4D Internet Commands v16Sending Mail, Overview |
||
|
4D Internet Commands v16
Sending Mail, Overview
Sending Mail, Overview
O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o principal protocolo de transferência de correio usado em Internet. Com 4D Internet Commands, os desenvolvedores podem criar mensagens eletrônicos simples com um só comando, ou mensagens complexas com uma série de comandos. Os comandos SMTP permitem aos desenvolvedores controlar todas as partes de uma mensagem eletrônico, incluindo os cabeçalhos de Resposta e Remetente, documentos adjuntos, comentários e referencias. Os comandos 4D e 4D Internet Commands permitem aos desenvolvedores criar bases de dados muito poderosas com a possibilidade de enviar mensagens e arquivos adjuntos em Internet. Alguns exemplos de como o conjunto de comandos SMTP poderia melhorar seus bancos de dados são:
Há um número ilimitado de usos para o conjunto de comandos SMTP. Estes comandos, junto com os comandos POP3 (recuperação de arquivos e documentos adjuntos), FTP e TCP oferecem ao desenvolvedor as ferramentas para aumentar consideravelmente a capacidade das comunicações de seus bancos de dados 4D. Os comandos SMTP permitem enviar email de duas formas diferentes, chamadas "simples" e "complexa". O método "simples" implica um só comando, SMTP_QuickSend, que aceita todos os parâmetros necessários para a direção e envio de uma mensagem. A maioria dos emails enviados em todo o mundo é bastante simples em sua construção; alguém "aqui" quer enviar uma "mensagem" de algum tipo a alguém "por lá" respectivo a algum "tema". Se fosse uma carta de papel, você escreveria toda parte anterior, colocaria um selo e o endereço no sobre e depois o levaria aos correios para a entrega. Com SMTP_QuickSend, pode especificar o campo "De", "Para", "Assunto" e "Corpo da mensagem" em um só comando. No entanto, algumas mensagens podem necessitar parâmetros mais complexos. Por exemplo, vamos supor que a carta mencionada anteriormente deve ser enviada com cópias a outras partes interessadas, ou tal vez deva agregar um arquivo adjunto, como seu relatório anual. Nesses casos, deve tirar xerox da carta e os relatórios impressos e fazer um sobre para cada destinatário. Os comandos SMTP de 4D simplificam a distribuição, dando o controle de todos os aspectos da transmissão de email. Múltiplos arquivos adjuntos, envio de cópias e de cópias ocultas, bem como qualquer especificação do cabeçalho de email podem ser lidados através das capacidades integradas dos comandos SMTP. Um dos conceitos fundamentais na compreensão do funcionamento dos comandos SMTP refere-se ao modo de entrega de correio para seus destinatários. Os comandos de SMTP não entregam diretamente o correio para cada destinatário. Os comandos fazem a composição e dão o formato apropriado a seu correio e entregam os resultados para o servidor SMTP especificado pelo comando SMTP_host. O servidor SMTP é geralmente uma máquina da sua empresa ou seu provedor de serviços de Internet. O servidor SMTP decide o caminho de entrega ideal para seu e-mail e programa, sua distribuição em em função dos parâmetros configurados pelo administrador de correio. Para uma boa transmissão das mensagens eletrônicas usando os comandos SMTP, os comandos devem estar corretamente configurados. Os seguintes comandos representam o mínimo para que a entrega de e-mail seja bem sucedida:
Se apenas são executados estes comandos, uma mensagem sem assunto nem corpo seria enviada. Este não é particularmente útil e ilustra a necessidade de especificar detalhes adicionais com a finalidade de comunicar de maneira eficaz sua mensagem. A partir de 4D v14, os campos "objeto" (subject) e "corpo" (body) dos comandos SMTP utilizam por padrão o conjunto de caracteres UTF-8. Este conjunto de caracteres será interpretado corretamente por quase todos os clientes de email. Este funcionamento simplifica bastante o uso dos comandos SMTP e agora limita a utilidade dos comandos SMTP_Charset e SMTP_SetPrefs.
|
PROPRIEDADES
Produto: 4D Internet Commands
HISTÓRIA
ARTICLE USAGE
4D Internet Commands ( 4D Internet Commands v16) |