4D v16.3

Descrição dos Arquivos 4D

Página Inicial

 
4D v16.3
Descrição dos Arquivos 4D

Descrição dos Arquivos 4D  


 

 

4D cria por padrão vários arquivos e pastas para cada banco de dados. Os arquivos adicionais também são utilizados quando o banco tenha sido convertido de uma versão anterior.

Quando você cria um banco de dados, os seguintes arquivos e pastas são gerados, por padrão, no disco:

  • Um arquivo de estrutura (extensão “.4DB”). O arquivo de estrutura contém todas as especificações associadas a estrutura do banco (tabelas, campos, propriedades de tabelas e campos), formulários, métodos, barras de menus, usuários e grupos de usuários, senhas de acesso, imagens e listas de seleção. O arquivo de estrutura é nomeado com o nome que você introduz na caixa de diálogo, seguido por “.4db. 
  • Um arquivo de dados (extensão “.4DD”)
    O arquivo de dados contém os dados introduzidos nos registros e todos os dados que dependem dos registros. O arquivo de dados recebe o nome que foi introduzido na caixa de diálogo de criação do banco, seguido por “.4dd”).
    Quando se abre um arquivo de estrutura de 4D, a aplicação abre, por padrão, o arquivo de dados atual. Se você muda o nome ou a localização deste arquivo, aparecerá a caixa de diálogo de abertura de arquivos de maneira que é possível selecionar o arquivo de dados ou criar um novo (consulte Alterar o arquivo de dados).
    Um arquivo de dados é automaticamente associado com o arquivo de estrutura que o criou de maneira a evitar manipulação incorreta.
  • Um arquivo de índice de estrutura (extensão “.4DIndy”) e um arquivo de índice de dados (extensão “.4DIndx”). Os índices criados em um banco 4D são armazenados como arquivos separados. Estes arquivos são localizados automaticamente junto ao arquivo de estrutura. Não devem ser movidos ou renomeados; do contrário, 4D terá que criá-los novamente.
NomeBanco.4DIndx contém os índices de dados e NomeBanco.4DIndy contém os índices da estrutura (utilizado particularmente quando são realizadas pesquisas na estrutura).Uma das principais vantagens é que em caso de corrompimento do índice, é possível excluir fisicamente o arquivo antes de iniciar 4D de maneira que se crie automaticamente um novo.
  • Um arquivo de histórico de dados (extensão “.journal”) — arquivo criado unicamente se o banco utiliza um arquivo de histórico. O arquivo de histórico permite assegurar a segurança dos dados do banco entre os backups. Todas as operações efetuadas nos dados de um banco são guardadas sequencialmente neste arquivo. De maneira que cada operação nos dados cause duas ações simultâneas: a primeira nos dados do banco (a instrução é executada normalmente) e a segunda no arquivo de histórico (é registrada a descrição da operação). O arquivo de histórico é construído de maneira independente, sem afetar, ou retardar o trabalho do usuário. 

    Um banco só pode trabalhar com um arquivo de histórico por cada vez. O registro de histórico registra operações tais como inserções, modificações, ou eliminações de registros, transações, etc. O arquivo de histórico é gerado, por padrão, quando um banco é criado. Para maiores informações, consulte o parágrafo Gestão do arquivo de histórico.

  • Uma pasta Resources, contém os recursos externos.
    A pasta Resources, deve estar localizada junto ao arquivo de estrutura do banco (.4db ou .4dc), está destinada a agrupar todos os arquivos do banco externos necessários para a interface do banco.
    Nesta pasta, é possível localizar todos os arquivos necessários para a tradução, ou personalização da interface da aplicação (arquivos de imagem, texto, XLIFF, etc.) 4D utiliza mecanismos automáticos para utilizar os conteúdos desta pasta, em particular para a manipulação de arquivos XLIFF (ver MissingRef) e imagens (ver Usar imagens estáticas).  No contexto de uso em modo remoto, a pasta Resources permite compartilhar arquivos entre o computador servidor e todos os computadores clientes. Para maiores informações, consulte a seção Gerenciamento da pasta Resources no manual de referência de 4D Server. 
  • Uma pasta Preferences, contém os arquivos de configuração específicos do banco – pasta criada unicamente quando é necessário.
A pasta Preferences armazena os arquivos de configuração do banco, geralmente em formato XML. É criada automaticamente, mais especificamente quando é utilizada a função backup (arquivo Backup.xml) ou do gerador de aplicações (arquivo BuildApp.xml)
  • Uma pasta Logs contém os arquivos de histórico do banco atual. Esta pasta se encontra no mesmo nível que o arquivo de estrutura.Reúne os seguintes arquivos de histórico: :
    • conversão do banco,
    • pedidos do servidor web,
    • verificação e reparação de dados,
    • verificação e reparação da estrutura,
    • diário de atividades de backup/restauração,
    • depuração dos comandos,
    • pedidos 4D Server (gerados nos computadores cliente e no servidor).

    Estes arquivos e pastas são localizados inicialmente na mesma pasta quando o banco é criado, é recomendado não movê-los com a finalidade de não alterar os mecanismos automáticos de 4D.

Aviso: em OS X, os arquivos de bancos de dados não estão bloqueados por 4D ou pelo sistema, mesmo quando estão sendo utilizados pela aplicação. Para evitar qualquer risco de danificar o banco de dados, tenha certeza de não renomear, mover ou eliminar arquivos que estejam em uso.

Quando você usar um banco criado com uma versão de 4D anterior ao v11, arquivos adicionais estão presentes:

  • Um arquivo de recursos de estrutura (extensão “.RSR”)
    Este arquivo contém os “antigos” recursos de tipo Macintosh associados a estrutura do banco.
    Os arquivos .4DB e .RSR sempre devem estar localizados no mesmo diretório e ter o mesmo nome, caso contrário não será possível abrir o banco de dados.
  • Um arquivo de recursos de dados (extensão “.4DR”).
Contém os “antigos” recursos associados aos dados do banco.
Para maiores informações sobre a conversão de bancos, consulte o parágrafo Conversão de bancos de versões anteriores

      

 

Por padrão, os bancos de dados 4D são criados automaticamente em uma pasta com o sufixo .4dbase. Por exemplo, um banco chamado “Faturas” será criado na pasta [Faturas.4dbase]. Esta pasta armazena todos os elementos necessários para o funcionamento correto do banco.

Graças a este princípio, sob Mac OS as pastas dos bancos aparecem como pacotes. É possível fazer clique duplo no pacote para iniciar diretamente 4D, o banco e o arquivo de dados atual. Também é possível arrastar e soltar o pacote no ícone da aplicação 4D. Isto também significa que o banco pode ser localizado em uma ferramenta de controle de versões.

 Sob Windows, este funcionamento não tem um impacto particular.

Você pode desativar este funcionamento padrão desmarcando a opção Criar um pacote para os novos bancos em Preferências, ver Página Geral

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Gestão de arquivos 4D

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)