Esta opção permite configurar a visualização padrão oferecida por 4D ao iniciar quando o usuário lança unicamente a aplicação.
Não fazer nada: só aparece a janela da aplicação, vazia.
Diálogo de abertura de banco de dados local: 4D mostra uma caixa de diálogo padrão de abertura de documentos, que permite designar um banco de dados local.
Abrir o último banco utilizado: 4D abre diretamente o último banco utilizado; não aparece nenhuma caixa de diálogo de abertura. Nota: Para forçar o uso da caixa de diálogo aberta quando você selecionar essa opção, mantenha pressionada a tecla Alt (Windows) ou Opção (Mac OS), enquanto o banco se inicia
Diálogo de abertura de banco de dados remoto: 4D mostra a caixa de diálogo padrão de conexão com 4D Server, que pode ser utilizada para designar um banco de dados publicada na internet.
Diálogo assistente de boas vindas (regra de uso): 4D mostra a caixa de diálogo do assistente de boas vindas.
Este menu permite definir o funcionamento de 4D quando se cria uma tabela no editor de estrutura e logo abre, por exemplo, a janela de visualização de registros. Por padrão, 4D lhe indica que nenhum formulário foi criado para a nova tabela e lhe dá a opção de criar um formulário de entrada ou um formulário de saída automaticamente:
Existem 3 opções disponíveis:
Nunca: a caixa de diálogo de alerta não aparece, não é criado nenhum formulário padrão.
Perguntar: a caixa de diálogo de alerta aparece quando não tenha sido criado um formulário para a tabela (opção padrão).
Sempre sim para tudo: a caixa de diálogo não aparece, mas os formulários padrões são criados automaticamente para todas as tabelas.
Se esta opção está ativa, quando o usuário passa ao ambiente Aplicação utilizando o comando de menú Provar a aplicação, todas as janelas do ambiente de Desenho se fecham. Se esta opção não está ativa (configuração padrão), as janelas do ambiente Desenho permanecem visíveis no fundo do ambiente Aplicação.
Ativar a estratégia de backup automático para cada novo banco de dados: implementa um conjunto de parâmetros de backup em cada novo banco (backup automático, arquivo de histórico, etc.) oferecendo segurança básica. Para maiores informações sobre esta opção, consulte o parágrafo Estratégia de Backup automático.
Criar um pacote para novos bancos: ao selecionar esta aplicação, os bancos de dados 4D são criados automaticamente em uma pasta com o sufixo .4dbase
Graças a esse princípio, sob Mac OS as pastas de bancos aparecem como pacotes com propriedades específicas. Sob Windows, este funcionamento não tem um impacto particular. Para maiores informações, consulte o parágrafo Descrição dos Arquivos 4D.
Este grupo de parâmetros permite configurar o idioma utilizado para o processamento e comparação de cadeias de caracteres. É possível escolher uma linguagem de comparação para o banco de dados aberto (necessidade pontual) e a linguagem padrão para os novos bancos (necessidade permanente). A escolha do idioma tem uma influência direta na ordenação e pesquisa de textos assim como na passagem a maiúsculas/minúsculas, mas não tem efeito na tradução de etiquetas ou nos formatos de datas, de hora ou monetários, os quais permanecem no idioma do sistema. Por padrão, 4D utiliza o idioma do sistema.
Um banco 4D agora pode funcionar em um idioma diferente do idioma do sistema. Quando se abre um banco, o motor 4D detecta o idioma utilizado pelo arquivo de dados e lhe oferece o idioma (modo interpretado ou compilado). As comparações de texto, efetuadas pelo motor de banco de dados ou pelo idioma são efetuadas no mesmo idioma.
Depois de selecionar um idioma para o banco atual e de validar a caixa de diálogo de preferências, o código do idioma é armazenado na estrutura e os dados além dos índices são reconstruídos
Note: É possível mudar esse parâmetro para a abertura do banco de dados usando as Propriedades de Banco de dados (consulte Comparação de texto).
Indica a localização da versão estática da documentação HTML. Por padrão, esta localização corresponde a subpasta \Help\Command\language. Pode ver a localização fazendo clique no menu associado à área. Se esta subpasta não estiver presente, a localização se mostra em vermelho. Pode modificar esta localização como prefira, por exemplo, se desejar mostrar a documentação em uma linguagem diferente daquela da aplicação. A documentação HTML estática pode ser localizada em outro volume, em um CD-Rom, etc. Para determinar uma localização diferente, faça um clique no botão [...] localizado junto à área de entrada e escolha uma pasta raiz de documentação (pasta correspondente à linguagem: fr, en, es, de ou ja).
Nota: para maior informação sobre o download de versões estáticas de documentação HTML, consulte a página de inicio do 4D Doc Center.
Essa é URL de acesso à documentação em linha da versão em 4D Doc Center. 4D cria as chamadas às páginas da documentação baseado nesta URL. É possível modificar a URL, por exemplo, se deseja mostrar a documentação em um idioma diferente do idioma da aplicação. O botão de prova localizado a direita da área, inicia por padrão o navegador para ir à URL especificada.
Esta opção (selecionada por padrão), permite configurar a sequência de busca de uma página de documentação chamada através do explorador ou da tecla F1.
Quando está ativada, 4D procura primeiro pela página na pasta local. Se a página se encontra na localização definida, 4D mostra a página no navegador atual. Em caso contrário, 4D automaticamente a procurará no web site da documentação online. Dessa maneira é possível acessar a documentação, mesmo quando não esteja conectado, através de uma versão local.
Quando não estiver selecionada, 4D procura diretamente a página no web site da documentação online e a exibe no navegador atual. Se não for encontrada, 4D mostra uma mensagem de erro no navegador. Esta opção acelera o acesso, mas só é possível utilizar-la quando 4D estiver em modo conectado.