As propriedades do banco configuram o funcionamento do banco de dados atual. Estes parâmetros se armazenam com a base e podem se diferentes para cada banco. Se incluem as portas de escuta (listening ports), os direitos de aceso ao ambiente de Desenho, as configurações SQL, etc.
A maioria dos parâmetros se aplicam imediatamente. Entretanto, alguns deles (tais como o ajuste do ambiente de inicio) só tem efeito quando se reinicia o banco.
4D Server: os objetos são bloqueados quando dois ou mais usuários tentam modificar as propriedades ao mesmo tempo. Só um usuário por vez pode utilizar a caixa de diálogo das Propriedades do banco.
Nota: oferece outro conjunto de parâmetros que se aplicam à aplicação 4D: as preferências do usuário. Para obter mais informação, consulte o capítulo Preferências.
A caixa de diálogo Propriedades do banco pode ser acessada das seguintes maneiras:
- utilizando o comando Propriedades do banco.... do menu Desenho,
- utilizando o botão correspondente da barra de ferramentas de
,
- com 4D Server, usando o comando Propriedades do banco... do menu Editar.
Nas caixas de diálogo Preferências e Propriedades, os parâmetros cujos valores foram modificados aparecem em negrito:

A modificação pode ter sido feita na caixa de diálogo ou no caso de um banco convertido, pode vir de uma preferência modificada previamente.
Um parâmetro continua aparecendo em negrito, mesmo quando seu valor é substituído de forma manual por seus valores padrão. Assim, sempre é possível identificar visualmente os parâmetros que foram personalizados.
Para reiniciar os parâmetros a seus valores padrão e eliminar o estilo negrito que indica que foram personalizados, clique no botão
Factory Settings (configuração original):

Este botão reinicia todos os parâmetros da página atual. Ele é ativado quando pelo menos um parâmetro na página atual foi modificado.