Quando você cria um gráfico, seu tamanho inicial corresponde ao tamanho da janela na qual foi criada.
Se o gráfico é criado utilizando o comando de menu Utilidades>Gráficos... de 4D, seu tamanho corresponde ao tamanho padrão de uma janela externa 4D Chart. Se o gráfico é criado a partir de uma janela 4D Chart, seu tamanho corresponde ao tamanho da janela.
É possível redimensionar um gráfico de duas formas:
Redimensionando a janela na qual é exibida.Um gráfico se “unifica” com a janela onde foi criado sempre que suas dimensões nunca tenham sido modificadas utilizando as marcas de seleção. Para redimensionar a janela, clique na caixa de redimensionamento da janela na qual se mostra o gráfico e arraste o mouse. A janela é redimensionada, assim como o gráfico que contém. Este funcionamento só é possível quando as dimensões do gráfico não tenham sido modificadas dentro da janela. Quando redimensiona o gráfico desta forma, não é possível o redimensionamento proporcional. Funciona da mesma forma que quando passamos a janela total para uma área 4D Chart incluída num formulário.
Redimensionando diretamente o gráfico na janela utilizando as marcas de seleção (quadrados negros ao redor do objeto selecionado).Uma vez que você tenha efetuado esta operação, o gráfico não está “unificado” com a janela. Clique num ponto de seleção do gráfico e arraste-o para cima, abaixo ou diagonalmente. Se arrasta um dos lados, muda a altura ou a largura. Se arrasta uma esquina, modifica a altura e a largura. Para redimensionar o objeto proporcionalmente, redimensione mantendo pressionada a tecla Shift.
É possível mostrar as linhas de divisão para unidades principais e secundárias de cada eixo. As linhas de divisão tornam mais fácil a leitura de um gráfico. As graduações principal e secundária se definem na caixa de diálogo do Eixo de Valores.
"Para mostrar as linhas de divisão de um eixo, selecione o eixo apropriado no submenu Retícula do menu Gráfico. Aparece a caixa de diálogo Retícula. Clique nas caixas de seleção que quiser:
É possível mostrar informação para cada série diretamente no gráfico. Você pode mostrar a seguinte informação:
Valores: o número ou data, em números arábicos. Você pode mostrar os valores no gráfico no lugar de utilizar etiquetas no eixo valores, ou utilizá-las para complementar as etiquetas dos eixos.
Porcentagens: a porcentagem é obtida ao dividir o valor de um ponto de dados pela soma de todos os valores da categoria.
Categorias: o nome da categoria, idêntico à etiqueta do eixo para a categoria.
O gráfico a seguir mostra os valores na parte superior das colunas:
É possível selecionar a localização, orientação e formato dos valores, porcentagens ou etiquetas de categorias.
Esta função não está disponível para gráficos tridimensionais:
Selecione Valores no menu Gráfico. Aparece a caixa de diálogo Valores.
Escolha a posição onde deve aparecer a informação. Você pode selecionar uma das seguintes opções na lista suspensa Posição:
Gráficos circulares
Para os outros gráficos
Nenhum
Nenhum
Interior
Exterior acima
Exterior
Exterior abaixo
Interior acima
Interior médio
Interior abaixo
Sobre o eixo
Selecione o tipo de informação que você quer mostrar. Você pode selecionar uma das seguintes opções da lista suspensa Exibir:
Valores
Porcentagem
Categoria
Valor e Porcentagem
Categoria e Porcentagem
(Opcional) Selecione um formato na lista suspensa Formato. Você pode alterar a forma em que se apresentam os dados utilizando formatos de saída. Por exemplo, você pode utilizar um formato de saída para mostrar quantidades em dólares utilizando o símbolo ($), vírgulas e decimais. A tabela a seguir mostra alguns exemplos dos efeitos dos formatos de saída:
Dados em formatos padrão
Formato de saída
Dados com o formato de saída
3400
$###,##.00
$3,400.00
3/4/10
Mês Dia, Ano
Março 4, 2010
Quando se seleciona um dos formatos da lista suspensa Formato, o formato escolhido passa para a área de texto Formato, localizada abaixo da lista suspensa. Você pode utilizar um dos formatos integrados de 4D, editar um formato ou criar um próprio. Para maiores informações, consulte Formatos de saída.
Selecione a orientação da lista suspensa “Orientação”. Você pode selecionar uma das seguintes opções:
Normal
Vertical
Virado para a esquerda
Virado para a direita
Quando terminar de fazer suas seleções, clique no botão Concluir.
