4D v16.3Editar registros |
||
|
4D v16.3
Editar registros
Editar registros
Esta seção apresenta as principais operacões que podem ser realizadas quando trabalha com os registros de seu banco:
Depois de criar um banco no ambiente Desenho, pode começar a trabalhar com seus registros (entrada, modificação, eliminação, etc.). Estas operações geralmente são realizadas no modo Aplicação através de uma interface personalizada. 4D também lhe dá a possibilidade de introduzir, modificar ou eliminar registros através do ambiente Desenho. Isso permite realizar certas tarefas básicas e provar os dados de sua aplicação. Quando tenha adicionado registros ao seu banco, pode querer modificar certa informação. Se necesita modificar um ou mais registros, pode usar um dos métodos de seleção de registros disponíveis em 4D (ver o capítulo Procurar registros). Logo pode modificar os registros utilizando seus formulários de entrada e saída.Em algumas ocasiões você necessita fazer exatamente a mesma mudança a um grupo de registros em uma tabela. Isso é chamado atualização global. Em 4D, pode atualizar a seleção atual de uma tabela automaticamente, sem ter que modificar cada registro individualmente. Também poderia precisar eliminar um ou vários registros. Pode eliminar um registro se o considera desatualizado ou desnecessário. Se necessita o registro, mas os valores armazenados já não são corretos, deve modificá-lo ao invés deser eliminado. Pode eliminar o registro atual desde um formulário de entrada ou eliminar um subconjunto de registros da seleção atual desde o formulário de saída. Pode adicionar registros usando um formulário de entrada ou de saída. No ambiente Aplicação, podem ser adicionados registros através da ação padrão "Adicionar subregistro" ou através dos comandos ADD RECORD e CREATE RECORD.No ambiente Desenho, 4D oferece várias funções de adição para formulários de entrada e de saída.
Também pode adicionar registros diretamente desde o formulário de saída. Lembre que nese caso não pode introduzir dados nas variáveis, campos de outras tabelas ou subformulários.
Você modifica os registros quando necessita atualizar informação ou quando descobre que a informação introduzida inicialmente é incorreta. Antes de modificar um grupo de registro, selecione os registros a serem modificados como seleção atual. Pode efetuar uma busca para selecionar os registros ou selecionar manualmente no formulário de saída. Pode modificar os registros em um formulário de entrada ou de saída. O formulário de saída é mais prático para modificar um grupo de registros, já que aparecem vários registros por vez. Sem dúvida, o formulário de saída normalmente não inclui todos os campos del formulario de entrada y podría no duplicar los controles de entrada de datos del formulario de entrada.Se um registro está sendo modificado em outro processo, ele está bloqueado. Os registros bloqueados podem ser vistos, mas não podem ser modificados. Se abrir um registro bloqueado, poderá ver as entradas nos campos, mas não poderá mudar os dados. No modo Aplicação, a modificação de registros pode ser efetuada através da ação “Edit Subrecord” (modificar um registro online) ou através do comando MODIFY RECORD. No entorno Desenho, 4D oferece várias funções de modificação.
Pode modificar os campos mostrados diretamente no formulário de saída. Lembre que nesse caso não pode introduzir dados em variáveis, campos de outras tabelas, ou subformulários.
