4D v16.3

Criar uma nova Aplicação

Página Inicial

 
4D v16.3
Criar uma nova Aplicação

Criar uma nova Aplicação  


 

 

Pode criar uma base de dados vazia ou pode criar uma base de dados a partir da definição de estrutura previamente exportada.

A criação de um banco de dados se realiza de maneira idêntica seja a partir da aplicação 4D ou a partir da aplicação 4D Server

Você pode criar um banco em branco, ou seja, que não contenha tabelas, campos ou formulários. Esse é o equivalente a uma folha em branco para um banco de dados.

Para criar um banco em branco

  1. Selecione Novo > Banco de dados... no menu Arquivo ou no menu associado com o botão “Novo” na barra de ferramentas de 4D.Você também pode clicar diretamente no botão “Novo” da barra de ferramentas.
    Aparece uma caixa de diálogo padrão de salvar arquivos de maneira que é possível escolher o nome e a localização do banco 4D:

  2. Introduza o nome do seu banco e clique em Salvar.
    Você pode escolher todo nome de arquivo que seja aceito pelo seu Sistema Operacional.

    Atenção: se sua base está destinada para trabalhar em outros sistemas, deve ter em conta as restrições específicas para cada uma delas. Por exemplo, os caracteres "backslash" (\) são aceitos sob OS X mas não são permitidos sob Windows.

Ao validar a caixa de diálogo, 4D fecha o banco atual (se existir), cria uma pasta na localização definida (o nome da pasta é o nome do banco) e coloca todos os arquivos necessários para o funcionamento do banco. Para maiores informações sobre a arquitetura dos bancos de dados, consulte o parágrafo  Arquitetura do Banco de Dados

É exibida a janela da aplicação 4D e o explorador aparece no primeiro plano. Logo é possível, por exemplo, criar formulários de projeto ou exibir o editor de estruturas ou adicionar tabelas, campos, etc.

As definições de estruturas exportadas ao formato XML podem ser utilizadas para criar novos bancos de dados idênticos. Neste caso, a definição da estrutura pode ser considerada como um modelo de estrutura, que é possível duplicar com toda tranqüilidade.Para maiores informações sobre a exportação e importação de definições de estruturas, consulte o parágrafo Exportar e importar definições de estrutura

Uma definição de estrutura XML pode ser utilizada como tal ou pode ser modificada previamente por meio de um editor XML. Este princípio permite contemplar todo tipo de mecanismo utilizado para gerar estruturas por programação.

Além do mais, como o formato interno dos arquivos XML de descrição das estruturas 4D é público  (ver o parágrafo Formato de uma definição de estrutura 4D, é possível criar este tipo de arquivo a partir de outros ambientes de banco de dados ou toda aplicação de desenho para gerar automaticamente bancos de dados 4D.

Para criar um banco de dados a partir de uma definição de estrutura:
  1. Selecione Novo > Banco de dados a partir de definição de estrutura... no menu Arquivo de 4D ou no menu associado ao botão “Novo” na barra de ferramentas de 4D. Aparece uma caixa de diálogo padrão de abertura de documentos de maneira que é possível especificar o arquivo de descrição a abrir. Você deve selecionar um arquivo de formato XML que respeite a “gramática” das descrições de estrutura 4D (o programa valida o arquivo via a DTD).
  2. Selecione um arquivo XML de descrição de estrutura e logo clique em Aceitar. 4D exibe uma caixa de diálogo que pode ser utilizada para escolher o nome e a localização do banco de dados a criar.
  3. Escolha o nome e a localização do banco de dados a ser criado e clique no botão Salvar.

Se o arquivo XML é válido, 4D fecha o banco atual (se existir) e cria uma nova estrutura baseada na definição de estrutura. É criada uma pasta na localização indicada (o nome da pasta é o nome do banco) que contém todos os campos necessários para o funcionamento do novo banco. Logo é exibida a janela do Explorador.

 

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Gestão de arquivos 4D

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)