4D v16.3

Importar e exportar dados através de uma fonte ODBC

Página Inicial

 
4D v16.3
Importar e exportar dados através de uma fonte ODBC

Importar e exportar dados através de uma fonte ODBC  


 

 

4D permite importar e exportar dados desde ou para uma fonte de dados.

O protocolo ODBC (Open DataBase Connectivity) é uma interface que permite as diferentes aplicações se comunicar entre elas utilizando a linguagem SQL. Uma fonte de dados ODBC é uma interface que permite as diferentes aplicações se comunicar entre elas utilizando a linguagem SQL. Uma fonte de dados ODBC é uma “janela” aberta permanentemente em um documento que pertence a uma aplicação, inclusive quando a aplicação não está aberta. Muitas aplicações (bancos de dados, folhas de cálculo, controladores de dados, etc.) permitem publicar dados como uma fonte ODBC utilizando um driver ODBC específico.

Qualquer aplicação que suporte o protocolo ODBC pode ler ou escrever os dados em uma fonte ODBC. A função de importação de 4D permite recuperar os dados a partir de uma fonte ODBC enquanto a função de exportação permite inserir os dados na fonte ODBC.

Em Windows, a definição de uma fonte ODBC é efetuada utilizando o painel de controle Ferramentas administrativas e depois origem dos dados (ODBC):

 

Em Mac OS X, a definição de uma fonte ODBC é efetuada utilizando o programa ODBC Administrator localizada na pasta Utilidades:

 

Para maiores informações sobre estas caixas de diálogo, consulte a documentação do sistema operacional.

O conceito de importação de dados a partir de uma fonte ODBC é o mesmo que quando se importa outros tipos de dados, com a exceção de que é utilizada uma caixa de diálogo intermediária que lhe permite selecionar uma fonte ODBC.

No ambiente Aplicação, a importação pode ser efetuada com a ajuda do comando IMPORT ODBC. No ambiente Desenho, é possível realizar isto utilizando o menu Arquivo de 4D.
Para importar dados a partir de uma fonte ODBC:

  1. Escolha o comando Importar > A partir de uma fonte ODBC... no menu Arquivo de 4D.
    Aparece a caixa de diálogo de conexão ODBC::
  2. Selecione a origem dos dados a serem utilizados como também (se for necessário) os identificadores de acesso e logo clique em Conexão.
    Aparece a caixa de diálogo de importação de dados de 4D.
  3. A direita da caixa de diálogo defina a tabela SQL da qual você quer importar os dados:
  4. Selecione a tabela e os campos 4D nos quais os dados devem ser importados ou marque a opção “Criar tabela” (esta opção não está disponível para bancos compilados).
    Como para os outros tipos de importações, a área de visualização prévia mostra a correspondência entre os dados importados e os campos. Também pode clicar na aba Formulário e importar dados usando um formulário. Para mais informação sobre essas funções, consulte a seção Importar dados de arquivos.
  5. Escolha as opções de importação na parte direita da caixa de diálogo:
    • Origem de dados: esta área descreve a fonte de dados aa qual o banco está conectado. Pode mostrar novamente a caixa de diálogo de seleção de fonte de dados clicando no botão [...].
    • Registros: pode adicionar ou substituir os registros da tabela de importação com os dados provenientes da fonte.
  6. Clique em Importar para importar os dados.
    Uma vez importados os dados, a conexão entre 4D e a fonte de dados é fechada automaticamente.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Exportar e importar dados

 
HISTÓRIA 

 
PALAVRAS CHAVES 

ODBC,

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)