4D v17 funciona em 32 bits ou 64-bits, macOS ou Windows.
Atualizar uma aplicação 4D 32 bits a uma versão 64 bits exige um trabalho de preparação.
Toda a linha de produtos 4D 64 bits já não depende da biblioteca Mac2Win de Altura. Mac2Win de Altura agora está completamente eliminado das versões 64 bits de 4D Developer Edition e 4D Volume Desktop, o que permite que estes produtos utilizem completamente as API Windows modernas:
- 4D Developer Edition e 4D Volume Desktop Windows 64 bits em v17 (desde v16R2)
- 4D Server Windows 64 bits em 4D v17 (desde v16 R4)
Nota: as versões Windows 32 bits de 4D ainda utilizam Mac2Win.
4D Developer Edition 64 bits integra os novos editores de etiquetas, de relatórios rápidos e de importação e exportação, modernos, intuitivos e fácil de usar. Pode lançar várias instâncias de 4D Developer Edition 64 bits em seu computador sem ter que instalar a aplicação duas vezes.
Se sua aplicação funciona com um 4D Server 64 bits Windows ou macOS, a maior parte do trabalho já está feito. As aplicações monoposto 64 bits podem exigir alguns passos adicionais. Esta seção oferece uma lista de comprobação passo a passo para ajudar a verificar todos os pontos necessários antes e depois da atualização.
Várias funcionalidades foram atualizada, desativadas ou mesmo declaradas obsoletas com a migração a 64 bits de nossos produtos. Todos os detalhes são listados no parágrafo da seção Usar o 4D Developer Edition de 64 bits.
Nota: da mesma forma que com qualquer processo de atualização, é uma boa prática utilizar o CSM e lançar um processo de verificação antes de cada passo importante para ter certeza de que tanto os dados como a estrutura são válidos.
O primeiro requisito consiste em atualizar seus plug-ins (se houver) a sua versão 64 bits:
- Plug-ins 4D:
Todos os plug-ins já existem em versões 64 bits, exceto 4D Write e 4D View.
- S sua aplicação utilizar 4D Write, deve considerar migrar seu código a 4D Write Pro. Uma boa prática é salvar seu código 32 bits existente e iniciar um novo módulo baseado em 4D Write Pro 64 bits. Se, durante um período transicional, quiser ter de uma vez seus documentos 4D Write e 4D Write Pro, deve utilizar 4D v17 32 bits.
- Se sua aplicação utilizar 4D View, deverá utilizar as funcionalidades de 4D View Pro ou outras alternativas.
- Plug-ins de terceiros:
Contacte a seus fornecedores para obter as versões 64 bits.
- Atualize sua aplicação à última versão 32 bits, por exemplo, 4D v17 32 bits.
- Tenha certeza que o modo Unicode esteja ativo.
- Convierta todas as imagens PICT/cicn/QuickTime.
Para detectar os formatos de imagem obsoletos em seus dados, pode utilizar o comando [#cmd id="1406"/].
Também é necessário substituir todas as imagens não compatíveis na estrutura de seu banco de dados. Uma verificação com o MSC vai detectar imagens obsoletas em arquivos de recursos para imagens e botões 3D, assim como imagens estáticas. - Substitua as funcionalidades baseadas em XSLT (comandos _o_XSLT APPLY TRANSFORMATION, _o_XSLT SET PARAMETER ou [#cmd id="884"/]), pelo comando PROCESS 4D TAGS por exemplo.
- Substitua as chamadas _o_Font number por chamadas de nome de fontes.
- Elimine todo código que crie ou modifique arquivos de recursos.
Neste ponto, já está pronto para abrir seu banco de dados com uma versão 64 bits de 4D.
- Abra sua aplicação com uma versão 64 bits de 4D Developer Edition.
- Se utilizar o WebKit integrado para suas áreas Web, verifique que passe automaticamente ao motor de sistema (o acceso aos métodos 4D a través de $4d continua sendo válido).
- Se seu código utilizar a opção modo impressão Mac do comando SET PRINT OPTION, deve ser substituído por uma chamada a SET CURRENT PRINTER com a constante Generic PDF driver.
- Comprove as chamadas e usos do editor de etiquetas (consulte Editor de etiquetas (64 bits)).
- Comprove as chamadas e usos do relatório rápido (consulte Relatórios rápidos (64 bits))
Sua aplicação é totalmente compatível com 64 bits e pode se beneficiar de todas as novas funcionalidades de 4D 64 bits.