas as pesquisas SQL internas e externas, executadas através do driver ODBC, o código SQL inserido nas etiquetas Begin SQL/End SQL ou o comando QUERY BY SQL .

Notas:

  • Inclusive se um método tem o atributo “Disponible vía SQL”, os acessos definidos no nível das Preferências e propriedades do método são levados em consideração para a execução do método.
  • A função ODBC SQLProcedure retorna únicamente os métodos de projeto que tem o atributo “Disponível via SQL” selecionados.

Para maiores informações sobre o uso do motor SQL de 4D, consulte Princípios para Integração 4D e motor SQL de 4D no Manual de referência SQL de 4D.


Esta opção configura a disponibilidade e o alcance da ação para o método como parte de um link 4D Mobile com um servidor Wakanda.

Para obter mais informação sobre esta opção, consulte Configuração da base de dados 4D no manual 4D Mobile.

É possível controlar o acesso aos métodos definindo os privilégios de acesso e proprietário para grupos de usuários. Somente um grupo pode atribuído para cada privilégio utilizando a lista suspensa de Acesso e Proprietário da caixa de diálogo Propriedades do método. Para maiores informações sobre a criação de um sistema de senhas de acesso com usuários e grupos, consulte a seção Usuários e grupos.

  • A lista suspensa Acesso define o grupo que pode executar o método. Se um usuário que não está no grupo tenta executar o método, 4D mostra uma mensagem indicando que seus privilégios de acesso não lhe permitem executar o método.
  • A lista suspensa Proprietário controle que grupo pode editar o método no ambiente Desenho. Se um usuário que não está no grupo tenta editar o método no ambiente Desenho, 4D mostra uma mensagem indicando que o usuário não tem o privilégio de acesso para editar o método.
Os usuários que aparecem em ambos os grupos podem utilizar ou modificar o formulário sem restrições.

A caixa de diálogo "Atributos dos métodos", permite modificar um atributo de método projeto (Invisível, Oferecido como serviço web, etc) para todos ou alguns dos métodos de projeto do banco de dados em somente uma operação.
Esta função é especialmente útil para modificar os atributos de um grande número de métodos de projeto. Da mesma forma é possível utilizar durante o desenvolvimento para aplicar atributos comuns a grupos homogêneos de métodos.

Para modificar globalmente os atributos de métodos:

  1. No Página Métodos do Explorador 4D, desloque o menu de opções e selecione o comando Mudança global de atributos...
       
        Aparece a caixa de diálogo “Atributos de métodos”:
       

2 - Na área “Nome de método(s) a alterar”, introduza uma cadeia de caracteres que lhe permite designar os métodos que você quer modificar globalmente. A cadeia de caracteres é utilizada como critério de pesquisa dos nomes de métodos.

Utilize o caractere @ para ajudar a definir os grupos de métodos:

    • para designar os métodos cujos nomes comecem por..., digite @ ao final da cadeia. Por exemplo: web@. 
    • para designar os métodos cujos nomes contém..., digite @ no meio da cadeia. Por exemplo: web@write.
    • para designar os métodos cujos nomes terminam em..., digite @ ao início da cadeia. Por exemplo: @write.
    • para designar todos os métodos, digite @ na área.
    • Notas:
      • A pesquisa não leva em consideração diferença entre maiúsculas e minúsculas.
      • É possível introduzir vários caracteres @ na cadeia, por exemplo dtro_@web@pro.@
3-  Na área “Atributo a alterar”, escolha um atributo da lista suspensa, logo clique no botão de opção Verdadeiro ou Falso correspondente ao valor aplicado.
Nota: Se o atributo “Publicado en WSDL” é definido como Verdadeiro, só será aplicado aos métodos de projeto que contenham o atributo “Oferecido como Serviço Web”.

4 - Clique em Aplicar.
A modificação é aplicada instantaneamente a todos os métodos de projeto atribuídos pela cadeia de caracteres introduzida.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Editar Métodos

 
HISTÓRIA 

Modificado: 4D v15 R5

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)