4D Write Pro pode abrir e converter documentos 4D Write conservando a maioria de suas propriedades específicas. Quando os documentos 4D Write se armazenam em um campo BLOB, o conteúdo de 4D Write pode ser recuperado simplesmente utilizando o comando WP New:
   
 [WRITEAREAS]AreaNTWP:=WP New([WRITEAREAS]AreaNT_)
 Diferentemente de 4D Write, 4D Write Pro não é um plug-in, pois está totalmente integrado em 4D. Lembre que 4D Write Pro utiliza a mesma licença que 4D Write. Necessita ter esta licença instalada em sua aplicação para habilitar a funcionalidade.
 Os objetos 4D Write Pro permitem importar documentos 4D Write destas maneiras:
  - Arquivos 4D Write de última generación (ou seja, .4w7 ou .4wt) armazenados em disco podem ser convertidos diretamente:
     C_OBJECT($docWritePro)
    $docWritePro:=WP Import document("myFile.4w7")
    WP EXPORT DOCUMENT($docWritePro;"myFile.4wp")
    Os arquivos 4D Write antigos (.4w6) devem ser convertidos previamente em arquivos .4w7. 
    Atenção: dado que o plug-in 4D Write não está disponível em aplicações 64 bits, deve converter seus documentos 4D Write utilizando uma versão de 4D 32 bits (até 4D v17 R4).  
  - Para os arquivos 4D Write armazenados em campos BLOB, devem ser transferirdos a um campo Objeto e depois ser convertido utilizando o comando WP New.
Os documentos 4D Write armazenados em campos imagem devem ser movidos previamente aos campos BLOB. Para fazer isso, pode:
        (recomendado) utilize o componente Extract4W7, que converte os campos imagem 4D Write em campos BLOB 4D Write diretamente desde uma versão 4D 64 bits. Para saber mais sobre o componente Extract4W7, consulte esta publicação de blog.  
        ou execute o código abaixo em uma versão 4D 32 bits (até 4D v17 R4, como se indicou anteriormente):
          
 Notas
  - Comprove as funcionalidades e objetos importáveis consultando: Que propriedades se conservam de 4D Write?
  - as funcionalidades de 4D Write Pro são apoiados em Direct2D. Com máquinas em Windows 7 ou Windows Server 2008, tenha certeza de que instalalou o componente Platform Update for Windows para que possa se beneficiar da versão exigida de Direct2D.
  
 
    
    
    O filtro não estava ativo para os documentos 4D Write Pro em versões anteriores. Se seus documentos 4D Write Pro fazem referência a métodos 4D, já não são avaliados corretamente quando tenham se convertidos a 4D v16 ou superior. As mensagens são mostradas como "## Error # 48". 
Neste caso, deve agregar os métodos à lista de métodos permitidos utilizando o comando SET ALLOWED METHODS.
 
    
    
    Novos comandos foram adicionados e outros existentes foram desenvolvidos para funcionar com 4D Write Pro: