4D v12.4

Personalizar os eixos

Página Inicial

 
4D v12.4
Personalizar os eixos

 

Personalizar os eixos  


 

 

Você pode personalizar vários aspectos dos eixos de um gráfico. Esta seção explica como:

  • personalizar as etiquetas dos eixos
  • reduzir o número de etiquetas mostradas no eixo X ou Y,
  • personalizar as graduações,
  • alterar a escala do eixo de valores,
  • inverter a ordem dos pontos de dados em um eixo
  • posicionar a origem
  • adicionar títulos aos eixos
A tabela a seguir explica os eixos disponíveis em duas dimensões (2D) e em três dimensões (3D):
Número de eixosNome do eixoEixo
Dois (Gráficos 2D)CategoriasX
SériesN/A
ValoresZ
Três (Gráficos 3D)CategoriasX
SériesY
ValoresZ

É possível mostrar a caixa de diálogo de eixos selecionando o eixo apropriado no submenu Eixos do menu Gráfico.

A caixa de diálogo Eixos, lhe permite mudar a posição das etiquetas dos eixos, das graduações e da origem. Também é possível alterar a escala utilizada no eixo de valores e inverter a ordem dos elementos em cada eixo.

As opções disponíveis dependem do eixo selecionado. A caixa de diálogo de eixos de categorias, lhe permite personalizar o eixo de categorias e o eixo de séries:

4D Chart etiqueta automaticamente os eixos quando gera um gráfico. Você pode mudar a posição, orientação e formato das etiquetas ou pode decidir não as mostrar com seu gráfico.

  • Posição das etiquetas
    Pode escolher uma das seguintes posições de etiquetas da lista suspensa de Posição:
    • Nenhuma
    • Acima
    • Abaixo
    • Esquerda
    • Direita.
    Segundo a orientação dos eixos, não estarão disponíveis Acima e Abaixo ou Esquerda e Direita.
    Quando a posição é Nenhuma, a etiqueta não aparece no gráfico.
  • Orientação das etiquetas
    As orientações de etiquetas a seguir estão disponíveis para cada eixo:
  • Formato das etiquetas
    É possível alterar a forma em que os dados se mostram em suas etiquetas utilizando formatos de saída. Por exemplo, é possível utilizar um formato de saída para valores monetários com o sinal ($), vírgulas e decimais.
    A tabela a seguir mostra alguns exemplos dos efeitos de aplicar formatos de saída:
    Dados em formato padrãoFormato de saídaDados com o formato de saída
    3400$###,###.00$3,400.00
    3/4/11Mês Dia AnoMarço 4, 2011

    Quando seleciona um dos formatos da lista suspensa Formato, o formato escolhido passa à área de texto localizada à direita da lista suspensa. Se deseja utilizar um formato personalizado, pode o introduzir nesta área. Pode utilizar um dos formatos integrados de 4D, editar um formato, ou criar um próprio. Para maior informação, consulte Formatos de saída.
  • Etiquetar dados de campos booleanos
    Se você cria gráficos utilizando campos booleanos da base de dados, as etiquetas de eixos por padrão são “0” e “1”, correspondentes a FALSE (Falso) e TRUE (Verdadeiro). Você pode dar mais informação no gráfico alterando o formato da etiqueta. Para criar etiquetas mais significativas para campos booleanos, troque o formato da etiqueta para a seguinte:
    EtiquetaVerdadero;;EtiquetaFalso
    Por exemplo, você poderia alterar o formato para “Feminino;;Masculino” ou  “Experimental;;Control”.

É possível reduzir o número de etiquetas mostradas no eixo X ou no eixo Y de um gráfico. Esta funcionalidade é útil quando se cria gráficos com um grande número de categorias (mais de 100).

Quando se utiliza esta opção, 4D Chart só mostra uma etiqueta por N etiquetas no eixo selecionado.

Para utilizar esta opção, escreva um valor entre 2 e 255 na área “Mostrar uma etiqueta cada”. Por exemplo, se escrever 10, 4D Chart mostra uma etiqueta a cada 10 categorías. O valor 1 corresponde à configuração padrão (mostrar todas as etiquetas).

Este parâmetro é aplicável a gráficos 2D (eixo das categorias X) e aos gráficos 3D (eixo das categorias X e eixo das categorias Y).

  • Auto: se marcar a caixa Auto, 4D Chart calcula o número apropriado de etiquetas para mostrar, de acordo com o espaço disponível.

