4D v16

CREATE TABLE

Página Inicial

 
4D v16
CREATE TABLE

CREATE TABLE  


 

 

Command CREATE TABLCREATE TABLE [IF NOT EXISTS] [nom_sql.]nom_sql({definição_coluna |restrição_tabela}[PRIMARY KEY], ... , {definição_coluna |restrição_tabela}[PRIMARY KEY]) [{ENABLE | DISABLE} REPLICATE]

O comando CREATE TABLE se utiliza para criar uma tabela chamada nom_sql com os campos especificados ao passar uma ou mais definição_coluna e/ou restrição_tabela. Se passada a restrição IF NOT EXISTS, a tabela só é criada quando não existe uma tabela com o mesmo nome na base. Caso contrário, não se é criado e não é gerado nenhum erro.

O primeiro parâmetro nom_sql (opcional) permite designar o esquema SQL ao qual quer atribuir a tabela. Se não passa este parâmetro ou se passar o nome de um esquema que não existe, o esquema por padrão lhe é atribuído automaticamente, chamado "DEFAULT_SCHEMA". Para maior informação sobre os esquemas SQL, consulte a seção Princípios para Integração 4D e motor SQL de 4D.

Nota: Também é possível atribuir uma tabela a um esquema SQL utilizando o menu pop-up "Esquemas" no Inspetor de tabelas de 4D. Este menu contém a lista de esquemas definidos na base.

Uma definição_coluna contém o nome (nom_sql) e o tipo de dados (tipo_dados_sql) de uma coluna e uma restrição_tabela restringe os valores que uma tabela pode armazenar.

Nota: este comando não permite adicionar um campo (coluna) de tipo Objeto.

A palavra chave PRIMARY KEY se utiliza para especificar a chave primária quando é criada a tabela. Para maior informação sobre as chaves primárias, consulte a seção Princípios para Integração 4D e motor SQL de 4D.
 
As palavras chaves ENABLE REPLICATE e DISABLE REPLICATE se utilizam para ativar ou desativar o mecanismo que permite a replicação da tabela (ver a seção Replicação via SQL).

Este é um exemplo simples de criação de uma tabela com duas colunas:

CREATE TABLE ACTOR_FANS
(ID INT32, Nom VARCHAR);

Este exemplo cria a mesma tabela mas só se não há uma tabela com o mesmo nome:

CREATE TABLE IF NOT EXISTS ACTOR_FANS
(ID INT32, Nom VARCHAR);

Este exemplo cria a tabela "Preferences" e se lhe atribui o esquema "Control":

CREATE TABLE Control.Preferences
(ID INT32, Value VARCHAR);



Ver também 

ALTER TABLE
definição_coluna
DROP TABLE
restrição_tabela

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Comandos SQL

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de SQL ( 4D v16)