Um Array é uma série ordenada de variáveis do mesmo tipo. Cada variável é chamada de elemento do array. O tamanho de  um array é o número de elementos que ele carrega. O tamanho do Array se  define no momento de sua criação; pode-se então redimensionar quantas  vezes for preciso adicionando, inserindo ou deletando elementos, ou  redimensionando o Array usando o mesmo comando usado para criá-lo
Cria-se um array com um dos comandos de declaração de arrays. Para maiores informações, veja a seção 
Criando arrays.
Os elementos são numerados de 1 a N, onde N é o tamanho do array. Um array sempre tem um elemento zero  que se pode acessar como qualquer outro elemento do Array. Apesar de  este elemento não aparecer quando um Array suporta um objeto de  formulário, não há restrição de utilizá-lo com a linguagem. Para maiores  informações sobre o elemento zero, veja a seção Usando o elemento zero de um array.
 Os Arrays são variáveis em 4D. Como qualquer variável, um array tem um  alcance e segue as regras da linguagem 4D, mas com algumas diferenças  únicas. Para maiores informações, consulte as seções  Arrays e a linguagem 4D e Arrays e ponteiros.
 Os Arrays são objetos de linguagem; pode-se criar e usar arrays que  nunca irão aparecer na tela. Os arrays também são objetos de interface  com o usuário. Para maiores informações sobre a interação entre arrays e  objetos de formulário, consulte as seções Arrays e objetos de formulário.
 Os Arrays são desenhados para manipular uma quantidade razoável de  informações por um curto período de tempo. No entanto, como os arrays  residem na memória, são de fácil e rápida utilização. Para maiores  informações, veja a seção Arrays e Memória.