Originalmente introduzido em 4D v14 R5
As aplicações 4D v15 contém uma nova capa rede, chamada ServerNet, para manipular as comunicações entre 4D Server e as máquinas 4D remotas (clientes). ServerNet se baseia em uma API moderna e robusta. É fácil de manter e facilitar a implementação das últimas tecnologias rede ao tempo que oferece um alto nível de rendimento.
Nota de implementação: A capa de rede ServerNet é oferecida como um lançamento "preview" em 4D v15.
A antiga capa de rede "legacy" ainda é suportada de forma a garantir compatibilidade com bancos de dados existentes. ServerNet se utiliza automaticamente nas novas bases.
As novas opções lhe permitem ativar/desativar ServerNet. Para ter certeza de que suas aplicações se beneficiarão das futuras evoluções de rede, lhe recomendamos que ative ServerNet o mais rápido possível em todas suas bases.
Uma nova opção de compatibilidade lhe permite ativar ou desativar a capa rede legacy em seu 4D Server em qualquer momento. Pode utilizar:
- a opção Utilizar a capa de rede legacy na caixa de diálogo Propriedades da base (ver mais abaixo), ou
- a constante Use legacy network layer em SET DATABASE PARAMETER (este ponto se trata na seção Get database parameter e SET DATABASE PARAMETER)
A nova opção de compatibilidade se encontra na página Compatibilidade:

Nota: esta opção é ignorada em 4D Server versão 64 bits para OS X; só ServerNet pode ser utilizado nesta plataforma.
Por padrão, esta opção está:
- desselecionada para as novas bases criadas com 4D v15 (o 4D v14 R5) e posteriores (que utilizam a nova capa ServerNet),
- selecionada para as bases de dados existentes convertidas (utilizam a capa de rede legacy).
Pode ativar ou desativar a opção de ser necessário, por exemplo, durante a fase de migração das aplicações clientes (ver mais abaixo).
Tenha em conta que em caso de uma modificação, é necessário reiniciar a aplicação para que a mudança seja levada em conta. Todas as aplicações cliente que foram conectadas também devem ser reiniciadas para poder conectar com a nova capa (a versão mínima do cliente para o uso da capa ServerNet é 4D v14 R4, ver mais abaixo).
Quando ativa a capa ServerNet em sua aplicação servidor, só as aplicações clientes 4D compatíveis poderão se conectar:
- Os clientes em versão 4D v15 e superior (ou 4D v14 R4 e superior) podem se conectar sem modificação.
- Os clientes em versões anteriores (v14.x e outros releases v14 'R') primeiro devem se atualizar para poder se conectar ao servidor.
Se sua aplicação trabalha com clientes fusionados em versões anteriores a v14 R4, e deseja utilizar o mecanismo automático de 4D Server para distribuir suas aplicações clientes atualizadas através da rede, é necessário estabelecer uma estratégia de migração. Esta estratégia deve ser baseada nos seguintes princípios:
- Os clientes não compatíveis só podem se conectar a um 4D Server que utilize a capa rede legacy.
- Os clientes atualizados podem adaptar seu protocolo de forma dinâmica para que possam se conectar a 4D Server v15 e seguintes, independentemente da capa rede que o servidor esteja utilizando.
Sua estratégia de migração deve seguir estes passos:
- Criar aplicações cliente atualizadas com 4D v15 ou superior.
- Execute 4D Server v15 com o parâmetro "Utilizar capa rede legacy" ativo.
Esta configuração permite que todos os clientes se conectem.
Nota: tenha em conta que 4D Server v15 versão de 64 bits para OS X não admite esta opção. - Espere um período de tempo determinado até que cada cliente tenha conectado e baixado a nova versão.
Isto pode durar um dia, uma semana ou inclusive mais tempo. Durante este período de transição, tanto os clientes antigos e os novos podem se conectar ao servidor de rede legacy. - Uma vez que todos os clientes forem atualizados, pode desativar a capa rede legacy e finalmente mudar a ServerNet em 4D Server.
Esta estratégia se representa no seguinte diagrama:

Durante o processo de migração, lhe recomendamos ativar o arquivo de diagnóstico de 4D. Quando se ativa, 4D Server registra cada solicitação de atualização de clientes neste arquivo, o que lhe permite controlar o processo. Este registro não se ativa por padrão: necessita chamar ao comando SET DATABASE PARAMETER com a constante Diagnostic log recording e o valor 1.
Para cada solicitação de atualização, é registrada a seguinte informação:
- IP do cliente
- versão do cliente
- evento "Update client"
Controlar o arquivo de diagnóstico também é útil depois de que tenha mudado o servidor a capa rede ServerNet, para ter certeza de que todos os clientes se atualizem corretamente. Se um cliente não compatível tentar se conectar, o servidor registra a entrada seguinte:
- IP do cliente
- versão do cliente
- evento "Fail to connect"
Neste caso, pode decidir, por exemplo, atualizar ao cliente de forma manual.