4D v16.3

Instalar plugins ou componentes

Página Inicial

 
4D v16.3
Instalar plugins ou componentes

Instalar plugins ou componentes  


 

 

Plug-ins e componentes trazem funcionalidades adicionais às suas aplicações.

  • Plug-ins são programas externos, geralmente desenvolvidos em C, que dão acesso a várias funcionalidades. Por exemplo, o plug-in 4D Write oferece as funções de um software de processamento de texto. Alguns plug-ins como o  4D Internet Commands são oferecidos gratuitamente, outros necessitam da compra de uma licença específica. Plug-ins podem ser desenvolvidos pela 4D SAS our por terceiros. 
  • Componentes são programas independentes desenvolvidos com 4D que oferecem funcionalidades adicionais de alto nível. Por exemplo, o componente 4D SVG amplia as capacidades normais do 4D relacionadas ao trabalho com SVG.

Plug-ins e componentes se integram no seu ambiente 4D e 4D Server. Para poder usá-los em seus bancos de dados, você deve instalá-los em locais adequados. Locais diferentes são possíveis, dependendo de como eles serão usados e do seu sistema operacional.

Nota: Para maiores informações sobre desenvolvimento e distribuição de componentes, veja o capítulo Desenvolver e instalar componentes 4D.

A instalação dos plug-ins no ambiente 4D é efetuada ao copiar os arquivos dos plug-ins nas pastas apropriadas: plug-ins vão a uma pasta chamada Plug-ins e componentes na pasta chamada Componentes. Essas pastas podem ser localizadas em dois locais diferentes dependendo de suas necessidades (ver próxima seção).

Aqui estão os elementos a serem localizados nas pastas:

  •  As pastas “PluginName.bundle” (chamadas pacotes em Mac OS) contém as versões Windows e Mac OS dos plug-ins 4D. Sua arquitetura interna específica permite a 4D Server carregar a versão apropriada de acordo com a plataforma de execução de 4D Client.. Para instalar um plug-in no seu ambiente, você só deve colocar a pasta “PluginName.bundle” ou o pacote correspondente na pasta Plugins desejada.
  • Componentes são banco de dados matriz cujos arquivos têm as extensões .4db (banco de dados matriz interpretado), .4dc (banco de dados matriz compilado) ou  .4dbase (banco de dados matriz do tipo pacote , veja o parágrafo Extensão .4dbase ). Você pode usar alias (Mac OS) or atalhos (Windows) para esses banco de dados matrizes. A pasta de componentes pode conter qualquer arquivo ou pasta personalizados necessário para a operação de componentes (xliff, imagens, e assim por diante). Por outro lado, ela não pode conter plug-ins ou subpastas de componentes, ou arquivos de dados ou arquivos de estrutura de usuários (.4DA). Se esses itens estiverem presentes, eles serão ignorados por 4D. Para maiores detalhes sobre arquitetura de componentes, consulte  Introdução .

Os plug-ins e os componentes são carregados por 4D quando a aplicação inicia. Portanto, é necessário sair de sua aplicação 4D antes de copiar arquivos ou pastas. Logo, abra seu banco de dados com 4D. Se o uso do plug-in necessita uma licença específica, o plug-in se carregará mas não se ativará.

Você pode colocar as pastas PlugIns e Componentes em dois lugares diferentes:

  • No mesmo nível da aplicação 4D executável:
    • Com Windows: junto ao arquivo .exe
    • Com Mac OS: no primeiro nível da pasta Conteúdos, no interior do pacote de aplicação.
    Nesse caso, os plug-ins e componentes estão disponíveis em qualquer banco de dados aberto com a aplicação.
  • No mesmo nível que o arquivo de estrutura de banco de dados.
    Nesse caso, os plug-ins e componentes estão disponíveis apenas para esse banco de dados particular.

A escolha da localização depende de como você deseja usar o seu plug-in ou componente.

Se o mesmo plug-in ou componente está localizado nos dois locais, 4D irá carregar apenas aquele localizado junto à estrutura. Numa aplicação que for compilada e fusionada usando 4D Volume Desktop, se houver várias cópias do mesmo plug-in ou componente presentes, a aplicação não iniciará.

A partir da v14, os plug-ins 4D estão disponíveis em versões Windows de 64 bits. Desta forma você pode tomar vantagem da arquitetura de 64 bits em uma configuração utilizando a versão de 64 bits Windows de 4D Server.

As versões 64 bits se incluem nos pacotes plug-in. Não se requer nenhuma instalação específica.

Os seguintes plug-ins estão disponíveis em uma versão Windows de 64 bits:  

  • 4D Write
  • 4D View
  • 4D Internet Commands
  • 4D Pack
  • 4D ODBC Pro
  • 4D for OCI (Deve instalar o OCI de 64 bits antes do plug-in 4D For OCI de 64 bits. Pode obter esta versão de OCI de Oracle, Inc.)

O funcionamento dos plug-ins de 32 bits e 64 bits é idêntico. No entanto, tenha em conta que o comando _o_Open external window não pode ser utilizado em um 4D Server de 64 bits.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Gestão de arquivos 4D

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)