4D Chart cria automaticamente uma legenda, quando gera um gráfico. Por padrão, a legenda se baseia nas etiquetas dos valores. É possível personalizar a posição, ordem e texto da legenda. Estes parâmetros estão disponíveis na caixa de diálogo "Legenda" acessível quando um gráfico estiver selecionado (para mostrá-lo, selecione Legenda no menu Gráfico).
Se esta caixa estiver marcada, a legenda aparecerá como parte do objeto gráfico. Do contrario, a legenda se ocultaráA opção Mostrar legenda permite mostrar ou não a legenda do gráfico. Se esta caixa estiver marcada, a legenda aparecerá como parte do objeto gráfico. Do contrario, a legenda se ocultará.
A legenda faz parte do gráfico. Você pode localizá-la utilizando uma das oito opções predefinidas ou utilizando o mouse. É possível mover a legenda para qualquer parte do documento, inclusive dentro do mesmo gráfico. Também se pode mostrar a legenda horizontal ou verticalmente. Em outras palavras, as séries na legenda podem aparecer da esquerda para a direita ou de cima para baixo.
Para utilizar as posições predefinidas para a legenda, selecione a posição de uma legenda clicando em uma das legendas modelo localizadas ao redor do gráfico. A localização que escolha determinará se a orientação é horizontal ou vertical.
Pode posicionar a legenda com o mouse, clique no botão Especificação Usuário depois confirme a caixa de diálogo. No gráfico, mantenha pressionada a tecla Ctrl (tecla Comando em Macintosh), clique na legenda e a arraste até a localização desejada.
Pode inverter a ordem das séries en la leyenda. También, puede permutar el orden de la claves y texto de la leyenda:
Inverter ordem da legenda: inverte a ordem das séries na legenda.
Permutar chaves e texto: se esta caixa estiver selecionada, o quadrado que tem a cor ou o desenho para cada série se mostra depois do nome da série.
Um gráfico tridimensional é traçado a partir de três campos ou variáveis, em três dimensões. Entretanto, é possível dar aparência tridimensional a um gráfico bidimensional, adicionando “profundidade”. Neste caso, a terceira dimensão no gráfico não representa valores de campos ou fórmulas traçadas no gráfico. Por padrão, 4D Chart acrescenta a ilusão de profundidade aos gráficos bidimensionais. É possível eliminá-la para facilitar a leitura dos valores do gráfico ou modificar a ilusão tridimensional.
"Para modificar ou eliminar a ilusão de profundidade em um gráfico bidimensional, selecione Vista no menu Gráfico. Aparece a caixa de diálogo Vista:
Modifique a profundidade horizontal e vertical, medida em pontos, escrevendo os valores nas respectivas áreas de texto respectivas. Para eliminar a ilusão de profundidade, escreva zero em ambas as áreas.
Também é possível escrever valores negativos para inverter o eixo do efeito tridimensional. Quando pressionar a tecla Tab ou clicar fora da área de texto, o valor introduzido se verá refletido na área de visualização prévia de profundidade.
É possível modificar a perspectiva de visualização de um gráfico tridimensional modificando a rotação e a elevação.
Para alterar a perspectiva de visualização de um gráfico 3D e selecione Exibir no menu Gráfico. Aparece a caixa de diálogo Exibir 3D.
Você pode modificar a rotação introduzindo um novo valor (de 0 a 90) na área de texto Rotação ou movendo a régua de rotação para a esquerda ou para a direita. Rotação é a rotação do gráfico ao redor do eixo de valores.
Você pode modificar a elevação do gráfico introduzindo um novo valor (de 0 a 90) na área de texto Elevação ou movendo a régua de elevação para baixo ou para cima. Elevação é a rotação do gráfico ao redor de uma linha horizontal, perpendicular ao eixo de valores. Em ambos casos, o modelo de gráfico reflete sua modificação.
Pode selecionar objetos gráficos (linhas de eixos, grades, séries, etc.), e modificar suas propriedades, tais como cor, padrão de preenchimento e largura de linha. Também se pode alterar os atributos de fonte dos objetos de texto do gráfico (tais como títulos e etiquetas).
Para selecionar um objeto do gráfico, pressione a combinação de teclas Shift e Control (Windows) ou Comando (Macintosh) e clique no objeto. É possível selecionar os seguintes objetos gráficos:
Os atributos de texto só se aplicam às etiquetas de eixos, títulos de eixos, texto de legenda e valores de séries. Desde o menu Texto pode-se alterar os seguintes atributos de texto::
Fonte: o tipo de fonte do texto.
Tamanho: tamanho da fonte medido em pontos.
Estilo: os estilos incluem normal, negrito e itálico. O estilo padrão é normal.
Cor: a cor padrão é preta.
Não se pode alterar o alinhamento do texto do gráfico. Só se pode alterar o alinhamento do texto adicionado com a ferramenta Texto.