4D v16

USE DATABASE

Página Inicial

 
4D v16
USE DATABASE

USE DATABASE  


 

 

USE [LOCAL | REMOTE] DATABASE
{DATAFILE <Via de acesso completa> | SQL_INTERNAL | DEFAULT}
[AUTO_CLOSE]

O comando USE DATABASE se utiliza para designar uma base externa como banco de dados atual, em outras palavras, a base a qual serão direcionadas as próximas consultas SQL no processo atual. Todos os tipos de consultas SQL concernientes: consultas incluídas na estrutura Begin SQL/End SQL, comandos SQL EXECUTE ou EXECUTE SCRIPT, etc.

Nota: Para maior informação sobre bases externas, consulte a descrição do comando CREATE DATABASE.

  • Se trabalha em uma configuração monopuesto, a base externa deve estar localizada na mesma máquina que seu 4D.
  • Se trabalha em modo remoto, a base externa pode estar localizada na máquina local ou na máquina 4D Server.
Se utiliza 4D em modo remoto, a palavra chave REMOTE permite designar uma base externa localizada em 4D Server.

Por razões de segurança, este mecanismo só funciona com conexões remotas nativas, ou seja, no contexto de uma base 4D remota conectada a 4D Server. As conexões via ODBC ou pass-through não estão permitidas.
Se não é especificada a palavra chave, a opção LOCAL se utiliza por padrão. Se está utilizando 4D em modo local, as palavras chaves REMOTE e LOCAL são ignoradas: as conexões são sempre locais.

Para designar uma base externa a utilizar, passe seu caminho completo (via de acesso + nome) na cláusula DATAFILE. A via pode ser expressada na sintaxe POSIX ou na sintaxe do sistema. Pode ser absoluta ou relativa ao arquivo de estrutura da base 4D principal.

Em modo remoto, é passada a palavra chave REMOTE, este parâmetro designa a via de acesso da base a partir da máquina servidor. Se omitida ou se passada a palavra chave LOCAL, este parâmetro designa a via de acesso da base na máquina 4D local.

Importante: Deve designar uma base 4D externa válida e na qual o sistema de controle de acesso não esteja ativado (mediante a atribuição de uma senha ao Designer). Caso contrário, é gerado um erro.

Com o propósito de restabelecer a base principal como a base atual, execute o comando ao passar a palavra chave SQL_INTERNAL ou DEFAULT.

Passe AUTO_CLOSE se deseja fechar fisicamente a base externa depois de seu uso, ou seja, quando você muda a base atual. De fato, a abertura de uma base externa é uma operação que requer um pouco de tempo, por razões de otimização 4D mantém na memória a informação relativa as bases externas abertas durante a sessão usuário. Esta informação se mantém em memória até que seja lançada a aplicação 4D. As aberturas posteriores da mesma base externa, são portanto mais rápidas. No entanto, isto impede a mudança de bases externas entre várias aplicações 4D porque o banco de dados externo segue aberto em leitura/escritura para a primeira aplicação que a utilize. Se várias aplicações 4D devem utilizar a mesma base externa ao mesmo tempo, passe a palavra chave AUTO_CLOSE para liberar fisicamente a base externa depois de seu uso.

Esta restrição não aplica aos processos da mesma aplicação: diferentes processos de uma aplicação sempre podem acessar a mesma base externa em leitura/escritura sem que seja necessário forçar seu fechamento.
Tenha em conta que quando vários processos utilizam a mesma base externa, é fisicamente liberada somente até o último processo que utiliza o fechamento, inclusive quando é passado a opção AUTO_CLOSE. Deve ter em conta este funcionamento para as operações que implicam a mudança entre aplicações ou supressão de bases externas.

Exemplo  

Uso de uma base externa para uma pesquisa depois retorna a base principal:

 Begin SQL
    USE DATABASE DATAFILE 'C:/MinhaBase/Noms'
    SELECT Name FROM emp INTO :tNoms1
    USE DATABASE SQL_INTERNAL
 End SQL



Ver também 

CREATE DATABASE
DATABASE_PATH

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Comandos SQL

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de SQL ( 4D v16)