4D v16.3

Introdução ao Web Server

Página Inicial

 
4D v16.3
Introdução ao Web Server

Introdução ao Web Server  


 

 

4D em modo local, 4D em modo remoto e 4D Server incluem um servidor web que permite publicar bancos 4D ou todo tipo de página HTML na Web. As principais características do motor do servidor web de 4D são as seguintes:

  • Fácil publicação
Pode iniciar ou parar a publicação do banco na Web a qualquer momento. Para fazer isso, só necessita escolher um comando de menu ou executar um comando da linguagem.
  • Métodos de banco dedicados
O Método de banco On Web Authentication Database Method e Método de banco de dados On Web Connection são os pontos de entrada das petições no servidor web; podem ser utilizados para avaliar e dirigir todo tipo de petição.
  • Utilização de etiquetas e de URLs especiais
O servidor web de 4D oferece numerosos mecanismos que permitem a interação com as ações dos usuários, em particular:
- podem ser incluídas etiquetas especiais nas páginas web com o fim de iniciar o processo pelo servidor web no momento em que são enviados aos navegadores.
- as URLs especiais permitem chamar a 4D para executar qualquer ação.
- essas URLs também podem ser utilizadas como ações de formulário para ativar os processos quando o usuário através formulários HTML.
  • Segurança de acesso
Várias opções de configuração automática lhe permitem outorgar autorizações de acesso específicas aos navegadores web ou utilizar o sistema de senhas integrado de 4D. Pode definir um "Usuário web genérico" para simplificar a gestão dos acessos ao interior da banco.
O On Web Authentication Database Method permite avaliar toda petição antes de que seja processada pelo servidor web. Além disso, a capacidade de definir uma pasta raiz HTML por padrão permite restringir o acesso aos arquivos no disco.
Por último, deve designar individualmente os métodos de projeto que podem ser executados através Web.
  • Conexões SSL
O servidor web 4D pode comunicar-se com os navegadores web em modo seguro através do protocolo SSL (Secured Socket Layer). Este protocolo, compatível com a maioria dos navegadores web, permite autenticar o emissor e receptor e garante a confidencialidade e integridade da informação inter-cambiada.
  • Compatibilidade estendida dos formatos de Internet
O servidor web 4D é compatível HTTP/1.1 e compatível com documentos XML e a tecnología WML (Wireless Markup Language)
  • Compatibilidade CGI
O servidor web 4D pode chamar CGIs de uma maneira muito simples, como também ser chamado por outros servidores HTTP através de CGIs.
  • Operação simultânea dos bancos de dados
    • 4D em modo local e a Web
      Se publica um banco 4D na web utilizando 4D em modo local, pode simultaneamente:
      - Utilizar a banco localmente com 4D
      - Conectar-se a a banco utilizando um navegador web.
    • 4D Server e a Web
      Se publicar um banco 4D na Web utilizando 4D Server, pode ser conectado ao banco 4D e utilizado simultaneamente:
      - desde estações de trabalho 4D Remotas
      - desde navegadores Web.
    • 4D em modo remoto e a Web
      Quando um banco 4D é publicado na Web com 4D Client, é possível ser conectado ao banco 4D e utilizada simultaneamente:
      - através de máquinas 4D remotas
      - através dos navegadores web. Neste caso, se o banco também estiver publicado com 4D Server, os navegadores web podem ser conectados ao banco publicado através de cliente 4D ou através de 4D Server. Além disso, isso permite administrar diferentes modos de acesso aos dados (público, administração, etc.).
      Os mecanismos básicos do servidor web de 4D são utilizados de uma forma similar por 4D em modo remoto, com exceção do modo contextual. Na verdade, não é possível utilizar o modo contextual com o servidor Web de 4D em modo remoto.
      Da mesma forma, o funcionamento dos comandos de linguagem é geralmente idêntico, sem importar se o comando se executa em 4D em modo local, 4D Server ou 4D em modo remoto. O principio é que os comandos se aplicam ao site web do máquina no qual se executam. Deve administrar este principio utilizando os comandos Execute on server / EXECUTE ON CLIENT.
  • Repartição da carga com clientes 4D:  já que qualquer máquina 4D rodando remotamente pode ser usado como servidor web, é possível definir um sistema de servidor web dinâmico com repartição de carga. Isso oferece muitas possibilidades de desenvolvimento, mais particularmente:
    • configuração de um sistema de distribuição de carga para melhorar o rendimento do servidor Web 4D: utilizando uma réplica do website que estiver instalada em cada servidor web 4D Client, um distribuidor de carga (hardware ou software) enviará petições às máquinas cliente em função de sua carga atual.
    • a configuração de um servidor web de tolerância de falha: o site web 4D se replica em uma ou mais máquinas 4D Client. No caso de falha de um servidor web 4D, outro o substitui.
    •  a criação de visualizações diferentes dos mesmos dados, por exemplo dependendo da origem das petições. Dentro de uma rede empresarial, um servidor web em uma máquina cliente 4D protegida pode servir as petições Intranet e outro servidor web de máquina cliente 4D, localizado mais além do firewall, servirá as petições Internet.



Ver também 

_o_SET WEB DISPLAY LIMITS
_o_SET WEB TIMEOUT
Conexões de Segurança
Usar protocolo TLS
WEB SEND FILE
Web Server Settings
WEB SET HOME PAGE
WEB SET ROOT FOLDER
WEB STOP SERVER

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Web Server

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de linguagem 4D ( 4D v16)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.1)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.2)
Manual de linguagem 4D ( 4D v16.3)