Uma atualização global é realizada quando se deseja fazer uma mudança específica a um grupo de registros. Uma atualização global é feita para modificar automaticamente um grupo de registros, que de outra forma seria uma tarefa tediosa e demorada. Por exemplo, poderia efetuar uma atualização global quando queira:
A atualização global é realizada “aplicando” uma fórmula à seleção atual de registros. Ou seja, a fórmula é utilizada para fazer as mudanças a cada registro da seleção atual. Estes são alguns exemplos de fórmulas e a descrição das funções que realizam:
A possibilidade de incluir funções escritas pelo usuário em atualizações globais é uma característica poderosa de 4D. As fórmulas podem conter funções da linguagem 4D assim como também métodos de projeto (declarados “utilizáveis” nos formulários pelo desenvolvedor). Por razões de segurança, o acesso aos métodos de projeto nas fórmulas podem ser restritas (ver Página Segurança). Não é possível escrever fórmulas de mais de uma linha lógica, ou seja não pode pressionar a tecla Enter e introduzir uma segunda linha. Entretanto, os métodos como utilizáveis no editor de fórmulas, podem ter várias linhas. Para realizar uma atualização global, pode utilizar o para escrever a fórmula a aplicar a cada registro da seleção atual. Para realizar uma atualização global aplicando uma fórmula, escolha Aplicar fórmula no menu Registros e escreva sua fórmula. Também pode carregar uma fórmula guardada previamente em disco como um arquivo (extensão .4fr). Para mais informação, consulte o capítulo . No ambiente Aplicação, pode executar diretamente uma fórmula de atualização utilizando o comando EXECUTE FORMULA ou mostrando o editor de fórmulas através do comando EDIT FORMULA. Pode ser que queira eliminar um registro desatualizado ou desnecessário. Se necessita o registro mas os valores que contém são incorretos, pode modificar o registro ao invés de apagá-lo. Pode apagar registros de duas formas:
No modo Aplicação, a eliminação de registros é realizada através das ações “Delete Record” o “Delete Subrecord” (eliminación en lista) ou dos comandos DELETE RECORD ou DELETE SELECTION. No ambiente Desenho, pode utilizar o comando Eliminar do menu Edição também as teclas de eliminar. Atenção: a eliminação de registros é definitiva e apenas pode ser desfeita restaurando o backup do banco. Quando se eliminam os registros, 4D mostra uma caixa de diálogo solicitando que se confirme a operação. A eliminação de registros desde o formulário de entrada permite verificar o conteúdo de cada registro antes que o elimine.
Em um formulário de saída, pode eliminar vários registros em uma única operação. Os registros a serem eliminados devem ser selecionados no formulário de saída.
Não é possível apagar registros bloqueados. Os registros são bloqueados quando estão sendo usados por outro processo. Por exemplo, se um processo abre um registro para modificar, 4D o bloqueia de maneira que outros processos naõ possam ser modificados. Nota para 4D Server: os registros também são bloqueados quando estão sendo utilizados por outro usuário.Antes de eliminar registros, deve criar uma seleção com os registros que deseja apagar. Se sua seleção contém registros bloqueados, a eliminação é realizada mas os registros bloqueados permanecem na seleção atual depois da eliminação. Deve esperar até que esses registros sejam desbloqueados (ou seja, não sejam usados mais por outros processos ou usuários) para eliminá-los. Os comandos do tema Bloqueio de Registros podem ser usados para administrar este tipo de cenário. A seleção atual pode ser alterada por registros que estãos endo eliminados em outros processos. Por exemplo, enquanto você trabalha em seu banco de dados, pode iniciar outro processo que elimine certos registros de uma tabela. Os registros eliminados nesse processo, são eliminados definitivamente da tabela. Entretanto, os registros que vê enquanto trabalha com o banco poderiam não refletir essas mudanças a tabela até que se crie uma nova seleção de registros. Para ilustrar esse ponto, imagine uma tabela que contenha cinquenta registros e que todos os registros estão na seleção atual. Neste momento, a barra de título do formulário de saída indica que “50 de 50” registros estão selecionados. Se outro processo elimina um dos registros, a barra de título muda a “50 de 49” registros selecionados. Agora aparecem mais registros selecionados dos que há realmente na tabela! A barra de título são atualizados quando modifique sua seleção atual.Se tentar modificar ou eliminar o registro registro eliminado, aparece uma mensagem para indicar que o registro foi eliminado. Nota para 4D Server: os registros apagados por outro usuário têm o mesmo efeito na seleção atual. Os registros são eliminados da tabela, mas não da seleção atual. Portanto, a seleção atual pode aparecer com mais registros dos que há na tabela.
|
PROPRIEDADES
Produto: 4D
HISTÓRIA
ARTICLE USAGE
Manual de Desenho 4D ( 4D v16) |