Durante o ciclo de lançamentos R-release, se atualizam várias bibliotecas e componentes utilizados por 4D, se modificam os comportamientos existentes e se registran os problemas conhecidos. Esta informação, publicada inicialmente através das "Notas de lançamento" de cada versão, é resumida nesta página.
Em versões v18 e superiores, a carpeta Logs "atual" é criada de forma predeterminada no mesmo nível que o arquivo de dados. Se criar uma pasta Logs específica na pasta sistema atual de usuário (pasta 4D) para os logs de manutenção (compactar, verificar, reparar)
As pastas Logs existentes ficam intactas durante a conversão do banco de dados.
Devido à compatibilidade dos comentários multilinhas contraíveis /*...*/, o operador de extensão vertical nas imagens se modifica a partir de 4D v18 e superiores.
operador anterior: */
novo operador: *|
O operador anterior se substitui automaticamente quando o banco de dados for convertido a 4D v18 ou superior.
A partir de 4D v17 R6, a checagem de range está sempre ativada em 4D. por isso na página "Compiler" da caixa de diálogo Configurações de Banco de Dados, a opção Range Checking foi removida.
Comentários especiais na checagem de Range ainda são compatíveis:
// %R- para desativar range checking // %R+ para ativar checagem de range // %R* voltar para valores padrão (como estabelecido na caixa de diálogo Settings)
Note que o comentário // %R*, que poderia restabelecer um estado "disabled" se a checkbox for desmarcada nas Configurações Database, agora é equivalente sempre a // %R+ (opção ativada).
Devido ao evento On Resize agora ser ativado quando se muda o tamanho de um subformulário, o evento de formulário On Timer já não é mais ativado nestes casos para evitar conflitos. Anteriormente, este evento poderia ser ativado mas com uma frequência não confiável.
O compilador foi melhorado para detectar melhor disparidades quando usar variáveis Blob. O compilador mostrará um erro quando um comando exigir um Blog mas receber um parâmetro que não seja Blob.
Dependendo dos dados armazenados, e como foram criados, um índice de campo de objetos poderia ser incorreto. Essa é uma situação extremamente rara e irreproduzível. Um fator nesta situação parece ter sido os objetos com caracteres especiais (pro exemplo:., '", []) nos nomes das propriedades. Se isso ocorrer, o índice pode se corromper e fazer com que falhe a consulta por atributo nos campos objeto (ACI0098796). Isso é relativo aos bancos de dados criados com 4D v15 - v17.0 e com campos de objetos indexados. Os bancos de dados criados ou indexadas com v16.4 HF1 / v17.1 / v17 R4 ou posterior não foram afetados. Para corrigir esse problema, se recomenda reindexar os campos objeto.
Com 4D v17 R5, agora é possível executar várias cópias (macOS e Windows) ou instâncias (Windows) da mesma aplicação conectada ao mesmo servidor. Para permitir isso, foi mudado o nome da pasta de caché. A nomenclatura em versões anteriores era baseada no número de IP do servidor e da porta do servidor, agora com um número de instância adicional. A pasta de cache anterior e seus dados já não é usada. Se quiser eliminá-la, deve ser apagada manualmente.
Para implementar o novo comando Get call chain, o código gerado foi atualizado pelo compilador 4D. Como consequência, os bancos de dados compilados com 4D v17 R6 só podem ser abertos com 4D v17 R6 ou superior. Os bancos de dados compilados com versões anteriores devem voltar a ser compilados se quiser aproveitar o novo comando.
Para se alinhar melhor com o formato de data SpreadJS, 4D mudou a forma na qual são armazenadas as datas e horas. Desde 4D v17 R2, ao converter uma vista 4D em um documento 4D View Pro, as datas e horas eram feitas como C_TEXT. A partir de 4D v17 R4, as datas e horas são feitas como C_OBJECT que contém 2 campos: um para a data (C_DATE), o outro para a hora (C_TIME).
A partir de 4D v17 R5, a configuração de localização predeterminada de 4D View Pro é a mesma que a do banco de dados local 4D atual. Portanto, em 4D v17 R5, sua interface 4D View Pro poderia mostrar a data, a hora e o número de maneira diferente que nas versões anteriores de 4D.
As expressões $wp_pageNumbery $wp_pageCount sempre são avaliadas e não podem ser congeladas com o comando ST FREEZE EXPRESSIONS (o mesmo comportamento que com o plug-in 4D Write).
Em versões anteriores, quando uma range (seleção de objetos) estava dentro de uma fila e uma coluna, ou quando se inseria uma quebra de página, a quebra era inserida antes da tabela. Agora a quebra será inserida antes da fila, e a tabela será dividida em duas partes
Foi atualizado o comportamento de wk tab stop offsets. O último elemento de um parâmetro de tabulação já não é usado para definir o valor predeterminado de deslocamento de tabulação. Agora define o valor de deslocamento da última aba. A partir de 4D v17 R5, o valor de tabulação predeterminado se gerencia mediante o parâmetro wk offset de atributo wk tab default, que foi criado para gerenciar os valores de tabulação predeterminados.
Quando abrir 4D Developer Edition v18 ou superior em High Sierra, uma mensagem de advertência é mostrada: "4D não pode ser aberta porque é de um desenvolvedor não identificado".
Lhe recomendamos que utilize macOS Mojave ou Catalina. Entretanto, se utilizar macOS High Sierra para o desenvolvimento é um requisito, há duas possíveis soluções:
instale Swift de Apple, para que a aplicação 4D Developer se identifique corretamente.
ou vá ao diálogo "Preferências de sistema > Segurança" e clique no botão "Abrir de todos modos" (preste atenção ao fato de isso deve ser feito depois de cada descarga de um novo build).
Nota: só se trata da aplicación 4D Developer. Outras ediciones (4D Server, aplicações fusionadas) podem ser abertas diretamente sem nenhuma restrição.
Microsoft não dará mais Assistência Técnica a Windows 7 a partir de Janeiro de 2020. Portanto, 4D está parando sua manutenção a partir de 4D v17 R5. Paralelamente, Windows 8 não será mais compatível, por favor, atualice a Windows 10.
Windows 7: se recomenda fortemente instalar todas as atualizações de Microsoft disponíveis (utilize o diálogo de atualização na configuração de sistema) A atualización KB2999226 (lançada em 9/2015) é obrigatória para evitar erros relacionados com api-ms-win-crt-rumtime-1-1-0.dll. Microsoft já não dá mais assistência técnica de software a Windows 7 e a assistência estendida (correções de segurança) terminará em breve (janeiro de 2020). Sugerimos atualizar a Windows 10.
Quando macOS Mojave utilizar uma localização que não existe em 4D, a data e a hora podem ser mostradas em formato americano. Por exemplo, se o cliente Mac usar a localização italiana, para a qual não existe "it.lproj", a data se mostrará em um formato de EUA.
PHP: atualizado a v7.3.1 - esta é uma atualização importante para PHP, com funcionalidades adicionais mas também possíveis problemas de compatibilidade. Mais informação.
ICU: atualizado a v63.1 - esta importante atualização à versão Unicode mais recente obriga uma reconstrução automática de índices alfanuméricos, de texto e de objetos.