O comando RESTART 4D reinicia a aplicação fundida 4D atual.
Este comando é para uso no contexto de uma aplicação fundida (cliente/servidor ou autônoma) e deve ser utilizado juntamente com o comando SET UPDATE FOLDER. Neste caso , o processo de atualização automática é lançado: A nova versão da aplicação designada por SET UPDATE FOLDER substitui automaticamente a versão atual no momento do reinicio resultantes de RESTART 4D. A rota de acesso ao arquivo de dados é salva e se utiliza de forma automática.
Nota: Se não foi definida informação de atualização utilizando o comando SET UPDATE FOLDER na sessão atual, o comando simplesmente reinicia a aplicação fundida com o mesmo arquivo de dados.
RESTART 4D Não pode utilizar fora deste contexto. Particularmente, não funciona para uma base 4D não fundida.
Pode utilizar o parâmetro demora para adiar o reinicio da aplicação com o fim de dar as máquinas cliente tempo para se desconectar. Deve passar um valor em segundos em demora. Se omite este parâmetro, a aplicação servidor espera um máximo de 10 minutos, para que todas as aplicações cliente se desconectem. Depois deste tempo, todas as aplicações cliente se desconectam automaticamente.
Nota: O parâmetro demora só é levado em conta com as aplicações servidor (se ignora no caso de uma aplicação autônoma).
O parâmetro opcional mensagem mostra uma mensagem personalizado para as aplicações cliente conectadas.
Se o comando se executa corretamente, a variável sistema OK toma o valor 1, caso contrário, toma o valor 0 e se reinicia a aplicação. Pode interceptar os erros gerados pelo comando utilizando um método instalado utilizando o comando ON ERR CALL.