4D v14.3

Introdução aos comandos de XML Utilities

Página Inicial

 
4D v14.3
XML
Introdução aos comandos de XML Utilities

Introdução aos comandos de XML Utilities  


 

 

Este tema agrupa os comandos XML genéricos "utilitários" de 4D. Estes são comandos de gestão de erros e de opções assim como comandos especializados em XSL.

Para informação geral sobre XML (apresentação, glossário) assim como as diferenças entre os modos DOM e SAX, consulte a seção Visão Geral dos comandos XML DOM.

4D é compatível com a aplicação de folhas de estilos XSL (eXtended Stylesheet Language). A linguagem XSL permite modificar as etiquetas de um documento XML.

A linguagem XSL tem dois aspectos diferentes:

  • Formato: permite aplicar regras de estilo e visualização para os elementos XML, similar a CSS (Cascading StyleSheet) em HTML.
  • Transformação: permite transformar uma etiqueta XML em outro sistema de etiquetas, por exemplo em HTML. Esta função se conhece como XSLT. Uma folha de estilo XSL pode reorganizar totalmente os elementos XML de um documento selecionando-os depois transformando-os en outros elementos. Esta função é útil, por exemplo, para sincronizar um conjunto de documentos diferentes.

Nota: 4D utiliza a biblioteca Xalan-C_1_6_0.dll para realizar as transformações XSL. Xalan é um processador XSLT de dominio público. Para maior informação, consulte http://xml.apache.org/xalan-c/index.html.

As folhas de estilo XSL são documentos de texto (con extensão .xsl) gerados manualmente ou com a ajuda de aplicações especializadas. A linguagem XSL contém diferentes elementos funções que lhe permitem realizar todo tipo de transformação dinâmica. Para maior informação sobre esta linguagem, consulte http://xmlfr.org (por exemplo).

4D lhe permite transformar um documento XML utilizando uma folha de estilo XSL existente (comando APPLY XSLT TRANSFORMATION). Igualmente, 4D lhe permite modificar rapidamente os parâmetros da folha de estilos XSL utilizando o comando SET XSLT PARAMETER.

Nota: uma opção da caixa de diálogo de exportação lhe permite igualmente utilizar uma folha de estilos XSL durante uma exportação XML e gerar um documento XML transformado.

SVG (Scalable Vector Graphics) é um formato de arquivo utilizado para descrever en XML vetores gráficos (extensão .svg). O uso mais comum de
SVG é a publicação de dados estatísticos ou cartográficos.
Estes arquivos podem ser visualizados em navegadores Web, seja nativamente, ou através de plug-ins. 4D v11 inclui um motor de renderização SVG que lhe permite visualizar os arquivos SVG nos campos ou as variáveis imagem. O comando  SVG EXPORT TO PICTURE permite gerar uma imagem em 4D a partir de uma descrição SVG. Igualmente note que o comando GRAPH pode ser utilizado para aproveitar o motor SVG integrado de 4D.
Para maior informação sobre este formato, consulte a seguinte direção: http://www.w3.org/Graphics/SVG/.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: XML

 
ARTICLE USAGE

Manual de linguagem 4D ( 4D v12.4)
Manual de linguagem 4D ( 4D v14 R2)
Manual de linguagem 4D ( 4D v14 R3)
Manual de linguagem 4D ( 4D v13.5)
Manual de linguagem 4D ( 4D v14.3)

Inherited from : Introdução aos comandos de XML Utilities ( 4D v11 SQL Release 6)
Parent of : Introdução aos comandos de XML Utilities ( 4D v14 R4)