4D v12.4

Gerenciar documentos 4D Chart

Página Inicial

 
4D v12.4
Gerenciar documentos 4D Chart

 

Gerenciar documentos 4D Chart  


 

 

Em uma janela 4D Chart, pode criar um novo gráfico ou abrir um documento existente com a ajuda dos comandos padrão do menu Arquivo. Também pode importar ou exportar seus gráficos como arquivos PICT.

Há várias possibilidades para salvar seus gráficos.

Os documentos 4D Chart tem a extensão “.4CT”. 

É possível salvar o conteúdo de um documento 4D Chart sem importar se o documento foi criado em uma janela plug-in ou em um formulário. 4D Chart oferece várias formas de salvar documentos:

  • como um arquivo
  • como parte de um registro
  • como um template de uma área 4D Chart.

Também é possível salvar uma seleção de objetos, por exemplo, um gráfico, como um documento PICT (formato Macintosh). Neste caso, o documento salvo é uma imagem que não pode ser modificada. Este ponto é tratado no parágrafo Exportar um documento 4D Chart em formato PICT.

Qualquer documento criado com 4D Chart pode ser salvo como um documento separado para ser utilizado em outro lugar, seja no mesmo banco de dados, em outro banco que utilize 4D Chart ou em uma aplicação totalmente diferente. Utilize os comandos padrão Salvar e Salvar como do menu Arquivo de 4D Chart para salvar e atualizar documentos individuais.

Os documentos salvos podem ser abertos com o comando Abrir do menu Arquivo de 4D Chart. Não existe diferença entre os documentos criados em uma janela plug-in ou em formulário, é possível salvar e abrir um documento em qualquer dos dois.

Se você salvar um documento 4D Chart como um arquivo, ao abrir o arquivo, o documento aparece exatamente como quando foi salvo. Para atualizar a informação nos gráficos do documento, utilize o comando de menu Atualizar do menu Gráfico, descrito em detalhes na seção  Atualizar os dados de um gráfico a partir do banco de dados.

Se você criou uma área de plug-in 4D Chart em um formulário e deseja que se conteúdo seja salvo automaticamente com cada registro, você deve criar um campo BLOB na tabela a qual pertence o formulário para salvar o conteúdo da área. O conteúdo da área é salvo automaticamente com cada registro quando ao validar.

Nota: Este mecanismo não pode ser utilizado com formulários de projeto.

Para salvar um documento 4D Chart como parte de um registro:

  1. Adicione um campo BLOB à tabela cujo formulario contém a área 4D Chart.
    Para maiores informações sobre a criação de um campo, consulte Criar e modificar Campos.
  2. Dê ao campo o mesmo nome de área externa criada no formulário e adicione um underscore (_).).
    Por exemplo, se sua área externa se chama MinhaArea, o campo deve se chamar MinhaArea_.
    Cada gráfico é salvo como parte do registro.

Se você salvar um documento 4D Chart como parte de um registro, quando recarregar o registro, o documento aparece exatamente como quando você o salvou. Para atualizar a informação dos gráficos no documento, utilize o comando de menu Atualizar, que é descrito detalhadamente na seção Atualizar os dados de um gráfico a partir do banco de dados.

Se você inseriu uma área 4D Chart em um formulário, é possível criar um documento padrão para todos os registros, salvando o documento como um modelo (template). Não é possível utilizar templates com janelas externas ou com formulários de projeto.

Ao salvar um documento como template, o template é utilizado para todos novos registros abertos no formulário de tabela.

Cada documento inicia com o mesmo template, mas qualquer modificação é salva com o registro. Só pode existir um templata para cada área 4D Chart em um formulário.

Se o documento salvo como template contém um gráfico, o gráfico é atualizado automaticamente para cada registro, se possível. 4D Chart pode atualizar um gráfico somente se ele foi criado com dados armazenados nos registros dos bancos de dados.

Para salvar um documento como template, selecione Salvar como template no menu Arquivo de 4D Chart.
4D Chart salva o documento como um nome de arquivo especial. O nome de arquivo é o nome da área de 4D Chart no formulário, seguido de um caractere sublinhado e da extensão .4CT. Por exemplo, uma área chamada “Documento” terá um arquivo de template chamado “Document_.4CT”. Como 4D Chart nomeia automaticamente o arquivo e o localiza no diretório do banco de dados, não é exibida uma caixa de diálogo para salvar arquivos.

Nota: Por padrão, os templates 4D Chart são lidos e salvos nas máquinas cliente. É possível utilizar o comando CT SET AREA PROPERTY da linguagem
4D Chart para especificar que os templates sejam lidos e salvos no computador servidor.

Se você realizar alterações no documento e quer que essas alterações sejam incorporadas ao template, selecione novamente Salvar como template..

É possível criar um template para uma área 4D Chart sem utilizar o comando de menu Salvar como template simplesmente salvando o documento como o mesmo nome de área 4D Chart, seguido de um caractere sublinhado e da extensão .4CT, e localizando o arquivo no diretório de banco de dados. Isto lhe permite, por exemplo, criar um documento em um banco de dados e utilizá-lo como template em outro.

É possível desativar temporariamente o uso de um template em particular mudando o nome ou movendo o arquivo a outro diretório fora do banco.

É possível abrir documento de tipo PICT em uma janela 4D Chart. Estes documentos podem vir de diferentes fontes (exportação de um gráfico 4D Chart em forma de PICT, software de desenho, etc.). O documento importado se comporta como um objeto simples, não é possível modificar seus atributos.

Para importar um documento PICT, selecione o comando Importar... no menu Arquivo de 4D Chart e selecione o arquivo PICT que você quer abrir (extensão *.PCT sob Windows) e clique em Abrir. Se o arquivo importado é válido, seu conteúdo é exibido na janela 4D Chart.

É possível exportar um documento 4D Chart ou uma seleção de objetos nele, como um arquivo PICT. Em ambos os casos, os objetos não mantém suas propriedades 4D Chart únicas; PICT o documento exportado é uma imagem estática dos objetos na área 4D Chart ou na janela externa. É possível importá-lo em formato PICT em 4D Chart ou em qualquer outra aplicação que abra arquivos PICT.

Para exportar um documento 4D Chart em formato PICT, selecione o comando Exportar como... no menu Arquivo de 4D Chart.

Para exportar um seleção de objetos 4D Chart em formato PICT, selecione os objetos que você quer exportar em formato PICT, e selecione o comando Exportar seleção como... no menu arquivo de 4D Chart.

Seja exportando um documento 4D Chart ou uma seleção de objetos, é criado no disco um arquivo PICT (extensão *.PCT sob Windows).

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Uso de 4D Chart