4D v14.3Definir as propriedades de visualização dos objetos |
||||||||||||
|
4D v14.3
Definir as propriedades de visualização dos objetos
Definir as propriedades de visualização dos objetos
Todos os objetos em um formulário têm propriedades para definir sua aparência, sua visualização, e seu redimensionamento no modo Aplicação. Essas propriedades estão disponíveis usando a Lista de propriedades (ver a seção Editor de formulários). As propriedades específicas dos objetos dinâmicos são discutidas nos seguintes capítulos: Trabalhar com objetos ativos, List boxes e Subformulários e widgets. Para definir o tamanho de um objeto no editor de formulários, é possível:
O redimensionamento de um objeto através de suas marcas de seleção é feito de maneira padrão. Se pressionar a tecla Shift e arrasta a marca, o movimento é restrito. As linhas apenas podem ser verticais, horizontais ou de 45º, os retângulos são quadrados e os ovais são circulares. Se o alinhamento magnético estiver ativo, o redimensionamento manual se realizará em incrementos de 5 píxeis. Para mais informação, consulte Usar a quadrícula magnética. Para mover ou redimensionar um objeto introduzindo manualmente suas coordenadas, selecione o objeto e expanda o tema "coordenadas e dimensões" na Lista de propriedades. As coordenadas do objeto são expressas em píxeis, centímetros, ou polegadas (dependendo da régua). A origem das coordenadas (0,0) está localizada na parte superior esquerda do formulário. Introduza os novos valores nas áreas de entrada das coordenadas. 4D move as margens do objeto de acordo com os valores introduzidos. Dependendo desses valores, pode ser que o objeto se movimento, seja redimensionado, ou as duas coisas. Nota: em um contexto multi-plataforma, a aplicação de folhas de estilo pode fazer com que a altura do objeto varie, já que sua altura é ajustada automaticamente de modo a que seja um múltiplo da altura da fonte definida para a plataforma atual. Para mais informação sobre as folhas de estilo, consulte o capítulo Folhas de estilo. Pode redimensionar as áreas de texto estático e as imagens para obter uma visualização ótima levando em conta suas características gráficas atuais (tamanho de fonte, estilo, etc.):
Este comando produz os seguintes efeitos:
No modo Aplicação, quando um usuário redimensiona a janela de um formulário, os objetos que contém podem ser redimensionados ou movidos. O redimensionamento automático é realizado quando um usuário redimensiona uma janela de um formulário. O redimensionamento automático faz com que, ao aumentar um formulário, o objeto aumente também, ou que se reduza ao se reduzir o tamanho de uma janela. Por exemplo, se usar um retângulo que contenha os campos em um formulário de entrada, o redimensionamento automático fará com que o retângulo cresça na direção das margens da janela, quando o usuário aumente o tamanho da janela.Também é possível ativar o reposicionamento automático. O reposicionamento automático move um objeto horizontal ou verticalmente à medida em que o formulário é redimensionado. Quando o reposicionamento automático está ativo, 4D tenta manter o objeto à vista enquanto o usuário reduz o tamanho da janela. Por exemplo, se o usuário redimensiona uma fila de botões de maneira a que alguns botões fiquem ocultos, o reposicionamento automático tenta mover os botões vertical ou horizontalmente, para que permaneçam visíveis. O redimensionamento e o reposicionamento automático são definidos nas propriedades dos objetos. Há duas linhas, Dimensionamento horizontal e Dimensionamento vertical, para as quais se pode atribuir três propriedades (Nenhum, Aumentar e Mover).
As opções de reposicionamento permitem aos objetos ser movimentados na direção especificada para permanecerem visíveis. Quando se utiliza a opção Nenhum, o objeto permanece quieto ao se redimensionar o formulário. Em 4D, o extremo inferior direito das janelas pode ser utilizado para definir os limites padrão. Isso significa que os objetos que são encontrados à direita ou abaixo dos limites da janela na tela, são automaticamente deslocados até a direita ou até abaixo quando se aumenta o tamanho da janela: Nota: este princípio não funciona com janelas que tem barras de rolagem. Pode associar a propriedade Invisível por padrão com a maioria dos objetos de formulário. Esta propriedade simplifica o desenvolvimento de interfaces dinâmicas. Nesse contexto, com frequencia é necessário ocultar objetos por programação durante o evento On load do formulário para só então mostrá-los. A propriedade Invisível por padrão permite inverter esta lógica, fazendo com que certos objetos sejam invisíveis por padrão. O desenvolvedor pode então programar sua exibição com o comando OBJECT SET VISIBLE de acordo com o contexto. Para mais informação sobre este comando, consulte o manual de Linguagem 4D. Nota: não confunda esta propriedade com a propriedade Invisível dos menus suspensos, que permite que não se desenha o objeto enquanto ainda permanece ativo. Pode definir a interface da plataforma para cada objeto por separado, para fazer isso, há as seguintes opções:
Nota: se o banco foi convertido de uma versão anterior de 4D, as propriedades adicionais de plataforma estão disponíveis. Para mais informação sobre as propriedades de plataforma, consulte a seção Propriedades de formulário. As propriedades de fundo e margem permitem modificar as linhas de margem e a aparência gráfica dos objetos. O atributo Transparente está disponível no tema "Fundo e borda" para os objetos que podem ser opacos ou transparentes: campos, variáveis, list boxes, botões, imagens ou textos estáticos, etc. Pode mudar o fundo do objeto para transparente de maneira que fique com a mesma cor do fundo do formulário. Os exemplos a seguir mostram uma imagem estática sem e com o atributo Transparente:
Pode definir o estilo da borda para a maioria dos objetos utilizando o tema "Fundo e margem" da Lista de propriedades ou o submenu Estilo da borda do menu contextual. Tem as seguintes opções disponíveis:
A seguinte imagem compara estes estilos em Windows: Para mais informação sobre os efeitos dessas opções nos diferentes objetos de formulários, consulte a seção Botões e a seção Caixas de seleção. 4D permite aplicar cores aos objetos para serem mostrados em tela ou impressos. Pode definir cores diferentes para o fundo e o borde dos objetos, utilizando o comando Cor do menu contextual do editor ou diretamente em listas de propriedades. Para a cor de fundo, a lista de propriedades oferece duas opções padrão:
A lista de propriedades oferece a opção Outra, que permite usar a palheta de cores do sistema para definir uma cor personalizada. Esta propriedade está disponível quando seleciona "Pontilhada" como Estilo de borde. Permite eleger um formato de linhas pontilhadas 4D permite especificar diferentes larguras para as linhas e os objetos que as utilizem tais como ovais, grades e retângulos. Pode especificar a largura da linha usando a propriedade Largura da linha da lista de propriedades:Escolha uma das larguras de linha. A primeira opção desse menu é a Linha Fina, ou seja, a linha mais fina que pode ser impressa na impressora, seguida das linhas de 1, 2, 3 ou 4 pontos. Se escolher Outros, 4D mostra uma caixa de diálogo na qual pode especificar até 20 pontos. É possível definir os atributos de fonte e estilo dos objetos de tipo texto por meio das propriedades de objeto que se encontram no tema "Texto" da Lista de propriedades Pode definir os seguintes atributos:
Atualizamos e unificamos os frameworks utilizados para a renderização de texto em 4D v13 em OS X, de conformidade com as recomendações de Apple (abandono dos frameworks obsoletos QD/MLTE e generalização do uso de CoreText). |
PROPRIEDADES
Produto: 4D ARTICLE USAGE
Manual de Desenho 4D ( 4D v14 R2) Inherited from :
Definir as propriedades de visualização dos objetos ( 4D v13.4) |
||||||||||