As áreas web podem mostrar todo tipo de conteúdo web ao interior de seus formulários: as páginas HTML com conteúdo estático ou dinâmico contém arquivos, imagens, Javascript, Flash, PDF (1)... ou até mesmo documentos MS Office (em Windows, com MS Office instalado).

(1) Para mostrar os documentos PDF, o Mac OS utiliza a ferramenta de visualização (incluída no sistema) enquanto que Windows necessita da instalação de Acrobat Reader.
O motor de renderização da área web depende da plataforma de execução da aplicação:
- Em Mac OS X, 4D utiliza o motor WebKit de Apple (renderização do navegador Safari),
- Em Windows, 4D utiliza o controle ActiveX Web (renderização do navegador Internet Explorer).
É possível criar áreas web em um mesmo formulário.
Várias ações padrão,numerosos comandos de linguagem e eventos de formulário permitem ao desenvolvedor controlar o funcionamento das áreas web. As variáveis específicas permitem trocar informação entre a área e o ambiente 4D.
Este parágrafo detalha os princípios relativos ao uso e configuração de objetos do tipo área web no editor de formulários. Para mais informações sobre a gestão programada desses objetos, consulte os comandos
Área Web no manual de
Linguagem 4D.
Quando um objeto de área de web é selecionado no editor de formulário, a lista de propriedades mostra as seguintes propriedades específicas:

Quando é selecionada a propriedade Menu contextual para uma área de web, o usuário pode acessar um menu contextual padrão na área durante a execução do formulário.
O conteúdo do menu está definido pelo motor de renderização da plataforma: WebKit de Apple (renderização do navegador Safari) com Mac OS e ActiveX Web (renderização do navegador Internet Explorer) com Windows.
Nota É possível controlar o acesso ao menu contextual através do comando WA SET PREFERENCE.
Duas variáveis específicas estão automaticamente associadas a cada área de web: “URL” e “Progressão.” Estas variáveis permitem controlar respectivamente o URL mostrado pela área de web e a porcentagem de carregamento da página mostrada na área de web. Por padrão, estas variáveis chamam-se, respectivamente, nomeArea_url e nomeArea_progress. É possível alterar estes nomes se preferir.
Estas variáveis são definidas na Lista de propriedades quando uma área de web está selecionada:
Para maiores informações sobre o funcionamento destas variáveis, consulte a seção Gestão programada de áreas web no manual de Linguagem 4D.
Há quatro ações padrão específicas para a gestão automática de áreas de web: Abrir URL anterior, Abrir URL seguinte, Atualizar URL atual e Parar carregamento de URL. Estas ações podem ser associadas aos botões ou comandos de menus e permite implementar as interfaces de web básicas. Estas ações são descritas em Ações padrões.