A partir da versão 14, 4D suporta a notação de endereços IPv6. Isto afeta a todos os servidores integrados de 4D, ou seja:
- O servidor web, assim como o servidor SOAP,
- O servidor SQL.
Nota: para obter mais informações sobre IPv6, consulte a seguinte especificação: RFC 2460.
O suporte de IPv6 é transparente para os usuários e para os programadores 4D: o programa aceita indiferentemente as conexões IPv6 ou IPv4 quando a configuração "Endereço IP" da porta de escuta do servidor é Todos (ver Definir o Endereço IP para os pedidos HTTP (servidor HTTP) e Preferências de publicação do servidor SQL (servidor SQL).
No entanto, deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- Não há aviso da ocupação da porta TCP
A diferença de versões anteriores de 4D, quando o servidor esta configurado para responder a "todos" os endereços IP com 4D v14, se a porta TCP está sendo utilizado por outra aplicação, já não se indica quando se inicia o servidor. De fato, o servidor 4D não detecta nenhum erro neste caso devido a que a porta permanece livre sob o endereço IPv6. No entanto, não é possível acessar a ela mediante o endereço IPv4 da máquina, nem por meio do endereço local: 127.0.0.1.
Se seu servidor 4D não parece responder na porta definida, pode provar o endereço [::1] no servidor (equivalente sob IPv6 a 127.0.0.1, adicione :numPort para provar um número de porta diferente ao número por padrão). Se 4D responde, é provável que outra aplicação esteja usando a porta em IPv4. - Endereços IPv6 baseados em IPv4
Para padronizar o processamento, 4D oferece uma representação híbrida estándar de endereços IPv4 en IPv6. Estes endreços são escritos com um prefixo de 96 bits em formato IPv6, seguido de 32 bits escritos na notação decimal de pontos de IPv4. Por exemplo, ::fffff:192.168.2.34 representa o endereço IPv4 192.168.2.34.