4D v16

CREATE DATABASE

Página Inicial

 
4D v16
CREATE DATABASE

CREATE DATABASE  


 

 

CREATE DATABASE [IF NOT EXISTS] DATAFILE <Via de acesso completa>

O comando CREATE DATABASE lhe permite criar um novo banco de dados externa (arquivos db .4db e .4dd) em uma localização específica.

Se passar a restrição IF NOT EXISTS, o banco de dados não é criado e nenhum erro é gerado se uma base com o mesmo nome já existe na localização especificada.
Se não passar a restrição IF NOT EXISTS, o banco de dados não é criado e é mostrado a mensagem de erro "Este banco de dados já existe. Não pode ser executado o comando CREATE DATABASE." se um banco de dados com o mesmo nome já existe na localização especificada. 

A cláusula DATAFILE permite especificar o nome completo (via de acesso completa + nome) do novo banco de dados externo. Deve passar o nome do arquivo de estrutura. O programa irá adicionar automaticamente a extensão ".4db" ao arquivo se não está e cria o arquivo de dados. A via pode ser expressada em sintaxe POSIX ou na sintaxe do sistema, pode ser absoluta ou relativa ao arquivo de estrutura da base 4D principal.

  • Sintaxe POSIX (tipo URL): Os nomes das pastas estão separadas por uma barra oblíqua ("/"), independentemente da plataforma que utilize, por exemplo: .../extdatabases/myDB.4db
    Para uma via absoluta, passe na primeira posição o nome do volume seguido de dois pontos, por exemplo: "C:/test/extdatabases/myDB.4db"
  • Sintaxe sistema: Via de acesso respeitando a sintaxe da plataforma atual, por exemplo:
    • (Mac OS) Unidad:Applications:miserv:basesexternas:mibase.4db
    • (Windows) C:ApplicationsmyservextdatabasesmyDB.4db

Depois da execução bem feita do comando CREATE DATABASE, o novo banco de dados criado não se converte automaticamente no banco atual. Para fazer isto, deve declarar explicitamente como o banco atual com o comando USE DATABASE.

Uma base externa é uma base 4D independente da base 4D principal, mas com a que pode trabalhar desde a base 4D principal utilizando o motor SQL de 4D. Usar uma base externa significa designar temporariamente esta base como base atual, ou seja, como a base de objetivo das consultas SQL executadas por 4D. Por padrão, a base atual é a base principal.

Pode criar um banco de dados externos diretamente desde a base principal com o comando CREATE DATABASE. Uma vez criado, uma base externa pode ser designada como a base atual com o comando USE DATABASE. A continuação, pode ser modificada através de comandos padrão SQL (CREATE TABLE, ALTER TABLE, etc.) e pode armazenar dados nela. A função DATABASE_PATH permite conhecer o banco de dados atual em qualquer momento.
O interesse principal das bases externas reside no fato de que podem ser criadas e manipuladas via componentes 4D. Isto permite o desenvolvimento de componentes que são capazes de criar tabelas e campos de acordo a suas necessidades.

Nota: Uma base externa é uma base 4D padrão. Pode abrir e manipular como a base principal mediante uma aplicação 4D ou 4D Server. Pelo contrario, toda base 4D padrão pode ser utilizada como base externa. No entanto, é imperativo que não ative o sistema de gestão de acesso (mediante a atribuição de uma senha ao Designer) e uma base externa, caso contrário já não poderá ter acesso a ela através do comando USE DATABASE.

Criação de arquivos de base externa ExternalDB.4DB e ExternalDB.4DD em C:/MinhaBase/:

 Begin SQL
    CREATE DATABASE IF NOT EXISTS DATAFILE 'C:/MinhaBase/ExternalDB';
 End SQL

Criação de arquivos de base externa TestDB.4DB e TestDB.4DD junto do arquivo de estrutura da base principal:

 Begin SQL
    CREATE DATABASE IF NOT EXISTS DATAFILE 'TestDB';
 End SQL

Criação dos arquivos de base externa External.4DB e External.4DD na localização definida pelo usuário:

 C_TEXT($path)
 $path:=Select folder("Pasta de destino da base externa:")
 $path:=$path+"External"
 Begin SQL
    CREATE DATABASE DATAFILE <<$path>>;
 End SQL



Ver também 

DATABASE_PATH
USE DATABASE

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Comandos SQL

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de SQL ( 4D v16)