As graduações mostram os aumentos dos eixos. É possível escolher entre diferentes estilos de graduação ou você pode decidir não as mostrar. Você pode personalizar esta opção para cada eixo nos gráficos de duas dimensões. Não se pode personalizar as graduações para gráficos tridimensionais.

Os estilos de graduações a seguir estão disponíveis:

  • Cruzada ,
  • Interior ,
  • Exterior .

É possível alterar os valores mínimo e máximo. Por padrão, 4D Chart utiliza o valor mínimo e máximo do conjunto de dados que está graficando. É possível alterar estes valores, por exemplo, iniciar o eixo Z em 0. 

Também é possível modificar as unidades principal e secundária. Por padrão, 4D Chart calcula estes parâmetros baseado no número de valores a mostrar e no tamanho do gráfico. Se os valores são datas, é possível especificar se as unidades de medida máxima e mínima são dias,
semanas, meses ou anos.

Para cada opção de visualização da escala, a opção Auto lhe permite ativar o funcionamento por padrão de 4D Chart. Se quiser utilizar os valores personalizados, lembre-se de desmarcar a opção Auto, do contrário seus parâmetros não serão levados em conta.

Nota As graduações principal e secundária podem ser ocultas ou mostradas (ver Mostrar e ocultar as linhas de grades).

  • Utilizar uma escala logarítmica É possível alterar a escala de normal para logarítmica, marcando a opção Logarítmico, localizada na caixa de diálogo do eixo de valores.

É possível inverter a ordem dos dados de um eixo marcando a caixa de seleção Ordem Inversa. Só se pode inverter a ordem dos dados em gráficos bidimensionais.

Pode-se alterar a posição da origem, o ponto de cruzamento de um eixo com outro, para cada eixo em um gráfico bidimensional. 

  • Alterar a origem do Eixo de Valores (Y)
    A origem do eixo Z é o valor onde o eixo de categorias (X) se cruza com o eixo Z. Geralmente, a origem é o valor mínimo no gráfico ou zero.
    Algumas vezes, você pode querer alterar a posição da origem. Para alterar a origem do eixo de Valores, selecione Categoria (X) no submenu Eixos do menu Gráfico. Na caixa de diálogo de descrição do eixo X, escreva um novo valor na área “Valor de origem”. O valor que introduzirá é o valor numérico da posição de origem desejada.
  • Modificar a origem do eixo de Categorias (X)
    A origem do eixo X é a categoria na qual o eixo de Valores (Z) se cruza com o eixo X. Geralmente, o ponto de origem está à esquerda da primeira categoria. Em alguns casos, você pode querer mover a origem. Para modificar a origem do eixo de Categorias (X): Selecione Valores (Z) no submenu Eixos do menu Gráfico. Escreva um número na área “Eixo Z cruza a Categoria”. Esse número é o número da categoria onde a origem deve cruzar.
    As categorias se enumeram da esquerda para a direita, ou de baixo para cima em um gráfico horizontal. O eixo Z cruza a esquerda da categoria especificada. Para mover a origem para a direita da última categoria do gráfico, escreva o número de categorias mais 1. Se o número especificado é superior ao número de categorias mais 1, o valor é ignorado e a origem volta para a esquerda da primeira categoria.

É possível adicionar um título a cada eixo. Geralmente, os títulos descrevem os dados representados nos eixos.

  1. Selecione o eixo apropriado no submenu Títulos do menu Gráfico.
    Aparece a caixa de diálogo Títulos.
  2. Escreva o título na área de texto “Título”
  3. Escolha uma posição para o título na lista suspensa “Posição”.
    Assim se especifica a posição do título relativa ao gráfico.  Você pode selecionar uma das seguintes posições de título:
    • Nenhuma
    • Acima
    • Abaixo
    • Esquerda
    • Direita
    A posição por padrão é Nenhuma. Quando a posição é Nenhuma, o título não aparece no gráfico.
    Segundo a orientação do eixo estão disponíveis Abaixo e Acima ou Esquerda e Direita.
  4. Selecione a orientação para o título na lista suspensa ‘’Orientação’’.
    As orientações a seguir estão disponíveis para cada eixo:
    • Normal
    • Vertical
    • Virado para a esquerda
    • Virado para a direita.
  5. Clique em Concluir.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Uso de 4D Chart