4D v14Eventos |
||
|
4D v14
Eventos
Eventos
Além das manipulações explicadas no vídeo, também se deve levar em conta que: Não todos os objetos têm os mesmos eventos: por exemplo, não se pode selecionar o evento "On Data Change" para um botão, como não pode "entrar" em seu conteúdo (título). Estes são alguns exemplos:
Esta lista lhe ajudará a entender os eventos. Pode consultar a documentação de 4D para obter uma descrição completa dos eventos. Há um detalhe importante que os usuários novos sempre perguntam: “¿Devo selecionar os eventos de formulário ou os eventos de objetos?” A resposta é simples: tudo depende de onde vai ser criado seu método.
Enquanto os métodos objeto devem conter o que é específico a cada objeto (botão, campo, etc.) Essa é a regra geral e você deve ter boas razões antes que a considere quebrar. Lembre:
O que sucede é que movemos certos processos no método formulário. Por exemplo, deve recalcular um valor em função de 10 parâmetros editáveis. Para cada parâmetro modificado, deve voltar a realizar o cálculo. No lugar de colocar a fórmula (ou chamada de método) em cada um dos 10 campos parâmetros, é possível mover este cálculo no método formulário. Neste caso, é mais fácil e centralizado, no entanto, é bem provável que o novo cálculo se realize com maior frequência do que o necessário, especialmente durante a modificação de uma área que não figura no cálculo final. (Nota: 4D permite saber qual foi o objeto modificado para que podamos adaptar o cálculo de acordo com esta informação). É importante saber a ordem em que os eventos se executam. Por exemplo, para um botão, os eventos se executam na seguinte ordem:
Um campo ou uma variável onde seja feito clique:
Para economizar tempo ao escrever seu código e torná-lo mais confiável, lembre configurar macros (archivo “macros.xml”). Por exemplo, pode criar um macro que escreva o seguinte código quando digite “#$evt” em seu método: $evt:=Form event Enquanto esteja aprendendo a utilizar 4D, lhe recomendamos começar por colocar seus métodos em seus objetos, terá maior flexibilidade para a atualização. Logo, comece por utilizar as chamadas de métodos genéricos e por último, quando tudo funcione corretamente, veja o que pode passar dos métodos objeto a seu método formulário ou métodos projetos. A continuação pode começar a passar ponteiros também. Para ir mais longe:
E claro os grandes clássicos:
|
PROPRIEDADES
Produto: 4D ARTICLE USAGE
Autoformação ( 4D v13) |