4D v16.3

Um exemplo de relatório

Página Inicial

 
4D v16.3
Um exemplo de relatório

Um exemplo de relatório  


 

 

Esta seção descreve um exemplo de relatório e mostra como o relatório final está relacionado ao formulário tal como está definido no editor de formulários e aos métodos que controlam a impressão.
A imagem a seguir mostra um relatório final.

Neste exemplo, a página cabeçalho contém a data, a hora e o título do relatório. Os cabeçalhos de quebra contêm o nome do cliente e os cabeçalhos de coluna a informação apresentada durante a primeira quebra. As áreas de detalhe contêm os dados extraídos diretamente dos registros. As áreas de quebra de nível 2 contêm subtotais de produtos vendidos a cada cliente. As áreas de quebra de nível 1 contêm subtotais para cada cliente e a área de quebra de nível 0 contêm o total de vendas. O pé de página contém o número de página.
 
O relatório está ordenado em um nível mais que os níveis de quebra. Neste relatório, os campos de classificação são Cliente, Produto e Data.

A imagem a seguir representa o formulário utilizado para o relatório tal como aparece no editor de formulários.

Cada linha de controle no formulário define o limite inferior de sua área.. Tudo o que esteja localizado no formulário é impresso no lugar adequado do relatório. A área de cabeçalho contém os elementos que serão impressos na parte superior de cada página, a área de detalhe contém os elementos que serão impressos para cada registro, etc.

A tabela a seguir mostra o que significa cada uma destas linhas de controle.

EtiquetaSignificadoEfeito

H

Área de cabeçalhoImpresso uma vez na parte superior de cada página
H1Área de cabeçalho de nível 1Impresso uma vez antes de cada quebra de nível 1
H2Área de cabeçalho de nível 2Impresso uma vez antes de cada quebra de nível 2
DÁrea de detalheImpresso uma vez para cada registro na seleção
B2Área de quebra de nível 2Impresso uma vez en cada quebra de nível 2 (quando o valor no segundo campo ordenado é alterado)
B1Área de quebra de nível 1Impresso uma vez en cada quebra de nível 1 (quando o valor no primeiro campo ordenado é alterado)
B0Área de quebra de nível 0Impresso uma vez ao final do relatório
FÁrea de pé de páginaImpresso uma vez al final de cada página

Os objetos não editáveis localizados nas áreas de cabeçalho, quebra e pé de página são controlados pelos métodos de objeto. Esta seção descreve os métodos utilizados para imprimir valores nestas áreas.
Nota: O código a seguir só pode ser utilizado em métodos de objeto e de formulário. Não é possível ser utilizado em métodos de projeto.

A data é extraída do sistema por uma variável, chamada vData, a qual está associada ao seguinte método:

 vData:=Current date

A hora é extraída do sistema por uma variável, chamada vHora, a que está associado o seguinte método:

 vHora:=Current time

O subtotal de vendas para a área de quebra de nível 2 é calculado e exibido em um objeto chamado vVendasProd associado ao seguinte método:

 vVendasProd:=Subtotal(Vendas)

O subtotal de vendas para a área de quebra de nível 1 é calculado e exibido em um objeto chamado vVendasClient associado ao seguinte método:

 vVendasClient:=Subtotal(Vendas)

O total de vendas para a área de quebra de nível 0 é calculado e exibido em um objeto chamado vVendas:

 vVendas:=Subtotal(Vendas)

Note que ainda que os três objetos utilizem o mesmo cálculo, os resultados são diferentes porque estão localizados em diferentes áreas de quebra, são executados em momentos diferentes e os cálculos são realizados para diferentes grupos de registros. Para maiores explicações sobre os níveis de quebra, consulte a seção Formulários de relatórios impressão.

 vNumPag:="Página "+String(FORM Get current page)

A função FORM Get current page devolve o número de página.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Formulários de saída e relatórios

 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v16)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.1)
Manual de Desenho 4D ( 4D v16.3)