4D v16.3Usar protocolo TLS |
||
|
4D v16.3
Usar protocolo TLS
Usar protocolo TLS
O servidor web 4D pode comunicar-se em modo seguro através do protocolo TLS (Transport Layer Security)l -- o sucessor do protocolo SSL (Secured Socket Layer). Como padrão, a versão mínima compatível em 4D é TLS 1.2. O protocolo TLS (sucessor do SSL) foi criado para dar segurança ao intercâmbio de dados entre duas aplicações, principalmente entre um servidor web e um navegador. Este protocolo é amplamente utilizado e for compatível com a maioria dos navegadores web. Ao nível da arquitetura de rede, o protocolo TLS se insere entre a capa TCP/IP (nível baixo) e o protocolo de alto nível HTTP. TLS foi criado principalmente para trabalhar com HTTP. O protocolo TLS está criado para autenticar a identidade do emissor e receptor, assim como a confidencialidade e integridade da informação intercambiada:
A chave privada se utiliza para criptografar os dados, e é conservada pelo emissor (o site web). A chave pública se utiliza para descriptografar a informação e se enviar aos receptores (navegadores web) através de um certificado. Quando utiliza TLS em Internet, o certificado é entregue através de uma autoridade de certificação, como Verisign®. O site web paga à autoridade certificadora para entregar um certificado que garantiza a autenticação do servidor e que contenha a chave pública que permita o intercâmbio de dados em modo seguro. Nota: Para maior informação sobre o método de criptografia e o uso de chaves públicas/privadas, consulte a descrição do comando ENCRYPT BLOB. Um servidor Web 4D em modo seguro necessita um certificado numérico de uma autoridade de certificação. Este certificado contém informação tal como a identidade do site além da chave pública utilizada para se comunicar com o site. Este certificado é transmitido aos navegadores web que se conectam ao site. Quando tiver identificado e aceito o certificado, se estabelece a comunicação em modo seguro. Para obter um certificado digital: 1. Gere uma chave privada utilizando o comando GENERATE ENCRYPTION KEYPAIR. Advertência: Por razões de segurança, a chave privada deve sempre ser mantida secreta. Na verdade, deve permanecer sempre na máquina do servidor web. O arquivo Key.pem deve estar localizado na pasta da estrutura do banco. 2. Utilize o comando GENERATE CERTIFICATE REQUEST para fazer uma solicitação de certificado. 3. Envie a solicitação à autoridade de certificação que tiver escolhido. 5. Ponha o arquivo “cert.pem” no local correto. Para o Web Server, esta é a pasta que contém a estrutura da banco. Agora o servidor web pode funcionar em modo seguro. Um certificado é válido geralmente entre seis meses e um ano.Se desejar utilizar o protocolo TLS como servidor web de 4D, os seguintes componentes deve estar instalados no servidor, em diferentes localizações:
Nota: a presença do componente 4DSLI.DLL também é necessária para utilizar os comandos de criptografia de dados ENCRYPT BLOB e DECRYPT BLOB. Por padrão, as conexões TLS são permitidas. Pode deselecionar esta opção se não desejar utilizar as funcionalidades TLS com seu servidor web, ou se outro servidor Web que permite conexões seguras está operando na mesma máquina. Para que uma conexão Web seja realizada em modo seguro, a URL enviada pelo navegador deve começar por “https” (em lugar de “http”). O algoritmo de criptografia utilizado para a conexão é decidido pelo navegador e o servidor Web. O servidor Web 4D dispõe de vários algoritmos de criptografia simétricos (RC2, RC4, DES...). Se utilizar o algoritmo comum mais poderoso. A utilização de TLS no servidor web 4D não necessita de uma configuração do sistema específica. Entretanto, deve lembrar que um servidor web TLS pode igualmente funcionar em um modo não seguro. O modo de conexão pode trocar para outro modo se o navegador necessita fazer isso (por exemplo, na área da URL do navegador, o usuário pode substituir “HTTPS” por “HTTP”). O desenvolvedor pode proibir ou redirecionar as petições efetuadas em um modo não seguro. O comando WEB Is secured connectionpermite obter o modo de conexão atual.
Ver também
DECRYPT BLOB
|
PROPRIEDADES
Produto: 4D
HISTÓRIA
PALAVRAS CHAVES cert.pem, key.pem, 4DSLI.DLL ARTICLE USAGE
Manual de linguagem 4D ( 4D v16) |