4D v15.4

Conversão de bancos de versões anteriores

Página Inicial

 
4D v15.4
Conversão de bancos de versões anteriores

Conversão de bancos de versões anteriores  


 

 

Bancos de dados criados com versões 14 de 4D ou 4D Server (assim como bancos de dados em  v11, v12 e v13) são compatíveis com 4D v15 (estrutura e arquivos de dados). Quando convertido, arquivos de dados de banco de dados não podem mais ser abertos na versão original.

Note que arquivos de dados convertidos para 4D v15 a partir das versões 14 R5 ou 14.4 ainda podem ser reabertos na versão original.

Nota: é possível converter qualquer arquivo de estrutura interpretado. O arquivo pode conter código compilado; neste caso, precisará recompilar o banco de dados depois de sua conversão.

Se estiver convertendo um banco de dados anterior à versão 14 que não tenha chaves primárias, uma caixa de aviso vai aparecer. Este ponto é detalhado no parágrafo "Janela de erro de chave primária" .

A conversão de uma base em versão 13 ou 14 se realiza diretamente ao abrir ele com 4D v15. Aparecerá duas caixas de diálogo de alerta que indicam que o arquivo de estrutura vai ser convertido, e que já não pode ser aberto com uma versão anterior a 14.4 ou 14 R5.



Para obter informação sobre de como converter bases de uma versão anterior a v13, consulte a seção Conversão de bases em versões anteriores na documentação 4D v13.

A partir de 4D v14, o uso de um arquivo de histórico requer que todas as tabelas tenham uma chave primária válida (ver Gestão do arquivo de histórico).

É mostrada uma caixa de diálogo de erro quando pelo menos uma tabela na base não tem uma chave primária válida.

Este diálogo pode aparecer:

  • depois da conversão a V15 de uma base,
  • depois da ativação da opção Utilizar arquivo de histórico em uma base v15.

Nota: se o histórico não estiver ativado na base, a caixa de diálogo de erro lhe oferece a opção de abrir a base apesar do erro de chave primária.

Se tiver acesso a estrutura da base, a caixa de diálogo oferece várias opções e mostra, quando se expande a área inferior, a lista de tabelas que não tem uma chave primária:

A continuação, tem as seguintes opções:

  • Copiar: copia a informação da janela na prancheta para sua análise.
  • Fechar a base: fecha a base de dados sem que ela seja modificada .
  • Continuar: abre a base sem processar os erros. Neste caso, o histórico está desativado para a base (se a opção Utilizar arquivo de histórico estava selecionada, está desmarcada) e o banco funciona a perfeição. Pode utilizar esta opção se não deseja utilizar o arquivo de histórico com seu banco de dados.
  • Utilizar o assistente: mostra a janela do Gestor de chaves primária, que se utiliza para atualizar todas as tabelas da base. Lhe recomendamos que escolha esta opção com o propósito de desenvolver o banco. Este assistente se descreve na seção Gestão de chaves primárias.

Caso não tenha acesso a estrutura do banco, não é possível ativar o histórico e 4D mostrará uma mensagem que recomenda contatar ao administrador do banco de dados

4D v15  pode abrir diretamente os componentes v14, v13, v12 ou v11 (compilados ou interpretados) sem conversão nem caixa de diálogo de confirmação. Lembre que os componentes sempre estão abertos em modo só leitura.

Não é necessário recompilar os componentes mas a conversão de v15 só é possível para os arquivos .4DB e não para os .4DC.



Ver também 

Conversão a 4D v15

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Gestão de arquivos 4D

 
HISTÓRIA 

 
PALAVRAS CHAVES 

Catalog.xml, UUID

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v15.4)
Manual de Desenho 4D ( 4D v15)
Manual de Desenho 4D ( 4D v15.3)