O comando SET EXTERNAL DATA PATH não cria mais o arquivo quando ele não existir. Simplesmente guarda o nome do caminho.
Em Windows, o comando MAXIMIZE WINDOW agora usa restrições de tamanho mencionada em formulários. Resultados vão variar dependendo dos tamanhos especificados no formulário (no caso da janela de formulário) e do tamanho da janela alvo (janela MDI):
- Se as restrições de tamanho forem maiores que o tamanho alvo: a janela será "maximizada" como em versões anteriores de 4D, ou seja, ela é redimensionada para se adequar ao tamanho da janela pai "Multiple Document Interface" (MDI); sua barra de título e bordas estão escondidas e seus botões de controle (minimizar, restaurar e fechar) estão localizadas à direita da barra de menu do aplicativo.
- Se ao menos uma das restrições de tamanho for maior que o tamanho alvo (por exemplo, se a largura da janela MDI for 100, e o tamanho máximo da janela de formulário for 80): a janela não será "maximizada," mas simplesmente redimensionada para o tamanho máximo permitido.
Em versões anteriores de 4D, o comando OBJECT GET COORDINATES, usado na list box, apenas retornava as coordenadas da list box, independentemente da parte especificada pelo parâmetro objeto. Por exemplo, se o parâmetro objeto especificar um cabeçalho, o comando OBJECT GET COORDINATES simplesmente retorna as coordenadas da list box.
A partir de 4D v15, quando o parâmetro objeto referenciar um cabeçalho de list box, coluna ou rodapé, este comando retorna as coordenadas do objeto especificado.
Lembre de mofificar seu código se quiser obter as coordenadas da própria list box.
Por razões de consistência, o ponto de origem das coordenadas continua sem mudar, isto é, o canto superior esquerdo do formulário contendo o objeto. Para saber mais sobre os resultados obtidos com sub-objetos list box, veja a documentação para o comando
OBJECT GET COORDINATES.
Veja também o novo comando adicionado em 4D v15: LISTBOX GET CELL COORDINATES.
Em versões anteriores de 4D, variáveis locais definidas no contexto da chamada podem ser acessadas no contexto de execução PROCESS 4D TAGS em modo interpretado. Isso não funciona mais.
O comando PROCESS 4D TAGS agora aceita um número indefinido de parâmetros que podem ser de qualquer tipo (texto, data, inteiro longo, real, etc). Arrays também podem ser usados através de ponteiros de arrays. Da mesma forma que em métodos 4D, estes parâmetros estão disponíveis através de argumentos regulares ($1, $2, etc.).
(Outras mudanças novas: uma nova etiqueta 4DEVAL está disponível e a etiqueta 4DLOOP agora aceita ponteiros).
Os comandos WA SET PREFERENCE e WA GET PREFERENCE aceitam um novo seletor que permite uma URL ou arquivo ser soltado na área Web (a ser estabelecido antes que a URL seja carregada, assim, por exemplo, no evento de formulário On Load ).
Por razões de segurança, mudar os conteúdos da área Web ao soltar um arquivo ou uma URL na área agora está desativado como padrão.
O cursor do mouse exibe um ícone de proibido
quando um usuário tenta soltar um arquivo ou URL nessa área.
(em versões anteriores, era necessário instalar um filtro específico, usando por exemplo WA SET URL FILTERS, para prevenir esse tipo de ação).
Se quiser permitir essa propriedade, é necessário usar a nova preferência de área Web WA enable URL drop.